Como aprender inglês depois de adulto? Confira neste post!

Como aprender inglês depois de adulto? Essa é uma das principais dúvidas das pessoas que desejam começar a estudar essa língua estrangeira. O aprendizado nessa fase da vida é totalmente possível, entretanto, é necessário considerar os métodos e as técnicas que serão empregadas, assim como o comportamento do estudante diante dos estudos.

De forma geral, aprender o idioma torna a comunicação mais eficiente, pois se compreende mais profundamente a ortografia, a pronúncia e o vocabulário. Assim, os objetivos e os resultados de aprender a língua podem ser alcançados de forma satisfatória.

Portanto, continue a leitura e entenda como aprender inglês da melhor forma e, ainda, quais são os maiores benefícios do idioma para a sua vida pessoal e profissional. Confira!

Os Maiores Benefícios de Aprender Inglês

O inglês abre muitas portas para a sua trajetória pessoal e profissional. Ele é um dos idiomas mais falados mundialmente, o que contribui para que você consiga se relacionar com pessoas de diferentes culturas e costumes. Além disso, é possível ter acesso a melhores oportunidades de trabalho, de estudo e, também, de fontes de conhecimento.

Contando com o domínio do inglês, você tem a chance de viajar para outros países tranquilamente, sem maiores preocupações com possíveis dificuldades na hora de conversar com moradores locais ou turistas — até porque a língua é a mais utilizada por pessoas de diferentes nacionalidades.

Sem contar que o aprendizado do inglês é fundamental para o sucesso acadêmico e profissional. Ele possibilita o acesso aos melhores cursos de graduação e pós-graduação em universidades do exterior, inclusive para quem deseja solicitar uma bolsa de estudos.

A sua carreira também pode ser bastante beneficiada com um curso de inglês no currículo. Diversas empresas valorizam colaboradores que estudam fora de sua nação de origem, pois apresentam diferentes visões de mercado, sendo capazes de abordar os problemas sob outras perspectivas, contribuindo diretamente para a resolução de maneira rápida e eficiente.

Ainda, os estudos fortalecem a memória, tornando-a mais ativa e saudável. Isso ocorre devido à utilização das regiões frontais do cérebro quando se aprende uma nova língua, o que colabora para atrasar o surgimento de doenças comuns na fase adulta, como Alzheimer e demência.

Vale lembrar ainda que o aprendizado de um outro idioma melhora o foco nas atividades diárias e torna a sua mente mais aberta. Ambos benefícios têm impacto na vida profissional e pessoal, melhorando-as.

Os Principais Desafios para Aprender Inglês Depois de Adulto

Geralmente, quem começa a aprender inglês na vida adulta enfrenta alguns desafios. O mundo globalizado tem exigido do adulto um aprendizado constante, ainda mais quando se trata de um idioma como o inglês. Mas nem sempre isso é tão simples, devido às diversas obrigações do dia a dia. Conheça alguns dos desafios a seguir!

Desenvolvimento de Habilidades Linguísticas

Na fase adulta, a língua materna já está bem estabelecida, o que pode representar uma certa barreira com um outro idioma. Nas crianças, por exemplo, as habilidades linguísticas se desenvolvem de maneira rápida.

Um estudo divulgado pela BBC em 2013 mostrou que até os 12 meses os bebês tem um vocabulário de até 50 palavras. No entanto, aos 6 anos, o volume pode chegar em média a 5 mil palavras.

Percebe a diferença? Há um salto de desenvolvimento da criança, quando se é adulto o cérebro já está formado, o que dificulta um pouco o processo de aquisição de novas palavras. Nesse sentido, é preciso um esforço a mais para assimilar os conteúdos.

Pouco Tempo

Na vida adulta, o tempo é bem mais escasso do que na infância e na juventude. Logo, o aprendizado acaba se tornando mais longo — afinal, obrigações com o trabalho, a casa, os filhos e até mesmo outros cursos também fazem parte da agenda.

Os horários mais escassos fazem com que o adulto tenha menos disponibilidade para se dedicar ao aprendizado de uma língua. A dica aqui é aproveitar os intervalos e inserir o aprendizado no seu dia a dia, além de tornar natural a prática dos estudos.

