Pegue a pipoca: 6 filmes britânicos para curtir em casa

Se você que gosta de assistir a filmes no idioma original, já deve ter reparado que o inglês de algumas histórias é diferente do de outras. Isso porque o sotaque britânico é bem diferente da versão americana — e o mesmo acontece quando atores de outras nacionalidades falam nessa língua.

Inclusive, essa é uma excelente maneira de aprender inglês e suas particularidades, seja enquanto você aproveita as férias ou nos finais de semana. Ao ouvir os personagens em suas interações com outras pessoas, seu ouvido se acostuma às entonações, às pronúncias e mesmo aos sotaques diferentes.

Sem perceber, é possível aprender novas expressões, gírias, frases inteiras e alguns costumes que podem ajudar em seu aprendizado. Esses conhecimentos serão úteis em especial se você for um iniciante no inglês ou, no futuro, quiser um trabalho no exterior. Tudo isso, é claro, ao mesmo tempo em que se diverte e se emociona com as narrativas.

Ficou interessado em todos esses benefícios? Então, prepare a pipoca, escolha um lugar aconchegante no sofá e dê o play nestes filmes britânicos!

1. One Day

Para quem é fã ou gosta do trabalho da Anne Hathaway, One Day (Um dia) é a pedida certa. O filme narra a história de Emma e Dexter, que se conhecem na formatura, momento em que suas vidas deveriam se separar para sempre, por causa das escolhas feitas por cada um. Porém, eles percebem que querem viver juntos e dar uma chance a um relacionamento.

Então, vemos em seguida como esse relacionamento cresce. O mais legal de tudo isso é que esses flashes no tempo sempre se passam em um dia: 15 de julho de cada ano. Daí, entendemos o porquê do filme levar esse nome.

Por mais que pareça um história de amor clichê e comum, as reviravoltas da trama logo mostram que não. Essa, na verdade, é uma narrativa sobre a vida. Você vai se emocionar, entre risadas e lágrimas!

2. Pride and Prejudice

Os encantos da Inglaterra do século XIX estão bastante presentes em Pride and Prejudice (também conhecido por aqui como Orgulho e Preconceito). Esse filme conta com a atuação de Keira Knightley, que interpreta a protagonista Elizabeth. Ela e as irmãs Bennet vivem sob expectativas da mãe para que se casem bem para que não percam a fazenda onde vivem.

Porém, Elizabeth é firme ao dizer que só quer se casar por amor. É nesse cenário que entra em sua vida Darcy, homem por quem ela nutre certo desprezo logo ao conhecê-lo. Ao longo da narrativa, vemos como o orgulho da personagem se desenrola diante dos preconceitos do futuro par romântico.

Se você também gosta de livros para aprender inglês e sente que esse título não é estranho, vai gostar de saber que essa é uma adaptação de um romance homônimo de Jane Austen. Assim como One Day, escrito por David Nicholls, dá para assistir aos filmes e compará-los às obras escritas!

3. The King’s Speech

Você já sentiu dificuldade ou medo em falar inglês? Então, pode se identificar bastante com The King’s Speech (O Discurso do Rei). Na trama, Albert, o Príncipe de York, encontra muitos problemas em se pronunciar em público. Na verdade, esse é o maior pavor de sua vida, principalmente por conta da gaguez.

Contudo, a sua esposa, Elizabeth, não se dá por vencida e quer vê-lo enfrentando esse medo. Por isso, conta com a ajuda de Lionel Logue, um famoso terapeuta de fala que veio da Austrália. Aos poucos, eles se tornam amigos e tentam lidar com uma relação que acaba sendo bastante complicada, devido às dificuldades do príncipe e uma situação futura que deixa todos aflitos. Para descobrir, dê o play agora mesmo!

Além de uma história incrível, você verá a maestria das atuações de Colin Firth, Helena Bonham Carter e Geoffrey Rush. Indicado a 12 categorias do Oscar, venceu em 4 delas, inclusive o grande prêmio de Melhor Filme.

4. The Imitation Game

Já ouviu falar em Alan Turing? Ele foi uma figura muito importante da história da computação, pois inventou uma máquina que deu origem ao primeiro modelo de computador que conhecemos posteriormente. The Imitation Game (O Jogo da Imitação) tem ambientação na Segunda Guerra Mundial e conta sobre as dificuldades sofridas por ele — que é vivido por Benedict Cumberbatch.

Apesar da genialidade de suas contribuições, Turing também sofria muito bullying por ser homossexual. O filme retrata não apenas sua história, mas deixa importantes lições sobre convivência e respeito, principalmente no que não fazer ao tratar as pessoas.

5. Billy Elliot

Para quem gosta das artes, principalmente da dança, Billy Elliot é uma boa opção de filmes britânicos para curtir em casa. Ele narra a vida do garoto que dá nome à produção, uma criança em plena década de 1980, durante uma greve de mineiros. Como o pai e o irmão seguem essa profissão, o esperado era que ele fosse pelo mesmo caminho.

Porém, Billy se apaixonou pelo balé e o que mais queria na vida era se tornar um bailarino profissional — emprego bastante condenado pelos familiares. A produção nos mostra como ele faz para contornar essa questão e se dedicar ao que ama.

6. About Time

Não, essa não é uma produção sobre organização do tempo! Na verdade, é uma comédia romântica que conta a história de Tim, que descobre um poderoso segredo: todos os homens de sua família conseguem viajar pelo passado e conhecer outros períodos da humanidade. A regra é clara, ele só não pode ir ao futuro, período em que nunca esteve.

Em uma dessas viagens, ele conhece Mary e se apaixona por ela. Mas algo inesperado acontece — isso mesmo, não vamos contar! — e ele tem que lidar com as consequências dessas idas e vindas no tempo. As lições desse filme são inúmeras!

Viu só como é possível desenvolver as suas habilidades no inglês sem sair de casa? Com estes filmes britânicos, você se familiariza com o sotaque, aprende algumas das diferenças entre ele e o americano, além de ter contato maior com culturas distintas — o que é um passo a mais na imersão cultural.

Gostou das sugestões que apresentamos? Se bateu a empolgação, aproveite para conferir algumas séries para aprender inglês e colocar na sua lista!

Share