Conheça 14 brincadeiras em inglês para seu filho nas férias

Chegam as férias e, com elas, uma preocupação dos pais: o que fazer para entreter as crianças em casa? O que inventar para que elas não tenham que enfrentar o tédio? Pois saiba que é possível aproveitar esse período para curtir bons momentos em família.

Você já pensou, por exemplo, em fazer brincadeiras em inglês com seu filho? Isso mesmo! A dica é aproveitar a descontração para treinar o idioma. Mas não estamos sugerindo nada forçado: a ideia é que tudo seja muito lúdico, tornando o aprendizado da língua algo natural para as crianças.

Quer conhecer as nossas sugestões? Acompanhe o nosso post, descubra a importância de estudar inglês — inclusive nas férias — e fique por dentro de 14 brincadeiras para fazer com seu filho utilizando o idioma. Veja, também, como funciona o programa de férias da Cultura Inglesa!

Guia completo ajudar seu filho a aprender inglês

A importância de estudar inglês nas férias

Todo mundo sabe da importância das férias para que as crianças possam deixar os cadernos e livros de lado para descansar e curtir bons momentos de lazer. Nesse contexto, pode parecer estranho que elas estudem inglês nesse período, não é mesmo?

Porém, da mesma forma que falamos nosso idioma materno para nos comunicarmos e realizarmos nossas atividades rotineiras, podemos aproveitar para incorporar o inglês em alguns momentos do nosso dia a dia e, também, na hora de brincar.

Dessa maneira, a segunda língua se torna algo cada vez mais natural para a criança. E como estamos sugerindo para fazer isso nas férias, nada melhor do que propor brincadeiras em inglês. Afinal, dessa forma lúdica, você colabora para o desenvolvimento cognitivo e enriquece o vocabulário do seu filho.

Assim, os pais transformam a prática da língua inglesa em um momento agradável e divertido, conseguindo entreter as crianças com diferentes atividades em família.

14 brincadeiras em inglês para fazer com o seu filho

Quer saber como você pode utilizar o idioma para brincar com materiais e brinquedos que você tem em casa? Confira as nossas dicas de brincadeiras em inglês, a seguir!

1. Jogos variados

Aproveite o idioma para incorporá-lo em diferentes brincadeiras e jogos. Escolha a opção de acordo com a faixa etária do seu filho, e divirtam-se. Veja o que vocês podem fazer:

  • amarelinha — desenhe a amarelinha no quintal ou em um papel grande colado ao chão dentro de casa, e aproveite para treinar os números em inglês a cada jogada;
  • STOP — para as crianças maiores, você pode resgatar o STOP, mas com palavras em inglês. Você cria categorias (nome, cor, fruta, cidade, animal, objeto) e os participantes devem preencher uma folha de papel com palavras iniciando com a letra sorteada. Quem for mais rápido fala STOP. Depois é só conferir a pontuação (10 para quem escreveu a palavra certa, 5 para quem escreveu a mesma palavra que outro jogador e zero para quem deixou em branco ou colocou uma palavra errada);
  • massinha — aproveite as cores variadas das massinhas para nomeá-las em inglês com as crianças menores. Você pode também criar animais e outros objetos utilizando o idioma;
  • jogo da memória — você pode fazer cartinhas no computador de animais ou objetos e imprimir para brincar de jogo da memória. Assim que achar o par, o participante deve falar a que se referem as cartas, porém, utilizando o inglês.

2. Contação de histórias

Que tal instigar a imaginação dos pequenos com a leitura de histórias infantis em inglês? Escolha um livro de acordo com a faixa etária do seu filho e curta bons momentos com ele. Além de incentivar o interesse pela literatura, essa atividade vai melhorar a audição, fala e escrita na língua inglesa das crianças. Tudo de um jeito leve e cheio de fantasia!

Você pode, inclusive, criar um cantinho da leitura na sua casa com almofadas, uma luminária e uma prateleira para fazer uma minibiblioteca em inglês para as crianças.

Curso Crianças

3. Cineminha

Uma das brincadeiras que vai atrair crianças de diferentes idades é o cineminha. Pegue o balde de pipoca e escolha um desenho animado ou filme para assistir com seu filho com áudio e/ou legenda em inglês. A atividade permite curtir boas histórias e ainda treinar o ouvido no idioma.

4. Som na caixa

Para os mais agitados, a ideia é fazer uma discoteca em casa, escutando e cantando as músicas em inglês. Escolha canções que sejam do interesse do seu filho, imprima a letra (se precisar), e brinquem de cantar. Não se preocupe se as palavras não saírem na pronúncia correta, o importante é se divertir aprendendo mais sobre o idioma.

Vocês podem também tocar instrumentos (inclusive aqueles feitos de sucata) com a criança e até mesmo montar uma banda para tornar a brincadeira ainda melhor. Peça para alguém gravar o momento para dar boas risadas assistindo ao próprio show depois.

5. Mestre-cuca

Por que não levar a brincadeira para a cozinha? Escolha uma receita simples em inglês, como a de um bolo de chocolate ou cenoura, e prepare com o seu filho, falando os ingredientes no idioma. A ideia é que ele coloque a mão na massa! Sem dúvida, é uma maneira deliciosa de se divertir e ainda aprimorar o vocabulário da criança.

6. Jogos clássicos de tabuleiro

Investir em jogos clássicos de tabuleiro é uma ótima forma de fazer com que a criança treine as suas habilidades em inglês, como a audição e a leitura. Além disso, a brincadeira ainda ajuda a promover uma interação social e estreitar os laços entre os participantes, uma vez que é preciso jogar com outras pessoas.

O Boggle, por exemplo, tem o objetivo de localizar palavras em um quadro, dentro de um tempo previamente estipulado. Já o Dixit exercita a oralidade da criança, uma vez que ela terá que dar dicas para que os outros participantes adivinhem qual foi a palavra sorteada. Por fim, o Pictionary — conhecido no Brasil como Imagem e Ação — é um divertido jogo de adivinhação por meio de desenhos e mímicas.

7. Palavras cruzadas

As palavras cruzadas são ótimas para treinar o vocabulário das crianças; afinal, elas precisarão não apenas conhecer as respostas para as perguntas do diagrama, como também soletrar essas palavras.

O melhor de tudo é que é possível encontrar diagramas para todos os níveis de inglês, até mesmo na internet, de forma a garantir que a criança conseguirá resolvê-los sem muita dificuldade, garantindo a diversão.

8. Batalha Naval

Ainda que seja possível encontrá-la como jogo de tabuleiro, a Batalha Naval foi originalmente criada para ser jogada com lápis e papel. Para isso, basta desenhar grids de 10 x 10 quadrados. As linhas serão denominadas por letras de A a J, enquanto as colunas serão enumeradas de 1 a 10.

O objetivo é que o jogador consiga encontrar onde estão escondidas as embarcações do adversário, apenas por meio de coordenadas mencionando linha e coluna — por exemplo, C9 representa o quadrado localizado onde a linha C cruza com a coluna 9. Por isso, é uma ótima forma de treinar a pronúncia de letras e números em inglês.

Ao encontrar todos os quadrados que contêm uma parte da mesma embarcação, ela é afundada. Assim, o primeiro jogador que conseguir encontrar e afundar toda a frota do adversário ganha.

As frotas são formadas por:

  • um porta-aviões, de cinco quadrados;
  • dois navios-tanque, de quatro quadrados;
  • três contratorpedeiros, de três quadrados;
  • quatro submarinos, de dois quadrados.

9. Bingo

Se o seu filho está precisando exercitar a audição de números em inglês, o bingo é uma ótima opção de brincadeira. Basta escrever os números de um determinado intervalo — por exemplo, de 1 a 50 — em pedacinhos de papel e dobrá-los. Depois, é preciso fazer uma cartela com números variados, de forma que a criança possa marcá-los conforme os papéis forem sorteados. Vence aquele que completar a cartela primeiro e gritar “Bingo”!

10. Pula corda contando

Se o seu filho tem muita energia para gastar, uma boa válvula de escape pode ser pular corda. E, para deixar a brincadeira mais didática, que tal treinar a habilidade do pequeno de contar em inglês? Para isso, faça com que a criança comece a contar os pulos, recomeçando cada vez que errar o salto ou a palavra em inglês.

