Como começar a assistir a filmes sem legenda? Confira nesse post

Uma maneira interessante e prazerosa de aprender inglês é assistindo a filmes sem legenda. Isso porque treinar a compreensão auditiva (listening) no idioma é fundamental para desenvolver uma conversação eficaz.

Além disso, também é muito importante praticar a fala (speaking) para que você avance nos estudos e alcance a proficiência na língua inglesa. Atualmente, as habilidades linguísticas são bastante valorizadas, sobretudo na hora de se candidatar a uma vaga de emprego no mercado de trabalho.

Ao assistir a filmes sem legenda você estará estimulando o seu cérebro a melhorar o raciocínio e a capacidade de memorização. Por isso, preparamos o post para que você entenda como começar a praticar o inglês da sua casa de forma divertida. Confira a seguir!

Como ser fluente em inglês?

Treinar o inglês continuamente é uma maneira de conquistar a fluência no idioma; e ao fazer isso de forma descontraída com o que você gosta, fica ainda mais fácil de inserir a prática no dia a dia. O mais bacana é que você pode escolher um filme do seu interesse e vê-lo várias vezes, até entender tudo o que está sendo dito.

Ler em inglês ainda é uma desafio para muitas pessoas, mas com treino e dedicação, é possível desenvolver um bom vocabulário. Caso você esteja no nível iniciante, o ideal é optar por um filme com uma temática e linguagem mais simples. Os conteúdos destinados a crianças, por exemplo, geralmente são ótimos para começar a praticar.

É preciso ter em mente que, para conseguir ser fluente no inglês, é importante trabalhar também a imersão cultural na segunda língua. Para isso, você pode escolher filmes de países diferentes e conhecer os variados sotaques que existem na conversação.

Quem aprende e se aperfeiçoa nas inúmeras características da língua inglesa tem mais chances de atingir a proficiência e de se comunicar em qualquer tipo de situação. Portanto, a indicação é estudar bastante, até que o seu vocabulário atinja um nível de excelência.

Quais práticas auxiliam para assistir a filmes sem legenda?

Ao assistir a um filme no idioma original, você pode aprimorar a sua audição e ampliar a gramática no inglês. Vendo diálogos do dia a dia em situações reais e familiares, você aprende a perceber o uso de determinadas expressões, além de formas diferentes para dizer a mesma coisa.

Com o desenvolvimento da escuta você também pode treinar a entonação das frases e como são usadas. Quando o estudante começa a assistir a filmes sem legenda, ele entende melhor como as palavras são empregadas dentro das frases, o que contribui significativamente para o seu aprendizado.

No começo pode até parecer complicado entender as frases e os diálogos na língua original, mas após algum tempo o seu ouvido se acostuma, pois o seu raciocínio é estimulado com a prática. Uma dica é sempre anotar quando você se deparar com alguma nova expressão ou gíria, por exemplo. Essa é uma maneira eficiente de avançar ainda mais no vocabulário.

É interessante sempre acompanhar e analisar se você está, de fato, evoluindo; até porque as habilidades linguísticas só se manifestam quando o praticante atinge o completo entendimento e assimilação da língua. Por isso, o treino constante é muito importante no seu processo de aperfeiçoamento.

Veja, a seguir, outras práticas para assistir a filmes sem legenda que auxiliam o seu aprendizado.

Assistir com legenda em português

Quem está iniciando os estudos pode começar treinando os ouvidos, assistindo aos filmes em inglês com a legenda em português. Dessa forma, você estará tanto treinando a gramática quanto o listening. Quanto mais conteúdo você consumir, mais chances terá de avançar e de ficar confiante para o próximo passo.

Assistir com legenda em inglês

Para se aprofundar ainda mais, você pode optar por assistir ao mesmo filme, mas agora com legenda em inglês. Além de exercitar a escuta, você também estará desenvolvendo a leitura (reading) no idioma. Tendo as habilidades de listening e reading bem trabalhadas, será possível se arriscar mais e começar a ver filmes sem legenda.

Assistir sem legenda

Por último, é recomendado assistir ao mesmo conteúdo no áudio original sem nenhuma legenda. Esse é, de fato, o exercício mais avançado e indicado para quem busca alcançar a proficiência no inglês. Não se preocupe se você não entender alguns diálogos. Isso faz parte do seu processo de aprendizado e, quanto mais você praticar, mais expandirá seu vocabulário e a capacidade de audição.

Como exercitar no dia a dia?

Aprender uma segunda língua exige que o aluno treine constantemente para obter resultados rapidamente. Mesmo que você não perceba a sua evolução no idioma, tenha em mente que o cérebro leva algum tempo até começar a se familiarizar com o vocabulário.

Para exercitar o inglês no dia a dia, além dos filmes, você pode ouvir músicas, ler livros e blogs no idioma. Essas são alternativas acessíveis e que podem impulsionar a sua compreensão no inglês. Outra dica é se matricular em uma escola para ter acesso a materiais didáticos de qualidade e a professores experientes que já conquistaram a proficiência.

Os momentos de pausa e relaxamento assistindo a filmes ampliam o seu repertório e são uma motivação a mais para dar andamento à rotina de estudos. Lembre-se que você pode anotar as palavras e expressões que não entendeu para pesquisar depois.

No entanto, o indicado é que você respeite os seus limites e cada etapa descrita anteriormente para garantir melhores resultados. Ninguém se torna fluente de um dia para o outro; por isso, tente tornar o momento divertido e pratique o inglês todos os dias para garantir um bom desenvolvimento.

Viu só como é totalmente possível trabalhar a proficiência vendo filmes sem legenda? A atividade é descontraída e leve, o que fará com que o praticante se sinta mais engajado para estudar em qualquer horário do dia. Além dos filmes, lembre-se que você ainda pode buscar outros recursos disponíveis online, como textos e músicas para treinar.

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe o post nas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso às dicas para atingir a fluência no inglês!

Share