Entenda aqui como se aplica a tecnologia no aprendizado do inglês

Diversas instituições de ensino têm utilizado a tecnologia na aprendizagem do inglês para inovar em sala de aula. Afinal, as diferentes ferramentas digitais disponíveis proporcionam mudanças significativas em relação à compreensão do idioma, pois são capazes de aperfeiçoar ainda mais o processo educacional, além de torná-lo dinâmico e atrativo.

Hoje, com o uso democratizado da internet, principalmente por meio de dispositivos móveis, é possível implementar abordagens mais específicas para que os alunos tenham suas necessidades atendidas de forma mais rápida. Isso torna a formação muito mais completa e permite, ainda, maior aproximação com as variações da língua inglesa.

Se o assunto desperta seu interesse, continue a leitura deste artigo. A seguir, explicamos como a tecnologia no aprendizado do inglês é aplicada e de que maneira ela auxilia o ensino como um todo. Mostramos também as vantagens da modalidade de ensino a distância, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus. Acompanhe!

Como e por que a tecnologia ajuda no ensino do inglês?

Assim como qualquer outro campo de atuação, o ensino do inglês vem sendo influenciado pelo crescente avanço tecnológico. Isso acontece porque determinadas ferramentas têm contribuído para criar uma maior aproximação entre o processo educativo e a informática.

Assim, é fundamental que as escolas de idiomas acompanhem as novidades e utilizem recursos que facilitem o aprendizado, tornando a experiência ainda melhor para a nova geração. O acesso às mídias digitais promove maior interatividade entre os alunos e os professores, que podem se intercomunicar, trocar informações e executar tarefas, totalmente online e em tempo real.

Além disso, é muito mais simples implementar a tecnologia no processo de aprendizagem quando os estudantes já são nativos digitais. Dessa maneira, torna-se muito mais simples para os educadores aplicarem abordagens estimulantes e que tornem o ensino diferenciado, inovador e, sobretudo, motivador, oferecendo benefícios para toda a comunidade escolar.

Qual o papel da modalidade de aprendizado a distância?

A pandemia do novo coronavírus afetou diversos setores de nossa sociedade e com a educação não foi diferente. Diversas instituições de ensino de idiomas foram obrigadas a transformarem suas rotinas e se adaptar ao “novo normal”.

Não tem sido fácil, mas, diante de tudo, o ensino a distância se mostrou como uma boa alternativa para minimizar o impacto negativo que o distanciamento social trouxe para a educação.

Na verdade, a modalidade de ensino já ganhava força muito antes, mas foi durante a pandemia que o aprendizado a distância se tornou ainda mais popular e procurado. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Catho Educação, as matrículas em cursos online aumentaram em 70% durante o período de março e abril de 2020. Um número considerável, não é mesmo?

Manter as atividades durante esse momento delicado é uma tarefa desafiante para as escolas, alunos e educadores. Mas, com a ajuda da tecnologia no aprendizado do inglês, é possível continuar ensinando pessoas e, ainda, respeitar todas as recomendações sanitárias necessárias para evitar a propagação do novo coronavírus.

Quais as vantagens do ensino a distância?

O ensino a distância já caminhava em larga expansão muito antes do novo coronavírus, como dissemos. Por isso, a modalidade proporciona diversas vantagens aos estudantes, sobretudo agora em que o distanciamento social se tornou tão necessário.

Veja, abaixo, os principais benefícios do ensino a distância e entenda como a tecnologia no aprendizado do inglês se tornou essencial durante a pandemia!

Flexibilidade

A flexibilidade é um dos principais benefícios do ensino a distância, afinal, a modalidade permite que estudantes possam conciliar diversos compromissos e obrigações com os estudos. Assim, quem aposta no EAD, tem a oportunidade de se dedicar aos conteúdos quando for mais conveniente e sempre de acordo com suas demandas e horários. Bom, não é verdade?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a flexibilidade nada tem a ver com facilidade. Embora seja possível estudar a hora que você quiser, você ainda deverá cumprir prazos, realizar provas e avaliações e se empenhar, exatamente como se estivesse matriculado em um curso presencial.

Economia de tempo

Com o ensino a distância, não há necessidade de enfrentar o trânsito e perder tempo com o deslocamento até a escola. Todos os conteúdos podem ser facilmente acessados em qualquer dispositivo eletrônico, como tablets, smartphones ou computadores, por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem.

