Entenda por que o inglês é o idioma mais importante do mundo

Você sabe qual a importância do inglês para a sua vida? Aprendendo o idioma, é possível obter diferencial no mercado, ter mais acesso à informação e, ainda, contar com a possibilidade de realizar intercâmbios e trocas culturais riquíssimas.

Isso ocorre porque o inglês é a língua é a mais utilizada no mundo. Dominá-la pode ajudar — e muito — no momento de fazer uma viagem internacional, trabalhar e estudar. Sem contar que esse idioma nos influencia diariamente, mesmo que muitas vezes isso passe despercebido.

Por essas e outras razões, confira a seguir por que vale a pena estudar inglês e, ainda, quais são as vantagens que ele oferece para a educação de crianças, adolescentes e adultos. Acompanhe!

Por que estudar inglês e não outras línguas?

O inglês é falado em várias partes do mundo e está presente em diversos momentos do nosso cotidiano. Nativos ou não, todos nós conhecemos termos, vocábulos, nomes de empresas e de restaurantes escritos na língua. Portanto, o idioma está mais do que integrado à nossa cultura, impactando também outras esferas, como a profissional.

Para quem deseja se aventurar por terras estrangeiras é mais do que fundamental ter um conhecimento básico ou intermediário de inglês. Assim, será possível se comunicar com pessoas do mundo todo. No âmbito profissional, quem apresenta um conhecimento avançado do idioma tem mais chances de se destacar no mercado, aumentando o networking e, consequentemente, as oportunidades de trabalho.

Quais são os benefícios do inglês para as crianças?

As crianças que têm contato com o inglês desde cedo geralmente apresentam mais naturalidade na aprendizagem do idioma com o passar dos anos. Especialmente na infância, o treino de uma nova língua colabora para a socialização, o raciocínio e também estimula a capacidade de concentração.

Nesse sentido, é fundamental que, ao escolher um curso, ele proporcione uma vivência completa para a criança. Assim, ela vai começar a se relacionar de forma positiva com o idioma, considerando o estudo algo fácil e divertido. Portanto, é preciso buscar uma instituição confiável que conte com profissionais capacitados nessa fase da desenvolvimento.

E para os adolescentes?

Já para os adolescentes a possibilidade de fazer um intercâmbio e expandir as fronteiras é extremamente vantajosa para intensificar os estudos no inglês. O que muita gente não sabe é que os jovens que estão cursando o Ensino Médio podem cursar um semestre fora do país, aproveitando para aperfeiçoar a conversação e a vivência completa na língua estrangeira.

Com esse tipo de experiência é possível que o aprendizado evolua ainda mais, pois o contato com uma nova cultura favorecerá a visão de mundo do estudante, que aprenderá a conviver com pessoas de diferentes hábitos e costumes. O adolescente também tem a chance de se posicionar de forma mais valorizada no mercado de trabalho — muito devido ao tempo vivido em outro país.

E para o adulto?

Como dissemos, o aprendizado do idioma permite evoluir na carreira profissional, independentemente da área de atuação. É possível ocupar melhores cargos, pleitear melhores salários e conseguir colocações em empresas multinacionais — inclusive, falar e escrever em inglês é um detalhe que faz toda a diferença na hora de realizar uma entrevista de emprego.

Os adultos têm uma capacidade maior de atenção e mais chances de expandir o vocabulário na língua inglesa. Essa condição é favorável para quem precisa conciliar o trabalho com os estudos e precisa encontrar tempo para se dedicar ao aprendizado. O ideal, nesse caso, é treinar no dia a dia, ouvir músicas e assistir a filmes com legenda em inglês, além de ler conteúdos interessantes na internet, como artigos de blogs e revistas.

O primeiro passo para aprender o idioma de forma consistente é optar por uma boa instituição de ensino que conte com professores capacitados e experientes, com constante aperfeiçoamento.   Para complementar, vale assistir a séries em inglês ou traduzir letras de músicas, que são ferramentas de estudo bastante eficazes para fixar o que é visto em sala de aula.

É fundamental escolher uma escola de inglês renomada e com ampla atuação no mercado, pois essa é a forma mais sólida para se ter uma vivência completa na língua, compreendendo sua estrutura, expressões idiomáticas e aspectos culturais.

Portanto, para quem está pensando em dar um up na carreira ou, até mesmo, em estudar fora do país, é preciso pensar em uma complementação para a sua formação e garantir uma boa experiência.

Bônus: acompanhar o blog da Cultura Inglesa

Uma das melhores formas de ter mais contato com o inglês é acompanhar o blog da Cultura Inglesa. É uma ótima fonte de conhecimentos, reunindo conteúdos e dicas para você treinar o idioma no dia a dia.

Como saber meu nível de inglês?

Antes de saber o seu nível é preciso entender que, assim como na Língua Portuguesa, o conhecimento de um idioma se baseia na proficiência em algumas habilidades de linguagem. Portanto, quanto maior o nível, maior a facilidade para falar, escrever, escutar e ler.

Atualmente, existem inúmeros testes que podem ser úteis para entender em que nível você se encontra: básico, intermediário ou avançado.

Cada escola tem a sua forma específica de determinar o nível de inglês, mas o ideal é que o seu conhecimento seja testado de acordo com os padrões internacionais de fluência. Para ser reconhecido em instituições de fora, a primeira exigência é que o candidato apresente uma certificação que comprove seu conhecimento na língua inglesa.

Agora que você já sabe da importância do inglês para a vida pessoal e profissional, certamente ficará mais fácil optar por uma instituição de qualidade para iniciar os estudos, não é mesmo? Diante do avanço da globalização, quem não domina o idioma acaba ficando para trás. Portanto, dedique-se e aproveite ao máximo as possibilidades que a língua oferece para alavancar a sua carreira!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita no blog e descubra qual o seu nível de inglês por meio do teste de classificação online da Cultura Inglesa!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *