Saiba como se destacar no mercado de trabalho em 5 passos

A corrida por bons empregos está bastante concorrida, independentemente da área do candidato. Para quem já trabalha, a luta para ser promovido também não é das mais fáceis.

Isso porque hoje não basta apenas ter no currículo um curso de graduação: é necessário continuar se capacitando, manter-se atualizado e também desenvolver habilidades relacionadas à postura e ao comportamento. Dessa maneira, o profissional passa a ser bem-visto pelos recrutadores e gestores.

Quer saber como se destacar no mercado de trabalho? Então, continue a leitura e descubra como impulsionar a sua carreira, seguindo 5 passos!

1. Invista no marketing pessoal

Estamos acostumados a ver empresas utilizarem o marketing para promover suas marcas, seus produtos e serviços. Mas que tal se valer dessas estratégias para promover suas competências e seus diferenciais?

Estamos falando do marketing pessoal, uma maneira de o profissional se destacar. Como fazer isso? A primeira dica é cuidar da sua imagem, ou seja, escolher uma roupa adequada e cuidar da aparência quando for para entrevista de emprego e no dia a dia profissional.

Além disso, é fundamental ter atenção à sua postura, demonstrando confiança no que faz, olhando nos olhos dos colegas para transmitir honestidade e cultivando um bom relacionamento interpessoal com a equipe.

Fazer marketing pessoal é também construir seu networking, buscando contatos de profissionais da sua área para que você possa mostrar seus interesses, potenciais e, quem sabe, fazer parcerias ou ser indicado para uma vaga de emprego.

Um ponto importante é também ficar em alerta com as fotos e os comentários que você posta nas redes sociais. Muitos recrutadores ficam de olho nesses canais e podem eliminar um candidato que tenha um comportamento que vá contra os valores da empresa, por exemplo.

2. Não pare de estudar

Quando terminamos o ensino superior, conquistamos apenas o primeiro passo da nossa vida profissional. É claro que você adquire uma bagagem importante nos bancos da universidade, mas é preciso ir além.

Assim, uma das formas de como se destacar no mercado de trabalho é nunca parar de estudar. Faça um plano de carreira para que você consiga se organizar para buscar as qualificações que vão fazer a diferença no seu currículo.

Invista em cursos de pós-graduação, como especialização e MBA, ou ainda cursos livres, como os voltados para novas tecnologias. Dessa forma, você se mantém atualizado, aprimora suas competências e também aproveita as aulas para fazer networking.

3. Desenvolva as soft skills

Muitas pessoas buscam informações de como se destacar no mercado de trabalho, porém direcionam seus esforços somente para as hard skills, que são as habilidades relacionadas ao nosso conhecimento técnico e científico.

Contudo, as empresas não buscam apenas um candidato que tenha feito uma boa universidade e que seja ágil para fazer projetos e resolver problemas. É preciso que o profissional desenvolva também competências mais subjetivas, relativas ao seu relacionamento interpessoal e comportamento.

São as chamadas soft skills, habilidades valorizadas no ambiente corporativo, como:

  • resiliência: é a capacidade de não se abater com as pressões e tensões do ambiente de trabalho. São pessoas que sabem utilizar a inteligência emocional e conseguem, inclusive, tirar bons aprendizados dos erros, feedbacks negativos ou outras situações desfavoráveis;
  • flexibilidade: é aquele candidato que não tem medo de desafios, quer dizer, consegue sair da zona de conforto para trabalhar em novos projetos, departamentos ou até mesmo com colegas que têm opiniões divergentes;
  • proatividade: é a habilidade de antecipar cenários e buscar soluções antes que um simples problema tome grandes proporções;
  • boa comunicação: é saber conversar, redigir um e-mail ou conduzir uma reunião, transmitindo de forma clara suas ideias e seus pontos de vista e sabendo o momento de escutar o outro;
  • facilidade para trabalhar em equipe: os gestores buscam profissionais que conseguem desenvolver bons trabalhos em grupo, ou seja, que são empáticos e respeitam o talento e as ideias dos colegas. Sabem que a empresa só vai crescer se houver um esforço conjunto da equipe.

4. Acompanhe as novas tecnologias

O mundo é muito dinâmico, e os candidatos que querem descobrir como se destacar no mercado de trabalho precisam acompanhar as tendências da sua área. Dessa maneira, é importante ficar de olho, principalmente, em novas tecnologias, como equipamentos, softwares e aplicativos voltados para o seu segmento.

Para isso, acompanhe revistas, blogs e outras publicações do seu setor, bem como eventos para que você não perca as novidades do mercado.

Desse modo, você demonstra que se mantém atualizado e que está preparado para a vaga de emprego ou, até mesmo, para conseguir um cargo mais alto na empresa.

5. Priorize o aprendizado de inglês

Você sabia que ainda não somos fluentes na língua inglesa? Apenas 3% dos brasileiros dominam a língua. É um aprendizado cada vez mais exigido pelos gestores e que vai diferenciar o candidato, já que a conectividade e a globalização acabaram com as fronteiras e os negócios são feitos com frequência com empresas estrangeiras. Sem contar as empresas que já têm presença em outros países e precisam de profissionais que sejam fluentes no idioma.

Com o domínio de uma segunda língua, você melhora seu raciocínio, tem mais facilidade para estudar, inclusive conteúdos estrangeiros, consegue se sair bem em uma entrevista em inglês e também está pronto para participar de reuniões ou congressos internacionais.

Uma pesquisa da consultoria de emprego Catho apontou que o domínio de uma língua estrangeira pode, inclusive, aumentar o salário do profissional em 52%. Não dá para deixar essa chance passar, não é mesmo?

Por isso, invista em cursos de inglês de escolas de referência, que tenham professores altamente especializados, boa infraestrutura e recursos tecnológicos para otimizar o aprendizado. Você pode também aproveitar o curso de férias oferecido por essas instituições, que permite ao aluno aprender a língua ainda mais rápido.

Além dos cursos regulares, dá para treinar o inglês em casa também: assistindo a filmes e séries com legenda em inglês ou selecionando podcasts no idioma.

Viu só como se destacar no mercado de trabalho? Siga os passos que apresentamos neste post, com especial atenção para o aprendizado de inglês. Com isso, você valoriza seu currículo e fica mais preparado para alcançar as melhores oportunidades ou ainda os cargos mais cobiçados na empresa onde trabalha.

Quer ficar por dentro de outras dicas para alavancar sua carreira e entender melhor importância do inglês para seu sucesso profissional? Então, não perca tempo e assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *