Dicas para ler em inglês: confira estas 5 para começar

A leitura é uma excelente ferramenta de aprendizagem, ajudando na aquisição de vocabulário e servindo como referência para construir um bom texto. Acontece que fazer isso em um outro idioma é um desafio um pouco maior, não é mesmo? Por isso, separamos 5 dicas práticas que vão ajudar na missão de ler em inglês.

Incluindo essa atividade na sua rotina de estudos, não tenha dúvidas de que a sua fluência na língua inglesa deve melhorar bastante. No começo, pode parecer difícil, mas, aos poucos, vai ficar cada vez mais tranquilo compreender os conteúdos.

Quer saber o que fazer para facilitar tudo isso? Confira, a seguir!

1. Entenda o seu nível de domínio

Sua primeira tarefa para começar a ler em inglês é descobrir o seu nível de domínio sobre o idioma. Afinal, não adianta pegar uma leitura que você não conseguirá entender nada, o que vai acabar desmotivando o seu progresso.

Existem algumas maneiras de fazer isso. Uma delas é pedir ao seu professor de inglês ou para alguém experiente para avaliar sua condição. Outra possibilidade é fazer testes online que ajudam a identificar o seu grau de conhecimento. Mais uma ideia é ler alguns textos soltos para testar seu desempenho e perceber se você se encaixa no grupo iniciante, intermediário ou avançado.

2. Leia livros do seu nível de entendimento

O próximo passo é procurar obras que estão dentro da sua capacidade de compreensão. Imagine como é impraticável dar a Bíblia ou qualquer outro livro complexo para uma criança de cinco anos, certo?

É claro que você também pode optar por outros instrumentos de leitura. Há quem prefira ler músicas, notícias ou artigos científicos em inglês. Contudo, um livro oferece uma jornada interessante para o leitor e ajuda a condicionar o hábito da leitura, já que as páginas não acabam em poucos minutos.

Então, não queira pular etapas e comece pelo mais fácil. Assim como fizemos com o português, nossa língua nativa, o aprendizado deve ser gradual — e não há nenhum problema nisso.

Mesmo que você tenha que iniciar com livros curtos e simples, o importante é buscar a sua evolução. Aliás, essa é outra dica essencial: à medida que for progredindo, passe para conteúdos mais complexos para não ficar estagnado.

3. Faça anotações e deixe o dicionário por perto

Outro truque que pode ajudar é anotar as suas dúvidas para consultar o dicionário depois. Evite interromper a leitura a todo momento para fazer isso, mas não deixe de pesquisar sobre as palavras que você não conhece.

Se a atividade ficar muito “travada”, talvez seja um sinal que o nível está um pouco acima do seu preparo. Caso contrário, é provável que você desconheça apenas alguns termos ou uma abreviação em inglês, o que não deve atrapalhar tanto.

Se estiver lendo um livro dividido por capítulos, por exemplo, estabeleça que ao final de cada parte você vai fazer a consulta dos vocábulos desconhecidos. O ideal é deixá-los todos registrados em uma folha, ou mesmo em um documento virtual, para consultar depois.

Assim, você evita ter que fazer o mesmo processo com palavras repetidas, até porque é natural se esquecer de algumas delas.

4. Conte com boas técnicas de leitura

Quem não tem o hábito da leitura pode achar a proposta de ler em inglês ainda pior. Porém, basta um pouco de dedicação para melhorar nesse quesito e deixar a atividade cada vez mais agradável.

Nesse caso, temos duas boas dicas. A primeira é escolher conteúdos que realmente atraiam o seu interesse. Essa é uma das grandes maravilhas que os livros permitem, já que a diversidade das histórias é gigante.

Você pode ler sobre história, tecnologia, romance, música, política, entre vários outros temas. Encontre o seu estilo e tudo vai ficar mais fácil!

A segunda sugestão é testar técnicas de leitura e perceber qual (ou quais) funciona melhor para você. Veja alguns exemplos:

  • skimming: busque informações específicas pelo texto, destacando quais são elas para entender todo o contexto. Depois, inicie a leitura completa para absorver os detalhes;
  • scanning: faça primeiro uma leitura rápida (como indica o termo em inglês, “escaneando” as principais palavras) pelo texto e, após ter uma ideia geral do que você vai ler, passe para a observação mais atenta e profunda;
  • leitura em voz alta: deixe a atividade mais ativa e leia em voz alta para fixar melhor o conteúdo e ainda treinar a pronúncia em inglês.

Essas são apenas algumas das opções e você pode pesquisar outras táticas para fazer com que a leitura entre na sua rotina da melhor forma possível. Vale complementar com dicas como ler em um local silencioso, bem iluminado e confortável.

5. Use diversos tipos de mídia

Boa parte da variedade de opções que temos hoje vem do avanço das tecnologias. Se antigamente o hábito das pessoas era ler jornais, revistas e livros físicos, agora vivemos em um mundo em que é mais comum apostar em sites, blogs ou e-books nos vendo, inclusive, obrigados a escrever e-mails em inglês, dependendo da situação.

Apesar da nossa indicação acima de se aventurar no mundo da literatura, aproveite também para explorar os diversos tipos de mídia para aprender inglês. A facilidade dos livros digitais baixados no Kindle e outros dispositivos eletrônicos semelhantes é mesmo inquestionável.

Até os momentos de lazer são uma ótima ocasião para o aprendizado. Prova disso é assistir filmes e séries prestando bastante atenção nas legendas (em inglês, claro), o que não deixa de ser um tipo de leitura. Já pensou em colocar o seu celular para funcionar todo na língua inglesa? Provavelmente, você deve descobrir novas palavras.

O fato é que ler em inglês não significa que você precisa ter um livro de 500 páginas em mãos para dizer que conseguiu vencer esse desafio. O que mais importa é fazer com que o idioma esteja presente no seu dia a dia — e a leitura será uma grande aliada nesse sentido.

O que achou das nossas dicas? Confira um vídeo exclusivo para melhorar a leitura em inglês que preparamos para o canal da Cultura Inglesa. Se você quer melhorar o seu conhecimento do idioma mais falado do mundo, entre em contato conosco para conhecer as nossas oportunidades de aprendizado!

Share