Reunião de trabalho em inglês: como se dar bem?

Não é novidade que ser bilíngue, hoje, é algo extremamente importante para uma boa colocação no mercado de trabalho; mas há situações profissionais que podem preocupar até mesmo as pessoas que já têm conhecimento de outra língua. Esse é o caso, por exemplo, das reuniões de trabalho em inglês.

Uma reunião de trabalho, por si só, deixa muitas pessoas ansiosas: é preciso se preparar bem, conhecer o assunto, saber o momento certo de falar e apresentar boas ideias, entre outros. Imagine, então, quando ela é em inglês, o que ocorre com frequência, especialmente em empresas multinacionais e startups.

Além de todas as preocupações mencionadas, surgem outras, como: “Será que conseguirei entender bem as pessoas?”; “Serei capaz de apresentar minhas ideias em outra língua?”. Calma, não precisa perder o sono!

Neste post, separamos algumas dicas para você encarar esse desafio da reunião em inglês, além de falar sobre Business English, uma solução para contar com um inglês mais preparado para essas ocasiões. Continue a leitura e confira!

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Como se preparar para uma reunião de trabalho em inglês?

Tudo começa com uma boa preparação. Afinal, esse é um passo extremamente importante mesmo para reuniões na sua língua materna — e, para uma reunião de trabalho em inglês, não seria diferente. Por isso, separamos algumas estratégias que podem ajudar nesse momento. Confira!

Faça um planejamento

Comece a sua preparação fazendo uma lista de todos os tópicos que serão discutidos na reunião. A partir disso, pense em como você se posiciona a respeito desses assuntos e faça um rascunho em inglês de suas opiniões.

Veja bem, o objetivo aqui não é fazer um roteiro para ser decorado e repetido (ou lido!) no dia do encontro. O ponto principal, na verdade, é estruturar previamente as suas ideias e pensar na melhor forma de expressá-las em inglês. Mesmo que seu roteiro inicial não seja seguido à risca, você com certeza conseguirá dizer o que pensa com mais segurança.

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Pesquise sobre os assuntos que serão discutidos

Quando você se prepara para uma reunião na sua língua materna, procura ler a respeito dos temas que serão discutidos para se atualizar e participar com boas ideias, certo? Pois essa é uma excelente estratégia para se preparar para uma reunião de trabalho em inglês também!

A dica aqui é buscar textos e notícias em inglês. Dessa forma, além de obter informações e montar um bom repertório para participar das discussões, você se familiarizará com termos técnicos e palavras-chave relacionados à sua área de atuação.

Faça uma lista de expressões usadas em reuniões

Em uma reunião de trabalho em inglês, podem surgir alguns termos específicos que não vemos, geralmente, em outros contextos.

Uma dica interessante para se preparar é fazer uma lista com alguns desses termos. Dessa forma, você já os conhecerá quando eles surgirem e poderá usá-los para falar com mais naturalidade.

Confira alguns exemplos:

  • “get started”;
  • “kick off”;
  • “get down to business”;
  • “move on”;
  • “we need to discuss”;
  • “hand over to”;
  • “think outside the box”;
  • “brainstorm”;
  • “to sum up”.

Utilize técnicas de memorização

Você já pesquisou sobre os assuntos que serão discutidos na reunião e fez uma lista das palavras mais utilizadas nessa situação. Agora, é preciso encontrar uma maneira de garantir que se lembrará de tudo isso durante o encontro, não é mesmo? Uma boa solução é apostar nas técnicas de memorização.

Você provavelmente já ouviu falar delas; afinal, permitem internalizar mais facilmente o que foi lido, acelerando e retendo o aprendizado. Por isso, são muito utilizadas por estudantes, principalmente aqueles que se preparam para processos seletivos como o vestibular ou concursos públicos.

A seguir, vamos apresentar algumas técnicas de memorização para que você possa conhecê-las melhor!

Flashcards

O flashcard é uma das formas mais populares de memorização, devido à sua simplicidade de criação e uso. Para fazer o seu, basta pegar um papel em formato de cartão, escrever uma pergunta na frente e uma resposta no verso. A ideia é olhar para a questão feita e tentar lembrar sua solução sem precisar consultar o verso.

Nesse cenário de reunião em inglês, você pode utilizar os flashcards para anotar as expressões mais utilizadas que você pesquisou, colocando os significados no verso do cartão, ou, até mesmo, escrever os temas importantes que serão discutidos na frente e a explicação na parte de trás do papel.

Mapas mentais

Criada pelo psicólogo inglês Tony Buzan, essa técnica permite ter o acesso a áreas menos exploradas do cérebro, facilitando a memorização. Isso porque ela permite uma melhor visualização e classificação de informações, devido à criação de diagramas que representam ideias relacionadas a uma palavra-chave.

Durante a sua preparação, você poderá utilizar os mapas mentais para organizar melhor o seu planejamento e os assuntos que serão abordados no encontro. Para isso, atribua uma palavra-chave a um determinado tópico da reunião e anote-a no centro de uma folha de papel. Depois, desenhe setas saindo dela em direção às bordas do papel e escreva em sua ponta as informações sobre aquele tema.

Utilize a sua criatividade para deixar o mapa mental visualmente atrativo e de fácil compreensão. Para isso, uma boa dica é utilizar canetas de cores diferentes para realçar as informações.

Autoexplicação

A autoexplicação consiste em você explicar para si o conteúdo estudado, como se estivesse dando uma palestra ou uma aula. Essa é uma ótima técnica para saber se está realmente entendendo o conteúdo estudado, se consegue formular argumentos coerentes e se é capaz de responder às perguntas que possam ser feitas pela sua audiência.

Ou seja, com essa técnica, você poderá simular a reunião em inglês, sendo possível treinar bem a dicção das palavras e a exposição dos argumentos previamente estudados, além de conseguir se preparar para possíveis perguntas ou comentários que os outros participantes possam fazer.

Dessa maneira, você consegue chegar à reunião com um bom preparo e certamente chamará a atenção de todos, de forma positiva!

Acrônimos

Por fim, os acrônimos são siglas criadas a partir das iniciais ou das primeiras letras de palavras que precisam ser memorizadas. São ótimos para ajudar a lembrar de informações com mais facilidade e rapidez.

Por exemplo, imagine que você precise decorar o nome das pessoas de outro escritório que participarão da reunião, sendo:

  • Charles;
  • Louis;
  • Lilian.

Um possível acrônimo para ajudar você a memorizar esses nomes seria ChaLoLi, ou simplesmente CLL.

Como se dar bem em reuniões em inglês?

O dia da sua reunião de trabalho em inglês chegou, e você fez tudo o que podia para se preparar devidamente para este momento. Mas ainda há algumas dicas que você pode seguir para se dar muito bem nesse desafio!

Leve para a reunião anotações de suas pesquisas

Lembra quando mencionamos que você não precisaria seguir à risca o roteiro que fez quando estava se preparando? Realmente, não precisa, mas nada impede de levar para a reunião anotações com suas principais ideias para se lembrar delas durante as discussões.

Além disso, faça anotações também durante o encontro. Afinal, nossa memória pode nos deixar na mão algumas vezes, especialmente quando temos muitas coisas na cabeça ao mesmo tempo.

Mantenha a calma e a autoconfiança

É comum nos sentirmos nervosos ou ansiosos quando participamos de uma reunião de trabalho em inglês. No entanto, o nervosismo e a ansiedade podem nos levar a fazer algumas coisas que prejudicarão nosso desempenho, como falar rápido demais ou interromper outras pessoas.

Lembre-se de que você se preparou para esse momento. Por isso, tenha calma, fale devagar, mantenha uma boa postura e apresente suas ideias com confiança.

Supere o medo do inglês

Mesmo se preparando para a reunião em inglês com as dicas que demos neste post, muita gente ainda pode ter dificuldades no momento do encontro por ter medo de falar em outro idioma. Isso é completamente normal, principalmente para quem ainda está aprendendo a língua ou tem uma personalidade mais introvertida.

Porém, é preciso saber trabalhar essa dificuldade. Para superar o medo de falar em inglês, comece dando pequenos passos, como cantar músicas em língua inglesa ou, até mesmo, tentar conversar de forma breve com seus colegas no idioma. Dessa forma, você começa a ter mais confiança na sua dicção e na exposição de suas ideias.