Medo ou Vergonha

Um outro desafio para os adultos que querem aprender inglês é combater o medo e a vergonha de falar. Muitas vezes isso se deve ao vocabulário mais restrito e também ao receio de errar e parecer ridículo. Mas isso precisa — e deve — ser superado.

Por mais que você faça aula com grupos mais jovens, é importante ter em mente que você está em processo de aprendizado, que os erros são comuns e que com o tempo e a prática haverá uma melhora significativa. Aos poucos, a sua confiança aumentará e a vergonha não estará mais presente.

Abordagens de Ensino

Nem sempre os adultos conseguem se adaptar às abordagens de ensino existentes, devido aos seus outros compromissos. Isso acaba se tornando uma barreira para quem quer aprender o idioma.

A dica para superar esse obstáculo é escolher uma abordagem que se adapte à sua realidade, seja em aulas individuais ou em grupo. Procure sempre cursos que ensinem o inglês de forma natural e que agreguem realmente valor ao seu dia a dia. Ou seja, busque uma aprendizagem que facilitará o uso do inglês para o seu objetivo.

Os Melhores Jeitos de Aprender Inglês

Existem diversas abordagens possíveis para se aprender inglês. O primeiro passo, considerando a fase adulta, é optar por um método de aprendizado que seja adequado às suas necessidades, como já destacado. Inclusive, a melhor maneira de aprender é tornar o momento de estudos uma atividade prazerosa e divertida.

Portanto, a seguir, separamos algumas dicas para que você entre em contato com o idioma da melhor forma. Confira!

Como Aprender Inglês Definitivamente

Músicas e Filmes

As músicas e os filmes são ótimas ferramentas para aprender inglês no dia a dia. Por exemplo, ao ouvir as canções, procure traduzir as letras e as palavras que não foram compreendidas, pois isso favorecerá positivamente a capacidade de ouvir e falar. Do mesmo modo, quando for assistir a um filme, coloque as legendas em inglês e aproveite para entender os diferentes sotaques e formas de expressão.

Uma prática interessante é assistir primeiro ao filme com a legenda em português para se familiarizar com as falas e expressões. Depois, assista novamente, dessa vez com a legenda em inglês — assim você consegue entender a estruturação dos diálogos e também a pronúncia das palavras.

Podcasts

Os podcasts são arquivos de áudio que podem ser escutados via streaming e consumidos a qualquer momento e de qualquer local — basta estar conectado à internet. Eles são um método simples e prático para desenvolver a escuta, colaborando também para o domínio do inglês e suas particularidades.

Hoje em dia, diversas plataformas e sites oferecem podcasts sobre os mais diversos temas e categorias. Depende apenas de você optar por um que seja do seu interesse.

Existem inclusive alguns que têm a transcrição disponibilizada. Para quem está iniciando o aprendizado, acompanhar com a leitura em inglês enquanto escuta pode ser bastante produtivo, pois ajuda a assimilar melhor o que foi dito e entender as diferenças entre a escrita e pronúncia das palavras.

Intercâmbio

O intercâmbio é uma experiência única para quem precisa aprender inglês depois de adulto. Ele é indicado sobretudo para quem deseja aperfeiçoar o conhecimento, na prática, convivendo com a língua e vivenciando a cultura de outro país. Você pode, até mesmo, buscar por uma instituição de ensino no exterior para iniciar os estudos. Mas, nesse caso, é preciso contar, no mínimo, com o nível básico da língua.

Uma dica importante para quem opta pelo intercâmbio é conviver mais com as pessoas locais. Quando você fica rodeado apenas por brasileiros, a tendência é falar na língua nativa, o que pode atrapalhar a sua evolução.

Lembrando ainda que a oportunidade de estar fora do país representa uma imersão cultural, enriquecendo a sua vivência. Então, busque estar junto de grupos mais diversos.

Escolas de Idiomas

Estudar em uma escola de idiomas proporciona um aprendizado completo e de qualidade. Isso é possível porque os cursos são capazes de criar ambientações de uso da língua, fazendo com que o estudante consiga pensar e aprender em inglês. O contato com outras pessoas que também estão aprendendo gera um fluxo interativo, proporcionando uma verdadeira evolução comunicativa.

