Entenda por que o inglês é o idioma mais importante do mundo

Você sabe qual a importância do inglês para a sua vida? Aprendendo o idioma, é possível obter diferencial no mercado, ter mais acesso à informação e, ainda, contar com a possibilidade de realizar intercâmbios e trocas culturais riquíssimas.

Isso ocorre porque o inglês é a língua mais utilizada no mundo. Dominá-la pode ajudar — e muito — no momento de fazer uma viagem internacional, trabalhar e estudar. Sem contar que esse idioma nos influencia diariamente, mesmo que muitas vezes isso passe despercebido.

Por essas e outras razões, confira a seguir por que vale a pena estudar inglês e, ainda, quais são as vantagens que ele oferece para a educação de crianças, adolescentes e adultos. Descubra ainda como escolher a melhor escola para aprender o idioma. Boa leitura!

Por Que Estudar Inglês E Não Outras Línguas?

O inglês é falado em várias partes do mundo e está presente em diversos momentos do nosso cotidiano. Nativos ou não, todos nós conhecemos termos, vocábulos, nomes de empresas e de restaurantes escritos na língua. Portanto, o idioma está mais do que integrado à nossa cultura, impactando também outras esferas, como a profissional.

Para quem deseja se aventurar por terras estrangeiras é mais do que fundamental ter um conhecimento básico ou intermediário de inglês. Assim, será possível se comunicar com pessoas do mundo todo. No âmbito profissional, quem apresenta um conhecimento avançado do idioma tem mais chances de se destacar no mercado, aumentando o networking e, consequentemente, as oportunidades de trabalho.

Quais São Os Benefícios Do Inglês Para As Crianças?

As crianças que têm contato com o inglês desde cedo geralmente apresentam mais naturalidade na aprendizagem do idioma com o passar dos anos. Especialmente na infância, o treino de uma nova língua colabora para a socialização, melhora o raciocínio e também estimula a capacidade de concentração.

Nesse sentido, é fundamental que, ao escolher um curso, ele proporcione uma vivência completa para a criança. Assim, ela vai começar a se relacionar de forma positiva com o idioma, considerando o estudo algo fácil e divertido. Dessa maneira, é preciso buscar uma instituição confiável que desenvolva atividades lúdicas para esse público.

Muitos pais ficam na dúvida se os filhos são muito novos para ingressar em uma escola de inglês. No entanto, é preciso considerar que, quanto mais cedo se der esse aprendizado, mais fácil será para a criança assimilar a segunda língua.

Quais São Os Benefícios Do Inglês Para Os Adolescentes?

Já para os adolescentes a possibilidade de fazer um intercâmbio e expandir as fronteiras é extremamente vantajosa para intensificar os estudos no inglês. O que muita gente não sabe é que os jovens que estão cursando o Ensino Médio podem cursar um semestre fora do país, aproveitando para aperfeiçoar a conversação e a vivência completa na língua estrangeira.

Com esse tipo de experiência é possível que o aprendizado evolua ainda mais, pois o contato com uma nova cultura favorecerá a visão de mundo do estudante, que aprenderá a conviver com pessoas de diferentes hábitos e costumes. O adolescente também tem a chance de se posicionar de forma mais valorizada no mercado de trabalho — muito devido ao tempo vivido em outro país.

E Para O Adulto?

Como dissemos, o aprendizado do idioma permite evoluir na carreira profissional, independentemente da área de atuação. É possível ocupar melhores cargos, pleitear melhores salários e conseguir colocações em empresas multinacionais — inclusive, falar e escrever em inglês é um detalhe que faz toda a diferença na hora de realizar uma entrevista de emprego.

Os adultos têm uma capacidade maior de atenção e mais chances de expandir o vocabulário na língua inglesa. Essa condição é favorável para quem tem a necessidade de conciliar o trabalho com os estudos e precisa encontrar tempo para se dedicar ao aprendizado. O ideal, nesse caso, é treinar no dia a dia, ouvir músicas e assistir a filmes com legenda em inglês, além de ler conteúdos interessantes na internet, como artigos de blogs e revistas estrangeiras.

O primeiro passo para aprender o idioma de forma consistente é optar por uma boa instituição de ensino. Para complementar, vale assistir a séries em inglês ou traduzir letras de músicas, que são ferramentas de estudo bastante eficazes para fixar o que é visto em sala de aula.

Portanto, para quem está pensando em dar um up na carreira ou, até mesmo, em estudar fora do país, é preciso pensar em uma complementação para a sua formação e, desse modo, garantir uma boa experiência.

Qual A Importância do Inglês Para Os Negócios?

Não podemos deixar de destacar a importância do inglês para os negócios. Dominar o idioma tornou-se um pré-requisito para os profissionais que têm planos de ascender na carreira.

Com a crescente globalização dos mercados, as fronteiras entre os países deixaram de existir e, assim, é cada vez mais comum que empresas tenham relações comerciais com companhias estrangeiras ou até mesmo contem com filiais em outros países. Nesse cenário, elas buscam candidatos que consigam se comunicar bem em inglês para uma série de funções.

Acompanhe a seguir os principais benefícios do inglês no trabalho:

Qualificação profissional

Atualmente, para alcançar as melhores oportunidades, é necessário se qualificar e também se manter atualizado. Para isso, é preciso estudar, realizando treinamentos, certificações e cursos de pós-graduação.

Contudo, para aproveitar melhor esse conhecimento, é importante entender bem o inglês para ter acesso aos principais materiais, como artigos e publicações estrangeiras, e até mesmo a cursos online ou a webinars em inglês. Portanto, quem não domina a língua fica mais limitado e não consegue estudar de modo tão efetivo.

Aprender inglês com a internet- Cultura Inglesa Webinar

Networking

Outra questão fundamental para o seu sucesso profissional é fazer networking e, desse modo, ampliar sua rede de contatos. Mas isso não quer dizer que esses profissionais precisam ser apenas do Brasil, não é mesmo?

Você pode e deve conhecer novas pessoas da sua área profissional seja em eventos, como congressos, workshops e seminários, seja via fóruns online ou redes sociais. E, caso esses contatos não falem português, com o domínio do inglês você não perde a oportunidade de manter um relacionamento com eles.

Negociação

Sabemos que negociar exige uma boa comunicação e estratégia. Dessa forma, se você tem o conhecimento da língua inglesa, pode negociar com clientes e fornecedores de qualquer lugar do mundo.

Com esse conhecimento, você se sai bem também em reuniões, pois perde o medo de falar em público. Pode, dessa maneira, expor suas sugestões e pontos de vista ou ainda ter sucesso ao apresentar um produto ou serviço em inglês com segurança.

Progressão na carreira

Tendo em vista todas as razões apresentadas, é possível concluir que saber inglês vai fazer você progredir na carreira. Por isso, não perca tempo e comece a aprender o idioma.

Esse conhecimento será um diferencial para quem busca os melhores cargos, almeja ser promovido, para profissionais que sonham em empreender ou ainda desejam trabalhar no exterior.

Por Que É Necessário Dominar A Língua Em Viagens?

Quem quer descobrir o mundo e conhecer a fundo novos lugares e culturas também precisa ter o conhecimento da língua inglesa. Acompanhe a seguir como dominar o idioma é um diferencial em viagens internacionais:

Obter as informações necessárias

Você sonha em viajar, mas teme ficar confuso na hora em que estiver explorando um país diferente? Ao ter o conhecimento do inglês, você fica seguro para pedir qualquer tipo de informação e pode aproveitar ao máximo sua aventura.

Explorar bem o destino

Quando viajamos com um guia, temos que seguir o que está estipulado no roteiro, afinal dependemos dele para se comunicar no local. Quando você domina o inglês, pode explorar melhor o destino por conta própria, pois consegue conversar com moradores e obter dicas valiosas para conhecer bem a região visitada.

Fazer amizades

Nada melhor do que viajar e conhecer novas pessoas, não é mesmo? Para isso, é essencial conseguir conversar em inglês para fazer amizades em cada destino. Imagine manter contato com pessoas de diferentes países? Com a facilidade dos aplicativos de mensagens e das redes sociais você pode fazer amigos em diferentes partes do mundo.

