Reunião de trabalho em inglês: como se dar bem?

Não é novidade que ser bilíngue, hoje, é algo extremamente importante para uma boa colocação no mercado de trabalho, mas há situações profissionais que podem preocupar até mesmo pessoas que já têm conhecimento de outra língua. É o caso, por exemplo, de reuniões de trabalho em inglês.

Uma reunião de trabalho pode, por si só, deixar muitas pessoas ansiosas: é preciso preparar-se bem, conhecer o assunto que será discutido, saber o momento certo de falar, apresentar boas ideias, entre muitas outras coisas. Imagine, então, quando ela é em inglês, algo que pode ocorrer com muita frequência, especialmente em empresas multinacionais e startups.

Além de todas as preocupações mencionadas, surgem outras, como: “Será que conseguirei entender bem as pessoas?”; “Será que serei capaz de apresentar minhas ideias em outra língua?”. Calma, não precisa perder o sono! Neste post, separamos algumas dicas para você encarar esse desafio, além de falar sobre Business English, uma solução para estar sempre preparado para essas ocasiões!

Como se preparar para uma reunião de trabalho em inglês?

Tudo começa com uma boa preparação, afinal, este é um passo extremamente importante mesmo para reuniões na sua língua materna, e, para uma reunião de trabalho em inglês, não seria diferente. Por isso, separamos algumas estratégias que podem ajudar nesse momento:

Faça um planejamento

Comece sua preparação fazendo uma lista de todos os tópicos que serão discutidos na reunião. A partir disso, pense em como você se posiciona a respeito desses assuntos e faça um rascunho em inglês de suas opiniões.

Veja bem, o objetivo aqui, não é fazer um roteiro para ser decorado e repetido (ou lido!) no dia do encontro. O ponto principal, na verdade, é estruturar previamente suas ideias e pensar na melhor forma de expressá-las em inglês. Mesmo que esse seu roteiro inicial não seja seguido à risca, você com certeza conseguirá dizer o que pensa com mais segurança.

Pesquise sobre os assuntos que serão discutidos

Quando você se prepara para uma reunião na sua língua materna, procura ler a respeito dos temas que serão discutidos, para manter-se informado e atualizado e participar com boas ideias, certo? Pois essa é uma excelente estratégia para se preparar para uma reunião de trabalho em inglês também!

A dica aqui, no entanto, é buscar textos e notícias em inglês. Dessa forma, além de obter informações e montar um bom repertório para participar das discussões, você também se familiarizará com termos técnicos e palavras-chave relacionados à sua área de atuação.

Faça uma lista de expressões usadas em reuniões

Em uma reunião de trabalho em inglês, podem surgir alguns termos específicos que não vemos, geralmente, em outros contextos.

Uma dica interessante para se preparar é fazer uma lista com alguns desses termos. Dessa forma, você não será pego de surpresa quando eles surgirem e poderá usá-los para falar com mais naturalidade.

Confira alguns exemplos:

  • “get started”;
  • “kick off”;
  • “get down to business”;
  • “move on”;
  • “we need to discuss”;
  • “hand over to”;
  • “think outside the box”;
  • “brainstorm”;
  • “to sum up”.

Como se dar bem em reuniões em inglês?

O dia da sua reunião de trabalho em inglês chegou, e você fez tudo que podia para preparar-se devidamente para este momento. Mas ainda há algumas dicas que você pode seguir para se dar muito bem neste desafio!

Leve para a reunião anotações de suas pesquisas

Lembra quando mencionamos que você não precisaria seguir à risca o roteiro que fez quando estava se preparando? Realmente, não precisa, mas nada o impede de levar para a reunião anotações com suas principais ideias para se lembrar delas durante as discussões.

Além disso, faça anotações também durante o encontro. Afinal, nossa memória pode nos deixar na mão algumas vezes, especialmente quando temos muitas coisas na cabeça ao mesmo tempo.

Mantenha a calma e a autoconfiança

É comum nos sentirmos nervosos ou ansiosos quando participamos de uma reunião de trabalho em inglês. No entanto, o nervosismo e a ansiedade podem nos levar a fazer algumas coisas que prejudicarão nosso desempenho, como falar rápido demais ou interromper outras pessoas.

Lembre-se de que você se preparou para esse momento. Por isso, fique calmo, fale devagar, mantenha uma boa postura e apresente suas ideias com confiança.

Seja objetivo

Procure apresentar seus pensamentos de forma clara e concisa, sem delongas. Isso não apenas ajudará os outros participantes a entendê-lo melhor, mas também fará a reunião fluir mais rapidamente. Além disso, não se estender muito naquilo que quer explicar também evitará que você se perca em seu raciocínio.

Preste atenção em todos os participantes

Concentrar-se apenas no que você planejou é um grande erro, já que a contribuição das outras pessoas pode ter um impacto sobre suas ideias e opiniões.

Além disso, em uma reunião de trabalho em inglês, é necessário ter uma atenção redobrada, afinal, precisamos absorver informações e compreendê-las em uma língua que não utilizamos no nosso dia a dia.

Preste atenção especialmente ao modo como as pessoas reagem à sua fala, para identificar se estão compreendendo o que você quer dizer, e não tenha vergonha de perguntar quando não entender algo que outra pessoa falou.

Qual a importância das aulas de Business English?

As reuniões em inglês estão presentes em cada vez mais empresas, e as aulas de Business English são uma ótima solução para todos que já se deram conta dessa realidade e sabem que o domínio do inglês é extremamente importante para destacar-se no mercado de trabalho.

Essas aulas são voltadas especialmente à preparação para reuniões, eventos e outras situações corporativas e abordam, principalmente, temas, vocabulário e expressões do ambiente profissional.

São, portanto, a melhor opção quando o assunto é se preparar para uma reunião em inglês, mas não somente isso: elas também podem ajudar em viagens de negócios e contribuir para a ampliação de seu networking, além de, é claro, serem um grande diferencial no mercado de trabalho.

Gostou das nossas dicas para mandar muito bem sempre que surgir uma reunião de trabalho em inglês? Então confira mais sobre nosso primeiro curso semipresencial de Professional Skills e desenvolva importantes habilidades profissionais em inglês e business!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.