Saiba que a tecnologia no aprendizado do inglês não prejudica a compreensão dos conteúdos. Mesmo de longe, é possível interagir com outros colegas, tirar dúvidas com professores e até realizar atividades em tempo real. Na Cultura Inglesa, essa modalidade de ensino já acontece!

Comodidade

Outra vantagem do ensino a distância é a comodidade de assistir às aulas de seu curso no conforto de casa ou em qualquer lugar que você quiser. Para isso, basta ter um dispositivo eletrônico e acesso à internet.

O uso da tecnologia no aprendizado do inglês acaba se tornando uma boa alternativa para quem precisa conciliar os estudos com uma agenda cheia de compromissos. Afinal, com o EAD não é necessário cumprir horários rígidos das escolas — você estuda no seu tempo e do jeito que quiser.

Desenvolvimento de habilidades

Como falamos, o ensino a distância não é sinônimo de moleza. Mesmo que o aprendizado aconteça no ritmo do aluno, ainda é essencial se dedicar aos estudos para aprender de verdade. Mas saiba que quem escolhe essa modalidade desenvolve habilidades importantes para potencializar o aprendizado e, ainda, se destacar no mercado de trabalho.

Confira, a seguir, algumas das habilidades desenvolvidas por alunos de cursos a distância:

  • autonomia;
  • organização;
  • automotivação;
  • disciplina;
  • criatividade.

Quais são as principais aplicações da tecnologia na aprendizagem do inglês?

Você sabia que é possível aprender inglês brincando? A possibilidade já é uma realidade em muitas instituições de ensino que utilizam as mídias digitais para promover uma educação de qualidade. Com tais recursos, é possível gerar resultados positivos na aprendizagem e auxiliar os alunos a desenvolverem melhor a compreensão, a fala, a escrita e a escuta no idioma.

O principal objetivo é, justamente, se adaptar aos hábitos da nova geração, oferecendo maneiras eficientes e atrativas para complementar o ensino. Veja, a seguir, quais são as principais aplicações da tecnologia no ensino do inglês!

Uso de aplicativos mobile

Os aplicativos mobile funcionam como um local de partida para os estudantes tirarem dúvidas com o professor em relação aos conteúdos. No entanto, as ferramentas também podem ser utilizadas como instrumentos de estudo eficazes e, ainda, de organização da rotina de aprendizagem do aluno.

Saiba que as melhores escolas de inglês têm aplicativos ou plataformas de ensino, por exemplo, que permitem que os alunos estudem em casa ou em qualquer outro local, praticando a língua inglesa com a colaboração de outros usuários, se desejarem.

Com isso, é possível ter uma aproximação com outras pessoas que estão estudando, mesmo que morem em países diferentes, possibilitando a integração do conhecimento e a descoberta de culturas distintas. Assim, o ensino se torna algo empolgante, inovador e, sobretudo, divertido.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial está, a cada dia, mais presente no cotidiano de ensino, principalmente devido à importância de desenvolver ambientes adaptáveis, flexíveis, personalizados e envolventes. O principal objetivo do novo formato é proporcionar espaços para atrair e reter a atenção dos estudantes.

Com o auxílio de uma plataforma, a escola de inglês pode oferecer exercícios e atividades que atendam às maiores necessidades e dificuldades de aprendizagem. O sistema é capaz de direcionar o processo educativo de acordo com o desempenho de cada aluno, garantindo melhores resultados das habilidades no idioma.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é um recurso pedagógico que permite o acesso e o compartilhamento de dados por meio de dispositivos digitais, como smartphones, tablets e computadores. A tecnologia é uma solução que facilita o trabalho e a organização dos educadores e potencializa o aprendizado, oferecendo uma série de vantagens para as instituições de ensino.

Além disso, ela gera maior economia de tempo e custos reduzidos, pois os arquivos são sincronizados na nuvem e não há necessidade de imprimir conteúdos, por exemplo. Sendo assim, os estudantes podem acessar e baixar os conteúdos quando quiserem, tendo a possibilidade de estudar os materiais didáticos sem depender, exclusivamente, do espaço físico da escola.

Plataformas de atividades

Por meio das plataformas de atividades, os alunos podem se conectar diretamente com usuários nativos a fim de aprender de maneira eficiente as características da língua inglesa. Além de ter acesso a recursos como dicionários, planos de aula, áudios e vídeos, também é possível fazer exercícios online para aprimorar o idioma.