Viver o dia a dia do local

Com a facilidade de conversar e de obter todas as informações necessárias, você deixa de ser apenas um turista e consegue vivenciar um pouco do dia a dia do destino visitado — uma experiência incrível de viagem. Descobre os pontos mais tradicionais daquela região, podendo apreciar pratos típicos e a cultura local.

Gastar menos

Por fim, não é novidade para ninguém que fazer uma viagem internacional custa caro. No entanto, quando você pode se virar sozinho e conversar com as pessoas do local, tem a possibilidade de se locomover sem dificuldade com o transporte coletivo, por exemplo, e conseguir outras facilidades, pode significar uma economia para o bolso.

Bônus: Acompanhar O Blog Da Cultura Inglesa

Uma das melhores formas de ter mais contato com o inglês é acompanhar o blog da Cultura Inglesa. É uma ótima fonte de conhecimentos, pois reúne conteúdos e dicas para você treinar o idioma no dia a dia.

Como Escolher Uma Escola De Inglês?

Se aprender inglês é essencial para ter um futuro de sucesso, escolher uma boa escola para aprender o idioma é um ponto fundamental nesse processo. Mas afinal, o que levar em consideração antes de fazer a matrícula?

Referência e credibilidade no ensino

Existem várias escolas no mercado, então para escolher o curso sem errar, considere a referência e credibilidade da instituição. A Cultura Inglesa, por exemplo, é a maior escola sem franquias do país e tem mais de 80 anos de história no ensino de inglês para crianças, jovens e adultos.

Excelência acadêmica

Sem um bom educador, certamente a eficácia do aprendizado será comprometida. Então, avalie a capacitação dos professores, ou seja, se possuem qualificação de padrão internacional e se passam por aperfeiçoamentos constantemente.

Qualidade do material didático

Os livros de apoio devem atender as necessidades do aluno de modo a tornar as aulas dinâmicas e não maçantes. Uma boa escola de inglês tem um rigor na escolha do material didático, a fim de oferecer a melhor experiência a seus alunos.

Infraestrutura tecnológica

O mundo é digital e o aprendizado da língua inglesa certamente será mais completo se a instituição investir em recursos tecnológicos — como quadros digitais interativos, aplicativos, realidade virtual e outras inovações que tornam as aulas bem mais atrativas.

Vivência cultural

Além do aprendizado do inglês com livros, é interessante que a instituição também abra espaço para atividades culturais extracurriculares. Esse é um ponto muito valorizado nas unidades da Cultura Inglesa, que oferece aos seus alunos – sem custo adicional – grupos de teatro em inglês, coral e atividades culturais o ano todo.

Como Saber Meu Nível De Inglês?

Antes de saber o seu nível é preciso entender que, assim como na Língua Portuguesa, o conhecimento de um idioma se baseia na proficiência em algumas habilidades de linguagem. Portanto, quanto maior o nível, maior a facilidade para falar, escrever, escutar e ler.

Atualmente, existem inúmeros testes que podem ser úteis para entender em que nível você se encontra: básico, intermediário ou avançado.

Cada escola tem a sua forma específica de determinar o nível de inglês, mas o ideal é que o seu conhecimento seja testado de acordo com os padrões internacionais de proficiência. Para ser reconhecido em instituições de fora, a primeira exigência é que o candidato apresente uma certificação que comprove seu conhecimento na língua inglesa.

Agora que você já sabe da importância do inglês para a vida pessoal e profissional, certamente ficará mais fácil optar por uma instituição de qualidade para iniciar os estudos, não é mesmo? Diante do avanço da globalização, quem não domina o idioma acaba ficando para trás. Portanto, dedique-se e aproveite ao máximo as possibilidades que a língua oferece para alavancar de vez a sua carreira!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita no blog e descubra qual o seu nível de inglês por meio do teste de classificação online da Cultura Inglesa! Se quiser conhecer mais os nossos diferenciais, entre em contato com nossa equipe!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.