Quais são os principais desafios e oportunidades para aprender inglês?

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de aprender um segundo idioma, principalmente o inglês. Afinal, com a globalização, a língua inglesa se tornou fundamental para o profissional que quer ter sucesso em sua carreira, pois precisará dela para se comunicar com pessoas ao redor do mundo.

Porém, muita gente ainda se sente desencorajado de estudar o idioma por conta dos desafios para aprender inglês. Se esse é o seu caso, não perca este post! Nele, vamos mostrar algumas curiosidades sobre o idioma, as principais dificuldades envolvidas no aprendizado e como superá-las.

Ficou interessado? Então, continue a leitura e confira!

Aprenda algumas curiosidades sobre a língua inglesa

Que o inglês é o idioma mais falado do planeta, contando nativos e não-nativos, todo mundo sabe. Mas pouca gente conhece as curiosidades sobre a história da língua inglesa. Veja algumas delas, a seguir:

  • O inglês tem sua origem na junção dos dialetos anglo-frísio e saxão antigo. Por isso, é considerada uma língua germânica ocidental.
  • O idioma passou por uma série de mudanças durante o tempo, até chegar à versão moderna que conhecemos nas obras de Shakespeare, por exemplo. Quando o Reino Unido se tornou uma potência, essa foi a versão da língua passada para as colônias.
  • Por conta do Império Britânico, o inglês foi adotado na América do Norte, na Índia, na África, na Austrália e em outras regiões. Hoje, mais de 40 nações utilizam o inglês como língua oficial.

Conheça as principais dificuldades para aprender o idioma

Assim como acontece com qualquer idioma, a pessoa que optar por aprender inglês poderá encontrar algumas dificuldades no começo. Veja as principais delas, a seguir.

Falta de tempo

A rotina atarefada de estudos e trabalho faz com que sobre pouco tempo para se dedicar ao aprendizado de um idioma estrangeiro. Afinal, o aluno precisará não apenas comparecer às aulas, mas também reservar um momento do seu dia para fazer a lição de casa e estudar a matéria aprendida.

Falta de imersão

Uma das maiores dificuldades do estudante de língua estrangeira é ter uma imersão no idioma e na cultura. Afinal, é somente dessa forma que ele conseguirá realmente aprender a se comunicar.

Porém, apesar de muitos acharem que a imersão acontece apenas em intercâmbios, também é possível consegui-la com o auxílio da tecnologia, contando com músicas, filmes e seriados, além de chats online com nativos.

Métodos ultrapassados

O mundo passa por constantes mudanças, e elas também influenciam a forma como ocorre o aprendizado. Por isso, os cursos de idiomas que não acompanham as inovações tecnológicas acabam criando obstáculos para os estudantes, que vão desde a desmotivação até a dificuldade de entendimento do conteúdo abordado.

Experiências frustrantes

Quando o assunto é o ensino de inglês como língua estrangeira, muitas pessoas lembram instantaneamente das aulas na escola, durante o ensino fundamental e médio. Porém, muitas vezes, a experiência desses alunos com o idioma era negativa, seja por problemas de estrutura, seja pela abordagem utilizada.

Essa lembrança tende a dificultar o aprendizado posteriormente, pois há o receio do estudante de que esses mesmos problemas voltem a acontecer.

Veja algumas dicas para superar esses desafios

Viu só como o estudante pode encontrar várias dificuldades durante o aprendizado de uma língua estrangeira? Pois saiba que, apesar de tudo isso, esses obstáculos podem ser facilmente superados.

Quer saber como? Conheça algumas dicas, a seguir!

Invista em um bom curso de inglês

Ao procurar por um curso de inglês, invista na opção que ofereça as melhores abordagens, considerando tanto a estrutura física, como o material didático e a preparação do quadro de professores, para garantir o desenvolvimento pleno de suas habilidades linguísticas.

Veja, também, se a instituição investe em aprendizado online, oferecendo ferramentas tecnológicas aos seus alunos.

Pratique a língua sempre que possível

A imersão é parte fundamental do aprendizado de um idioma estrangeiro. Por isso, procure utilizá-lo sempre que possível: em sala de aula, nos corredores do curso e, até mesmo, em conversas com os amigos. Se você tiver outras pessoas em seu círculo social que dominam a língua, aproveite para conversar com elas.

O inglês também pode ser praticado por meio da leitura de livros no idioma, assim como ao assistir filmes e seriados sem legendas. Portanto, não faltam opções para manter a prática em dia.

Use a tecnologia ao seu favor

A tecnologia é uma excelente forma de praticar a imersão em uma língua estrangeira. Por meio de músicas, filmes e seriados, por exemplo, é possível ver como a gramática é utilizada no dia a dia e ampliar o vocabulário, conhecendo as gírias e expressões idiomáticas.

O uso de chats por áudio também é uma ótima maneira de treinar a audição e a pronúncia, principalmente se você conseguir conversar com um falante nativo da língua.

Faça intercâmbio

O intercâmbio é a principal forma de um estudante se sentir imerso em um idioma estrangeiro. Afinal, além de ter contato direto com a gramática e utilizar a conversação a todo momento, ele também terá a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura daquele povo, o que também facilita o aprendizado da língua e gera um crescimento pessoal.

Descubra as vantagens de aprender inglês

Agora, você já conhece tanto os desafios para aprender inglês quanto algumas dicas para vencer esses obstáculos. Mas, afinal, será que vale mesmo a pena investir nesse aprendizado?

A seguir, veja as principais vantagens de aprender inglês!

Melhores oportunidades de trabalho

Como dissemos no início deste texto, a globalização fez com que o domínio do inglês passasse a ser fundamental para o profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho e conseguir as melhores propostas de emprego.

Afinal, as empresas precisam cada vez mais que seus funcionários consigam se comunicar com profissionais de outros países, como clientes e fornecedores.

Contato com outras culturas

O contato com outras culturas é peça-chave no desenvolvimento do ser humano. É assim que aprendemos sobre as nossas origens e os desafios do passado, além de ampliar os nossos horizontes e gerar um crescimento tanto pessoal quanto profissional.

Como vimos, apesar de haver alguns desafios para aprender inglês, investir nesse idioma é fundamental para ter melhores oportunidades profissionais. Seguindo as nossas dicas, você certamente conseguirá ultrapassar esses obstáculos facilmente!

Tá esperando o que para aprender inglês? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a começar os seus estudos o quanto antes!

Share