Grande parte das plataformas funcionam no celular, o que aumenta significativamente a autonomia para estudar de qualquer lugar. Sendo assim, a tecnologia permite um aprendizado mais dinâmico do vocabulário, treinando gramática, leitura e compreensão, além de oferecer acesso a atividades que desafiam o processo educacional.

Streaming para o acesso de conteúdo

O streaming é frequentemente utilizado para distribuir conteúdos multimídia por meio da internet. Isso permite que o usuário reproduza conteúdos relacionados ao ensino do inglês sem violar direitos autorais. As informações, no geral, são transmitidas por meio de plataformas digitais.

Ou seja, é possível assistir a vídeos, filmes, ouvir músicas e ter acesso a aulas no idioma, tudo por meio de uma conexão com a internet. Isso é bastante vantajoso para as escolas que desejam melhorar a qualidade do aprendizado, estimulando os estudantes a buscarem por conta própria os conteúdos de seu interesse.

Gamificação

Por fim, a gamificação tem sido considerada uma das principais tendências na área da educação. Ela consiste em inserir a dinâmica dos jogos na sala de aula, incentivando os alunos a aprenderem de forma divertida e, principalmente, interativa.

Inclusive, os melhores cursos de inglês investem no recurso pela facilidade que promovem na fixação dos conteúdos. Com isso, é possível deixar a turma mais confortável e ensinar de maneira mais simples e casual.

O que considerar na hora de buscar uma escola de inglês?

Pronto. Você já sabe como a tecnologia pode ser utilizada no aprendizado de idiomas! Viu como existem vários benefícios para o aprendizado de modo geral? Agora que já entendeu mais sobre o assunto, o que a acha de descobrir o que é preciso considerar na hora de escolher a melhor escola de inglês. Vamos lá:

  • avalie o material didático, como livros, vídeos, apostilas e aulas online;
  • considere o tempo de atuação no mercado;
  • busque saber mais sobre o currículo e a formação dos professores;
  • considere a opinião de outros alunos da escola pretendida;
  • faça uma aula demonstrativa para entender como funciona a abordagem de ensino;
  • veja como funcionam as avaliações e provas;
  • avalie o contrato e as cláusulas de cancelamento do curso.

Por que a Cultura Inglesa é a melhor opção do mercado?

Saiba que a Cultura Inglesa pode ajudar você a aprender inglês de verdade! Nossa instituição existe há mais de 85 anos e se tornou a maior escola de inglês sem franquias do Brasil. Aqui, promovemos o aprendizado da língua inglesa aliando tecnologia com aprofundamento cultural e ensino de qualidade inquestionável.

Veja, abaixo, os principais diferenciais da Cultura Inglesa e entenda por que somos a melhor escola de inglês:

  • os melhores professores do Brasil, apaixonados pelo ensino da língua inglesa;
  • aulas ministradas inteiramente em inglês;
  • foco em soluções e resultados;
  • utilização de recursos tecnológicos avançados, como Google for Education, apps e uma exclusiva plataforma de experiência gamificada;
  • atividades multiculturais e gratuitas para alunos;
  • aulas ao vivo pela internet ou presenciais;
  • sem burocracia, taxas ou contrato de fidelidade.

Neste conteúdo, vimos como a tecnologia no aprendizado do inglês permite maior interação, aprofundamento e resultados mais significativos para os estudantes. Essas ferramentas ajudam muito nos estudos, afinal, elas aplicam abordagens que estimulam o ensino do idioma, fazendo com que a turma esteja mais engajada e interessada nos conteúdos.

Além disso, você conferiu como o ensino a distância cresceu durante a pandemia do novo coronavírus, se tornando uma alternativa eficaz para quem deseja manter os estudos enquanto está em isolamento social. Agora que sabe mais sobre o assunto, consegue entender melhor como a tecnologia no aprendizado do inglês funciona de maneira eficaz para incentivar os estudos fora da sala de aula, oferecendo maior autonomia em relação ao processo educacional.

Aqui, na Cultura Inglesa, utilizamos a tecnologia como uma verdadeira aliada no ensino do inglês, oferecendo um aprendizado completo aos nossos alunos desde a primeira aula. Quer saber mais sobre nossos cursos? Então fale conosco agora mesmo!

Share