Sem contar o fato de que, na escola, você recebe todo um apoio profissional durante o seu desenvolvimento. Tanto professores quanto colegas poderão ajudá-lo a corrigir pronúncia, por exemplo, ou até mesmo a aprender novas palavras e aperfeiçoar a gramática.

Conversação

Uma das maneiras mais fáceis de aprender um novo de idioma é por meio da conversação. Com ela é possível identificar a evolução do aprendizado e ainda treinar o que foi estudado. Portanto, uma dica para aperfeiçoar o seu nível de conhecimento no inglês é ter aulas de conversação ou mesmo praticar com nativos.

A conversação em inglês é essencial para criar mais familiaridade com o idioma, aprendendo a transmitir a mensagem correta, na entonação certa. Vale lembrar que saber expressar-se também ajuda na autoconfiança em relação ao outro idioma, além de motivá-lo a sempre buscar o aperfeiçoamento.

Livros e Notícias

A prática da leitura é um exercício fundamental para quem está aprendendo uma outra língua. Essa é uma das principais habilidades para desenvolver conhecimentos do idioma e ajuda no desenvolvimento de outras competências, como a fala e a escrita.

Tanto livros quanto notícias são opções interessantes para inserir em seu dia a dia. Ambas alternativas são maneiras rápidas de conhecer novas palavras e assim poder aumentar o seu vocabulário. No começo, pode ser que você precise contar com a ajuda de um dicionário, mas, com o tempo, você cria familiaridade e identifica as palavras mais facilmente.

Jogos e Aplicativos

Que tal fugir um pouco do aprendizado tradicional e unir o desenvolvimento do inglês com diversão? Os jogos e aplicativos são um excelente exemplo para treinar o idioma. Tais ferramentas auxiliam no aprendizado, melhorando e testando o idioma, enquanto você se diverte.

Há opções diversas de jogos educativos a aplicativos específicos para o aprendizado de novos idiomas. A opção é interessante, pois você pode acessá-la de qualquer lugar e momento, o que o ajudará a dar continuidade nos estudos durante o intervalo das suas atividades. No caso dos jogos, por exemplo, você tem a possibilidade de interagir com pessoas do mundo todo, o que pode ser interessante no seu desenvolvimento.

O que Deve ser Considerado na Hora de Escolher uma Escola de Inglês

Antes de escolher uma escola de inglês para iniciar os estudos, é preciso considerar alguns critérios. O primeiro ponto, portanto, é avaliar a tradição da instituição no mercado, conferindo o seu histórico e as experiências de alunos e professores. Além disso, considerar o local, a duração e os horários das aulas do curso pode ser determinante para fazer uma boa escolha.

Do mesmo modo, o ideal é que a escola tenha uma estrutura física que conte com ferramentas de aprendizagem eficientes, como materiais didáticos, biblioteca, laboratório multimídia, entre outros. Isso é muito importante porque um ambiente inspirador colabora para a melhoria do processo de ensino como um todo, engajando cada vez mais os estudantes a aprenderem.

Também é recomendado dar preferência por cursos que desenvolvam as habilidades de comunicação, como escrita, escuta, conversação e leitura. Muitas instituições oferecem técnicas específicas para ensinar, então é preciso saber qual abordagem se encaixa melhor com os seus objetivos e perfil.

Por fim, leve em consideração a formação dos professores da escola e suas experiências pessoais e profissionais. É preciso avaliar se eles são qualificados e se estão atualizados em relação às práticas e conhecimentos didáticos. Para isso, você pode consultar os alunos para ter uma referência detalhada das opiniões e demais informações sobre o curso.

Entender como aprender inglês depois de adulto pode contribuir para diminuir as dificuldades de aprendizagem e, ainda, melhorar a sua fluência na língua de forma considerável. Contudo, mesmo que pareça desafiador no início, é preciso optar por uma abordagem que seja adequada às suas necessidades e que ofereça um ensino prazeroso e divertido.

Preparado para começar a aprender inglês agora mesmo? Então entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos cursos!

Curso Adultos

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.