11. Batata quente com nomes

Se você tem um grupo de crianças disponível para a brincadeira, uma boa ideia é jogar batata quente e fazer com que elas treinem o vocabulário em inglês. Para isso, basta posicioná-las de forma a fazer um círculo. Depois, dê a um dos pequenos um objeto que caiba dentro das mãos e faça com que eles passem o item de uma pessoa para a outra, enquanto toca uma música.

Quando o som parar, quem estiver de posse do item deve dizer o nome do objeto em inglês. Se a criança acertar, a brincadeira continua normalmente. Porém, se ela errar, deverá se retirar da roda e aguardar até que haja um vencedor. Ganha quem for o último participante a não ser eliminado.

12. Associação de colunas

Essa brincadeira é uma ótima forma de memorizar os significados ao associar a palavra com aquilo que ela designa. Para isso, basta imprimir algumas imagens e, em folhas separadas, os termos em inglês. Depois, forme duas colunas — uma com as gravuras e outra com as palavras — de forma aleatória e peça para que a criança faça as associações corretas.

Se ela ainda estiver aprendendo esse vocabulário, você pode ajudá-la durante a brincadeira ou dar as respostas antes de começar, para que ela tente memorizá-las. Porém, é importante deixar que ela se esforce para conseguir o máximo de combinações sozinha.

13. Dança da cadeira com cards

Se o que as crianças precisam é treinar a pronúncia em inglês, então essa versão da famosa dança da cadeira é a ideal! Normalmente, há um assento a menos em relação ao número de participantes, e quem não conseguir um lugar para sentar quando a música parar de tocar está eliminado, certo?

Na versão em inglês, todas as crianças encontrarão uma cadeira disponível quando a música parar. Porém, em cada uma delas, haverá um papel com uma palavra escrita no idioma, que deverá ser pronunciada pelo participante que ali sentou. Se ele errar, será desclassificado da brincadeira.

14. Colorir desenhos

Nossa última dica deste post é para brincar de colorir desenhos utilizando o inglês. Para isso, basta imprimir uma imagem apenas com o contorno, para que a criança possa pintá-la com lápis de cor, canetinhas ou giz de cera.

Depois, escreva uma legenda indicando a cor na qual cada parte deverá ser pintada, só que em inglês. Assim, o seu filho poderá se divertir e ainda treinar esse vocabulário de forma lúdica e prazerosa!

Técnica de Handprint

Muito usada em escolas, a técnica de Handprint é uma ótima forma de aliar diversão e aprendizado, principalmente para as crianças que estão na fase de alfabetização. Para isso, basta utilizar uma tinta que não machuque a pele dos pequenos, pincéis e esponjas, além de muito papel para pintar!

Passando a tinta não mão da criança, você poderá treinar o inglês dela de diversas formas, como pedindo para ela dizer o nome das cores, desenhar e pronunciar o alfabeto e os números, e muito mais. Basta usar a imaginação e se divertir!

Programa de férias da Cultura Inglesa

A Cultura Inglesa, referência no ensino de inglês para todas as idades, pode dar uma forcinha para os pais que têm uma rotina mais corrida e proporcionar momentos com diferentes brincadeiras em inglês para o seu filho.

O programa de férias — chamado de Holiday Club — dura uma ou duas semanas e oferece diferentes atividades dinâmicas e em grupo, que envolvem esportes, cinema, música, culinária, games, faz de conta e muito mais.

A escola utiliza brinquedos, meios multimídia e muita criatividade para unir o ensino de inglês às atividades de recreação, que é a melhor forma de uma criança aprender o idioma.

Viu só como as brincadeiras em inglês vão deixar as férias muito mais divertidas e ainda enriquecer o vocabulário do seu filho, incorporando o idioma em diferentes atividades? Aproveite para curtir bons momentos com a criança e invista no ensino da língua inglesa de um modo bastante lúdico.

Se você gostou das dicas apresentadas neste post, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão desfrutar dessas incríveis brincadeiras com os pequenos!

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.