Afinal, como ser um profissional de sucesso?

O sucesso profissional é o sonho de muitos e a realização de poucos. Para chegar mais longe na carreira, é preciso ir além do básico e assumir desafios para se destacar. E você, já definiu os seus objetivos? Está preparado para essa jornada?

Fazer um planejamento de carreira e estabelecer os passos necessários para chegar aonde você quer é o ponto de partida para atingir a realização profissional. Depois disso, não pode faltar disciplina e proatividade. Facilidade de expressão e assertividade também integram as características do profissional de sucesso.

Educação continuada e domínio de idiomas estrangeiros, com destaque à língua inglesa, são outros pontos indispensáveis para ser bem-sucedido na carreira. Continue a leitura e veja as regras de ouro do sucesso profissional!

Estabeleça metas e planos para o seu crescimento

O sucesso do profissional começa bem antes da fase em que ele se encontra. Para alcançar o topo, é preciso percorrer um longo percurso. Mas os caminhos não são escolhidos de forma aleatória, e sim com planejamento e somatória de várias conquistas.

Cada etapa da trajetória profissional representa uma meta alcançada, e o ponto de partida é a definição do seu objetivo maior. Aliás, você já decidiu qual será o ápice da sua carreira, ou ainda não refletiu muito sobre isso? Vale a pena começar a amadurecer essas ideias, porque a sua escalada deve começar o quanto antes.

Portanto, traçar um plano de carreira é uma regra de ouro para obter sucesso na vida profissional. Para isso, primeiramente, defina o ponto máximo que você quer alcançar. Depois, estabeleça os passos necessários. Quer alguns exemplos de metas para a sua lista? Considere estes:

  • concluir a graduação;
  • adquirir fluência na língua inglesa;
  • fazer um intercâmbio para enriquecer o currículo — e a experiência pessoal, sem dúvidas;
  • investir em uma pós-graduação (quem sabe até fora do país).

Trabalhar com metas é uma forma de quebrar o seu propósito maior em objetivos alcançáveis. Assim, você consegue avaliar os resultados do seu esforço e aumentar a motivação para prosseguir.

Assuma responsabilidades e seja proativo

Existem dois elementos-chave para atingir as metas e se manter firme na busca pelo sucesso profissional: responsabilidade e proatividade. A motivação também é essencial, mas ela deve estar acompanhada de disciplina para produzir o efeito esperado.

Planejar é a parte fácil de uma construção de carreira, mas executar os planos é um pouco mais complicado. Muitas vezes, as pessoas abandonam sonhos e objetivos pela falta de compromisso com si próprias. Então, para não correr o risco de ficar pela metade do caminho, aprenda a ser responsável com você mesmo.

Tome iniciativas, assuma desafios e saia do lugar-comum. Não fique apenas esperando que boas oportunidades apareçam — faça as portas se abrirem para você. Um pouco de sorte pode ajudar, mas prefira se guiar pelo seu potencial realizador.

Nada melhor do que olhar para trás e ver que você foi o protagonista do seu crescimento. Esse é o ponto forte das pessoas que se sentem realizadas com a vida profissional que conquistaram.

Invista em networking

Ao longo do caminho, você pode, e deve, trocar oportunidades de desenvolvimento com outras pessoas. Colegas do trabalho e da faculdade são boas indicações para fortalecer a sua rede de relacionamentos profissionais. No curso de inglês, você também conhecerá importantes contatos — especialmente se tiver a intenção de lapidar o seu currículo com experiências internacionais.

Redes virtuais, como o LinkedIn, também são excelentes locais para divulgar o seu perfil profissional e conhecer pessoas da sua área. Para ter uma página atrativa, mantenha os seus dados sempre atualizados, compartilhe informações relevantes e interaja com os outros usuários com certa frequência.

Sempre que puder, participe de palestras, seminários e outros eventos profissionais. Isso ajudará você a se manter atualizado e conhecer pessoas engajadas em sua área de interesse.

Aprenda a dar e receber feedback

Um dos pontos que diferencia o profissional bem-sucedido é saber trabalhar com a cultura do feedback. As devolutivas são necessárias para o aprimoramento da performance nas atividades, sobretudo no trabalho em equipe. Da mesma forma, os retornos funcionam como uma fonte de estímulo para continuar com o bom desempenho.

Para dar feedback, você precisa exercitar algumas habilidades, como assertividade, clareza e empatia. Mesmo que existam pontos de melhora a apontar, é importante fazer isso de modo construtivo. Afinal, as palavras têm poder para impulsionar ou desmotivar atitudes.

Por outro lado, quando receber feedback, procure dar atenção às questões levantadas. Sempre é possível melhorar em algum ponto. Caso não concorde com o posicionamento da outra pessoa, tente argumentar com sutileza, explicando a sua visão e as suas expectativas. Com um diálogo claro, tudo pode se resolver de forma amigável, sem que surja um clima de conflito na discussão.

Tenha pelo menos um segundo idioma

Ter domínio em uma língua estrangeira já é mais que um diferencial, é uma necessidade. O inglês, principalmente, é o idioma universal, e podemos considerá-lo como um requisito obrigatório para quem almeja o sucesso profissional.

Em qualquer profissão e área de atuação — saúde, gestão, comunicação, área jurídica, engenharias, tecnologia etc. —, ganha destaque quem consegue se comunicar em inglês de forma fluente.

Saber ler e interpretar informações em inglês, assim como participar de um diálogo com facilidade, é algo que passa credibilidade. Com isso, o profissional amplia as suas oportunidades de trabalho.

Fazer um CV em inglês com boa estrutura e informações claras, por exemplo, contribui para a primeira impressão positiva do seu perfil profissional. Passar por uma entrevista de trabalho com segurança e demonstrar habilidade na conversação também aumenta, e muito, as chances de uma contratação.

Na vida pessoal, o conhecimento da língua inglesa também é indispensável. Assim, você expande os seus horizontes em vários sentidos — seja para ver filmes em áudio original, ouvir músicas ou ler artigos, seja para ter uma experiência mais rica em uma viagem para fora do país.

Então, se o sucesso profissional faz parte dos seus objetivos, trilhe o seu caminho para chegar até ele: trace metas, encare os desafios, tenha atitude e responsabilidade, invista em uma boa rede de contatos, desenvolva a comunicação assertiva e se dedique ao aprendizado da língua inglesa.

Gostou deste conteúdo? Para ter acesso a outros materiais semelhantes, basta assinar a nossa newsletter e receber as novidades da Cultura Inglesa em seu e-mail!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *