Conheça 5 brincadeiras em inglês para seu filho nas férias

Chegam as férias e com elas uma preocupação dos pais — o que fazer para entreter as crianças em casa? O que inventar para que elas não tenham que enfrentar o tédio? Saiba que é possível aproveitar esse período para curtir bons momentos em família.

Você já pensou, por exemplo, em fazer brincadeiras em inglês com seu filho? Isso mesmo! A dica é aproveitar a descontração para treinar o idioma. Mas não estamos sugerindo nada forçado: a ideia é que tudo seja muito lúdico, tornando o aprendizado da língua algo natural para as crianças.

Quer conhecer as nossas sugestões? Acompanhe nosso post, descubra a importância de estudar inglês — inclusive nas férias — e fique por dentro de 5 brincadeiras para fazer com seu filho utilizando o idioma. Veja também como funciona o programa de férias da Cultura Inglesa!

Importância de estudar inglês nas férias

Todo mundo sabe da importância das férias para que as crianças possam deixar os cadernos e livros de lado para descansar e curtir bons momentos de lazer. Nesse contexto, pode parecer estranho que elas estudem inglês nesse período, não é mesmo?

Porém, da mesma forma que falamos nosso idioma materno para nos comunicarmos e realizarmos nossas atividades rotineiras, podemos aproveitar para incorporar o inglês em alguns momentos do nosso dia-a-dia também na hora de brincar.

Dessa maneira, a segunda língua se torna algo cada vez mais natural para a criança. E como estamos sugerindo de fazer isso nas férias, nada melhor do que propor brincadeiras em inglês — de forma lúdica, você colabora para o desenvolvimento cognitivo e enriquece o vocabulário do seu filho.

Os pais transformam, assim, a prática da língua inglesa em um momento agradável e divertido, conseguindo entreter as crianças com diferentes atividades em família.

5 brincadeiras em inglês para fazer com seu filho

Quer saber como você pode utilizar o idioma para brincar com materiais e brinquedos que você tem em casa? Confira nossas dicas de brincadeiras em inglês a seguir!

1. Jogos variados

Aproveite o idioma para incorporá-lo em diferentes brincadeiras e jogos. Escolha a opção de acordo com a faixa etária do seu filho e divirtam-se. Veja o que vocês podem fazer:

  • amarelinha — desenhe a amarelinha no quintal ou em um papel grande colado ao chão dentro de casa e aproveite para treinar os números em inglês a cada jogada;
  • STOP — para as crianças maiores, você pode resgatar o STOP, mas com palavras em inglês. Você cria categorias (nome, cor, fruta, cidade, animal, objeto) e os participantes devem preencher uma folha de papel com a letra sorteada. Quem for mais rápido, fala STOP. Depois é só conferir a pontuação (10 para quem escreveu a palavra certa, 5 para quem escreveu a mesma palavra que outro jogador e zero para quem deixou em branco);
  • massinha — aproveite as cores variadas das massinhas para nomeá-las em inglês com as crianças menores. Você pode também criar animais e outros objetos também utilizando o idioma;
  • jogo da memória — você pode fazer cartinhas no computador de animais ou objetos e imprimir para brincar de jogo da memória. Assim que achar o par, o participante deve falar a que se refere as cartas, porém utilizando o inglês.

2. Contação de histórias

Que tal instigar a imaginação dos pequenos, com a leitura de histórias infantis em inglês? Escolha um livro de acordo com a faixa etária do seu filho e curta bons momentos com ele. Além de incentivar o interesse pela literatura, vai melhorar a audição, fala e também escrita na língua inglesa das crianças. Tudo de um jeito leve e cheio de fantasia!

Você pode, inclusive, criar um cantinho da leitura na sua casa com almofadas, uma luminária e uma prateleira para fazer uma minibiblioteca em inglês para as crianças.

3. Cineminha

Uma das brincadeiras que vai atrair crianças de diferentes idades é o cineminha. Pegue o balde de pipoca e escolha um desenho animado ou filme para assistir com seu filho com áudio e/ou legenda em inglês. Eles poderão curtir boas histórias e ainda treinar o ouvido no idioma.

4. Som na caixa

Para os mais agitados, a ideia é fazer uma discoteca em casa, escutando e cantando as músicas em inglês. Escolha canções que sejam do interesse do seu filho, imprima a letra (se precisar) e brinquem de cantar. Não se preocupe se as palavras não saírem na pronúncia correta, o importante é se divertir aprendendo mais sobre o idioma.

Vocês podem também tocar instrumentos (inclusive aqueles feitos de sucata) com a criança e até mesmo montar uma banda para tornar a brincadeira ainda melhor. Peça para alguém gravar o momento e, desse modo, vocês possam dar boas risadas assistindo ao próprio show depois.

5. Mestre-cuca

Por último, você pode levar a brincadeira para a cozinha. Escolha uma receita simples em inglês, como a de um bolo de chocolate ou cenoura, e prepare com seu filho, falando os ingredientes no idioma. A ideia é que ele coloque a mão na massa!

Quer uma maneira mais deliciosa de se divertir e ainda aprimorar o vocabulário da criança?

Programa de férias da Cultura Inglesa

A Cultura Inglesa, referência no ensino de inglês para todas as idades, pode dar uma forcinha para os pais que têm uma rotina mais corrida e proporcionar momentos com diferentes brincadeiras em inglês para o seu filho.

O programa de férias — chamado de Holiday Club — dura uma ou duas semanas e oferece diferentes atividades dinâmicas e em grupo que envolvem: esportes, cinema, música, culinária, games, faz de conta e muito mais.

A escola utiliza brinquedos, meios multimídia e muita criatividade para unir o ensino de inglês às atividades de recreação, ou seja, a melhor forma de uma criança aprender o idioma.

Viu só como as brincadeiras em inglês vão deixar as férias muito mais divertidas e ainda enriquecer o vocabulário do seu filho, incorporando o idioma em diferentes atividades? Aproveite para curtir bons momentos com a criança e ainda invista no ensino da língua inglesa de um modo bastante lúdico.

Quer conhecer melhor o programa de férias para crianças da Cultura Inglesa? Então aproveite para descobrir a unidade mais próxima de você e entrar em contato com a gente!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *