Entenda o que é o Mindfulness e como aplicá-lo em sua rotina

É normal ter um grande número de tarefas diárias para cumprir e realizá-las de forma automática. Com isso, é comum não lembrar de como ou quando você realizou cada uma delas. Quem deseja mudar essa situação, evitar o estresse e realizar ações com mais cuidado e atenção precisa entender o que é Mindfulness.

Essa prática entende que viver no modo automático faz com que deixemos de dar atenção a pontos importantes e que podem prejudicar as nossas relações e a nossa qualidade de vida. Ter uma mente cansada e com os pensamentos agitados atrapalha toda a nossa rotina, por isso, é fundamental manter a harmonia.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender o que é Mindfulness e começar a praticar hoje mesmo. Boa leitura!

Afinal, o que é Mindfulness?

Mindfulness significa atenção plena. O método usa técnicas para focar no momento presente e eliminar sensações negativas. O tempo de prática pode variar de acordo com a sua disponibilidade e é necessário direcionar sua atenção para a respiração e as sensações do corpo.

Assim, podemos entender o Mindfulness como uma forma de se manter focado no presente, de maneira a ter consciência plena de todas as sensações e emoções que a rotina nos proporciona. Isso é importante porque as distrações do dia a dia nos privam da consciência do presente.

Assim, a prática resulta em mais saúde mental, criatividade, satisfação pessoal e profissional, além da sensação de relaxamento e felicidade.

Como surgiu?

Ao contrário do que muita gente acredita, o Mindfulness não tem origem no oriente. Ele surgiu em 1979 a partir de um estudo realizado pelo professor Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts, em parceria com o hospital da Escola de Medicina da instituição.

O objetivo da pesquisa era promover a qualidade de vida e o bem-estar por meio de um programa de 8 semanas conhecido como Mindfulness Based Stress Reduction. No fim do trabalho, os resultados surpreenderam as equipes médicas e o método começou a ser aplicado por outros hospitais.

Os benefícios atraíram mais pessoas interessadas em conhecer a técnica, que passaram a incorporar a prática Mindfulness às suas rotinas.

Quais os benefícios do Mindfulness?

A rotina atual de muitas pessoas sofreu mudanças. Hoje, precisamos de tempo para estudar e trabalhar em casa, o que pode causar sentimentos de ansiedade e angústia em algumas pessoas. Nesses casos, o Mindfulness pode proporcionar bem-estar e trazer mais tranquilidade para o cotidiano.

Confira alguns benefícios da prática.

Reduz a ansiedade

Com o Mindfulness, é possível ter uma melhor regulação emocional, o que permite que você entenda e lide de forma eficaz com suas emoções e seus sentimentos. A prática também ajuda a diferenciar ameaças reais de ideias e crenças equivocadas sobre a realidade.

Aumenta a satisfação do corpo

Muitas pessoas sofrem com a insatisfação corporal. Indivíduos que praticam o Mindfulness experimentam uma redução significativa nesse descontentamento, o que promove ganhos em autocompaixão e apreciação do corpo.

Melhora a concentração

Em nossa vida, somos bombardeados por estímulos externos e informações provenientes da tecnologia. Tudo resulta em desatenção e tira nosso foco do que realmente interessa. Praticar o Mindfulness ajuda a eliminar ruídos mentais e a acalmar os pensamentos indesejados e desnecessários.

Com isso, você pode realizar suas tarefas diárias com mais concentração, garantindo mais produtividade para obter os melhores resultados.

Aumenta o autoconhecimento

A prática trabalha profundamente o nosso interior, contribuindo para o desenvolvimento de autoconhecimento e autopercepção. Com isso, é possível identificar os próprios pontos fortes e fracos e melhorar o processo de aprendizagem.

Como praticar Mindfulness no dia a dia?

É possível praticar o Mindfulness quando e onde quiser. A atividade consiste em hábitos que fazem com que você esvazie a mente e aumente a concentração no presente, ou seja, na tarefa que estiver realizando agora. Confira o que fazer.

Treine a respiração

Respirar é uma ação que fazemos sem perceber. Aos poucos, comece a manter o foco na respiração, observando os movimentos do corpo. Concentre-se na contração e na expansão do tórax e do abdome durante o ato de inspirar e expirar o ar pelo nariz. Perceba qual é a sensação do ar entrando e saindo.

É importante acompanhar o curso natural da respiração sem tentar modificá-lo, apenas sentindo as reações que ele provoca.

Observe suas emoções

Permita-se perceber suas emoções depois de um dia de estudo ou durante a meditação matinal, por exemplo. O segredo é não lutar contra os seus sentimentos e entender o que eles estão dizendo. Quais desejos seus não estão sendo atendidos? Por que você se sente assim? Todos esses questionamentos são válidos para o Mindfulness.

Pratique a gratidão

Ao acordar, crie uma lista de pessoas e situações que ajudam você a se manter feliz e disposto hoje. Pode agradecer seus pais, amigos, saúde, empresa, finanças, casa e outras coisas nas quais se apoia.

Mesmo que esteja passando por um momento difícil, tente se lembrar de que existem motivos para ser grato — mesmo que sejam coisas simples do dia a dia. Passe cerca de 10 minutos fazendo isso com foco total.

Contemple os afazeres corriqueiros

Seja qual for a tarefa que você está realizando, tente fazê-la em silêncio. Uma refeição, por exemplo, pode ser aproveitada de forma lenta e profundamente contemplativa. Repare em cada detalhe do seu dia, de maneira atenta, alegre e concentrada.

Conecte-se com a natureza

Contemplar a natureza em sua essência é um ótimo exercício de Mindfulness. Por isso, tente passar algum período do dia ao ar livre, respirando pausadamente e observando a beleza que está em volta, o cheiro das flores, o barulho da chuva, o calor dos raios de sol, as texturas e sensações que o meio ambiente proporciona.

Agora que você sabe o que é Mindfulness, pode começar a aplicar a prática no dia a dia para alcançar um estado de atenção plena nas tarefas. Isso contribui para a cognição e resulta em melhor performance no trabalho e nos estudos, o que ajuda a conquistar objetivos pessoais e profissionais.

Gostou das dicas e não quer perder nenhum conteúdo? Então, siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Share