Leia textos em voz alta

Assim como acontece com a técnica de autoexplicação, a leitura de textos em voz alta é ideal para treinar a dicção e o ritmo da fala, com o intuito de garantir não apenas que você conseguirá se expressar em inglês, mas também que os demais participantes da reunião conseguirão compreender a mensagem que você está transmitindo no idioma.

Além disso, a leitura de textos em inglês é sempre recomendada como uma excelente forma de ampliar o vocabulário. Portanto, procure escolher materiais que estejam relacionado ao tema da reunião para aperfeiçoar ainda mais o seu domínio no idioma!

Atente à pronúncia das palavras

Como dissemos no tópico anterior, é muito importante garantir que os outros participantes da reunião consigam entender a mensagem que você está querendo transmitir em sua fala. Para isso, é preciso ter uma atenção especial à pronúncia das palavras ditas.

Além de ler em voz alta, uma boa dica é pesquisar como pronunciar os termos para os quais você tiver dúvida na internet ou, até mesmo, em dicionários — esta última opção, porém, pode ser um pouco mais complicada, uma vez que tem como pré-requisito um conhecimento básico de leitura de fonemas.

Pesquise vocabulário

Quando estamos aprendendo um novo idioma, uma das dificuldades que temos é em relação aos falsos cognatos, ou seja, aqueles termos que podem até se parecer com uma palavra em português, mas, na verdade, têm significados completamente diferentes.

Para evitar que você cometa esse erro durante a reunião em inglês, o ideal é pesquisar os termos com os quais não tem muita familiaridade em bons dicionários, físicos ou virtuais. Além disso, aproveite a pesquisa para procurar por sinônimos dos principais termos que possam ser aplicados ao cenário da sua fala.

Dessa forma, você evita ficar repetindo sempre as mesmas palavras, o que ajudará a prender a atenção dos demais participantes e demonstrará que você tem um bom domínio do vocabulário em questão.

Tenha uma linguagem objetiva

Procure apresentar seus pensamentos de forma clara e concisa, sem delongas. Isso não apenas ajudará os outros participantes a entender você melhor, mas também fará a reunião fluir bem. Além disso, não se estender muito naquilo que quer explicar evitará que você se perca em seu raciocínio.

Preste atenção em todos os participantes

Concentrar-se apenas no que você planejou é um grande erro, já que a contribuição das outras pessoas pode ter um impacto sobre as suas ideias e opiniões.

Além disso, em uma reunião de trabalho em inglês, é necessário ter uma atenção redobrada. Afinal, precisamos absorver informações e compreendê-las em uma língua que não utilizamos no nosso dia a dia.

Preste atenção especialmente ao modo como as pessoas reagem à sua fala, para identificar se estão compreendendo o que você quer dizer, e não tenha vergonha de perguntar quando não entender algo que outra pessoa falou.

Qual é a importância das aulas de Business English?

As reuniões em inglês estão presentes em cada vez mais empresas. Assim, as aulas de Business English são uma ótima solução para todos os que já se deram conta dessa realidade e sabem que o domínio do inglês é extremamente importante para se destacar no mercado de trabalho.

Essas aulas são voltadas à preparação para reuniões, eventos e outras situações corporativas. Elas abordam principalmente temas, vocabulário e expressões do ambiente profissional.

São, portanto, a melhor opção quando o assunto é se preparar para uma reunião em inglês, mas não somente isso: elas também podem ajudar em viagens de negócios e contribuir para a ampliação de seu networking. Além disso, o domínio do Business English representa um grande diferencial no mercado de trabalho.

Como vimos, uma reunião em inglês não é nenhum bicho de sete cabeças: basta seguir as nossas dicas durante a sua preparação que você se dará bem perante os seus superiores e colegas de trabalho!

Gostou das nossas dicas para mandar muito bem sempre que surgir uma reunião de trabalho em inglês? Então, entre em contato conosco para conhecer os nossos cursos e desenvolver importantes habilidades profissionais em inglês e business!

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