Conversação em inglês infantil: veja como praticar com seus filhos!

Você sabe qual é a importância da prática de conversação em inglês infantil? O conhecimento é fundamental para o aperfeiçoamento do processo de ensino e deve ser estimulado desde cedo, de modo que o pequeno desenvolva suas habilidades linguísticas da melhor forma.

Dessa forma, o aluno tem mais chances de ter progresso no inglês e de apresentar resultados satisfatórios ao avançar os estudos no idioma. Nesse sentido, é importante que os pais acompanhem a criança para entender quais são as suas maiores dificuldades na língua inglesa.

Acompanhe a leitura e veja qual é a importância e como praticar a conversação em inglês infantil com seus filhos.

Qual é a importância de desenvolver a conversação no estudo do inglês?

Ao treinar a conversação, a criança tem a oportunidade de associar a sonoridade das palavras em inglês a nomes e imagens, permitindo que ela conheça formas verbais, adjetivos, substantivos e o significado de cada expressão no idioma. A escolha das palavras deve ser feita de maneira cuidadosa para não afetar o processo de ensino do pequeno.

Até porque, é por meio da conversação que o aluno conquista uma melhor pronúncia e segurança no momento de conversar na língua inglesa. O entendimento da gramática, além de ajudar a ler em inglês, auxilia a superar dificuldades com palavras ou expressões difíceis de serem compreendidas.

Por conta disso, a conversação é considerada um método eficiente de aprender e estudar todas as características da gramática na língua inglesa. Na infância, esse tipo de conhecimento é ainda mais relevante, pois permite que a criança mantenha o contato frequente com a língua e fixe, de maneira rápida, o vocabulário em inglês.

O segredo para atingir um bom nível de conversação é estimular a prática desde cedo. No caso dos mais jovens, os pais podem indicar filmes, séries, músicas ou, ainda, matricular o filho em uma escola de idiomas, a fim de que o pequeno consiga aperfeiçoar suas habilidades linguísticas.

Como praticar a conversação em inglês infantil?

Por mais que as aulas de inglês sejam imprescindíveis para o desenvolvimento da aprendizagem, a prática cotidiana do idioma contribui diretamente para a melhora da fluência e familiarização da criança com os diferentes sons da língua.

Uma boa maneira para iniciar, por exemplo, é ensinando frases aos pequenos, que podem ser utilizadas em variadas situações no decorrer do dia. Além de tornar o ensino leve e prazeroso, a criança trabalhará o aspecto cognitivo e a memória de maneira divertida.

Veja, a seguir, algumas dicas para começar a praticar a conversação em inglês com o seu filho.

Treinar durante as brincadeiras

Os mais jovens geralmente apresentam alta capacidade de assimilação de imagens e sons, e os pais podem aproveitar isso no momento das brincadeiras. Ensinar nomes de objetos e aplicá-los em frases curtas, por exemplo, é uma excelente maneira de praticar o idioma.

Mesmo assim, é preciso ter uma atenção especial a respeito da pronúncia ao falar em inglês com a criança, uma vez que ela tende sempre a fazer assimilações.

Utilizar materiais didáticos

É fundamental utilizar a criatividade e inventar atividades que deixem a criança entretida e, ao mesmo tempo, disposta e entusiasmada para aprender. Nesse sentido, é interessante utilizar materiais didáticos apropriados à faixa etária e que chamem a atenção do pequeno.

Existem diversos recursos que podem ajudar nesse momento, a exemplo dos jogos de tabuleiro para aprender inglês. O ideal é que o material didático sirva como um apoio, tanto para quem ensina quanto para quem aprende, ocasionando uma formação completa e bem planejada.

Aprender com o uso de vídeos infantis em inglês

Outra maneira de estimular o aprendizado é por meio de vídeos infantis em inglês. Esse formato capta facilmente a atenção dos pequenos e facilita o entendimento dos conteúdos. Além disso, o recurso audiovisual trabalha a imaginação, a interpretação e a repetição, possibilitando maior estímulo e apropriação do idioma.

Escolher expressões simples

As expressões e palavras que serão utilizadas para desenvolver a conversação em inglês precisam ser simples e de fácil assimilação pela criança. Isso ajudará o seu filho a estudar e a memorizar o vocabulário, melhorando ainda mais sua proficiência no idioma. Quando o pequeno se familiariza com as expressões, é sinal de que ele domina e conseguirá se comunicar melhor a partir do conhecimento adquirido.

Brincar ouvindo e cantando músicas em inglês

A música também é um recurso bastante eficiente para trabalhar e aperfeiçoar a conversação na língua inglesa. A música facilita a compreensão do idioma falado e permite, também, expandir o vocabulário. A família pode incentivar a criança a pronunciar a letra em voz alta, de modo a treinar o ouvido e fixar a gramática e a pronúncia de novas palavras ou expressões, por exemplo.

Aproveitar jogos online para ensinar

Os jogos são atividades lúdicas que atraem e motivam os pequenos a estudarem. Por estarem aliados à diversão e ao lazer, eles podem ser utilizados frequentemente como complementação didática do processo educativo na rotina de estudos.

Isso gera mais motivação, curiosidade, engajamento e interesse do pequeno para aprender. Além disso, por conta da tecnologia estar presente no cotidiano dos jovens, os jogos online têm grande aceitação no público infantil, que passa a assimilar o momento como uma atividade prazerosa.

Para desenvolver a conversação em inglês infantil, os pais também podem enumerar algumas expressões que são fáceis e ajudam no aprendizado rápido da língua. Expressões de cumprimento ou despedida, por exemplo, ou pequenas frases que se relacionam com o cotidiano da criança, permitirão que ela associe os termos e, assim, desenvolva rapidamente o processo de ensino.

E para tornar a prática ainda mais significativa, a dica é matricular seu filho em uma escola de idiomas. A Cultura Inglesa foi eleita a melhor escola de inglês do mercado, segundo Datafolha. Aqui, ensinamos as crianças com o alto padrão de qualidade, priorizando a motivação, a diversão e a familiaridade com a língua inglesa.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com a equipe da Cultura Inglesa para entender como podemos auxiliar seu filho nessa fase tão importante!

Share