Certificados de proficiência de Cambridge: FCE, CAE ou CPE, qual escolher?

Hello! How are you? No post de hoje vamos conversar sobre os certificados de proficiência de Cambridge. Caso você tenha nível iniciante no inglês e seja seu primeiro contato com o tema, recomendamos que comece lendo o artigo para que serve o certificado de Cambridge e depois retorne para este. Caso já tenha conhecimento da língua inglesa e saiba a importância dos exames de Cambridge, recomendamos que siga a leitura deste post para entender a fundo as diferenças dos exames FCE, CAE e CPE. Vamos lá?

Diferenças entre FCE, CAE e CPE

Os exames FCE, CAE e CPE são os mais indicados para quem tem o inglês como segunda língua, seja a nível profissional ou não, e deseja comprovar a proficiência. Isso porque estas certificações de proficiência, oferecidas pela Universidade de Cambridge, avaliam o nível elevado de conhecimento das habilidades no idioma (speaking, writing, listening e reading) . Entenda abaixo mais detalhes sobre essas certificações e quando você estará preparado para prestá-las.

> Conheça os cursos de inglês da Cultura Inglesa para adultos que possuem nível de proficiência avançado.

FCE (First Certificate in English) ou B2 First

A certificação FCE (nome antigo) ou B2 First (nome atual) é o exame de Cambridge mais conhecido e aceito por empresas e instituições educacionais.

Esta certificação comprova que o aluno possui um nível intermediário superior de habilidade em inglês. Então, pode exercer atividades de estudo ou trabalho de forma independente em países onde a língua nativa é o inglês.

De acordo com a Cambridge English, o momento ideal na jornada de aprendizagem para prestar o exame B2 First é entre o B1 Preliminary e o C1 Advanced.

A certificação B2 First comprova que você é capaz de:

  • acompanhar noticiários;
  • expressar argumentos e opiniões abordando diferentes pontos de vista;
  • escrever histórias, cartas e outros modelos de texto.

CAE (Certificate in Advanced English) ou C1 Advanced

Assim como a certificação FCE que passou a ser B2 First na nova nomenclatura, o exame CAE também passou por mudança. Agora, ele se chama C1 Advanced e é um dos exames que avalia nível avançado das habilidades de inglês.

Hoje, mais de 9.000 instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais em todo o mundo aceitam este exame para comprovar nível de proficiência avançado na língua inglesa.

Por isso, o momento ideal na jornada de aprendizagem para prestar o exame C1 Advanced é entre o B2 First e o C2 Proficiency.

Com a certificação C1 Advanced você comprova que é capaz de:

  • se comunicar com facilidade em nível profissional ou gerencial;
  • acompanhar as aulas e os procedimentos que um curso universitário oferece;
  • participar de reuniões e grupos (trabalhos acadêmicos, seminários, etc) falando em inglês com nível de fluência.

Mulher negra está na sala de aula e levanta a mão para tirar dúvida sobre os certificados de proficiência de Cambridge.

CPE (Certificate of Proficiency in English) ou C2 Proficiency

O exame C2 Advanced, que já foi chamado como CPE, é a qualificação da Cambridge English mais avançada. Ao ser aprovado no exame, o aluno será certificado de que consegue se comunicar com fluência e nível de sofisticação na língua tal qual um nativo.

No geral, o exame é solicitado quando o candidato busca se preparar para oportunidades de sucesso nos ambientes acadêmicos e profissionais com exigência de alto nível de domínio da língua inglesa. São exemplos:

  • ingresso em programas de pós-graduação e PhD;
  • candidatura ou promoção para cargos de alto nível gerencial em que se faz necessário negociar e persuadir;
  • funções onde exista a demanda de realizar leitura e interpretação de documentos com escrita de alta complexidade.

Como obter uma certificação internacional?

Achou o certificado de proficiência de Cambridge ideal para você neste post? Abaixo listamos o passo a passo que você deve seguir para obter uma certificação internacional e preencher o seu futuro com muitas oportunidades. Confira:

  1. Conheça o seu nível de inglês.
  2. Encontre um centro autorizado para a realização do exame.
  3. Faça contato com o centro autorizado e saiba quanto investir e como se preparar para a prova. Nesse passo é importante refletir sobre a necessidade de inscrever-se em um curso preparatório para os exames de Cambridge.
  4. Escolha quando e como prestar seu exame.

A Cultura Inglesa possui o selo Platinum Exam Centre. Fale conosco!