Pronúncia em inglês: 8 dicas para você melhorar essa skill

Você está descobrindo novas palavras e, quando vai treinar a conversação, percebe que precisa melhorar a pronúncia em inglês? Ou já tentou conversar com alguém e a pessoa não entendeu o que você estava dizendo?

Saiba que você não está sozinho. Muitos alunos que dominam as regras gramaticais e ortográficas do idioma, vez ou outra, também sentem dificuldade em falar os termos do modo correto.

A boa notícia é que dá para melhorar essa skill e ganhar confiança para conversar na língua inglesa. Quer 8 dicas para ficar craque na pronúncia? Venha com a gente e confira o post que preparamos para você!

1. Comece falando devagar

Muitas vezes, as pessoas ficam atrapalhadas para falar inglês porque querem se comunicar logo de cara, como se estivessem em uma conversa normal. Contudo, para alguns termos, é necessário entender qual é a entonação correta. Por isso, a dica é: comece falando as palavras devagar; assim você consegue controlar a respiração e acertar na pronúncia.

Uma sugestão é acompanhar uma série ou um filme com o áudio em inglês e prestar atenção no movimento da boca e dos lábios para cada palavra. Para fazer o som de “TH”, por exemplo, é necessário colocar a língua entre os dentes superiores e inferiores. Considere também a ênfase que é preciso dar para cada sílaba.

Então, tenha paciência e dedique um tempinho a mais para treinar a conversação sem ter pressa de concluir uma frase. Dê atenção a cada termo para que, aos poucos, você assimile a sonoridade correta.

2. Treine a pronúncia das palavras separadamente

Além de falar as palavras mais devagar, com atenção ao movimento da boca e da língua, outro treino para ajudar na pronúncia em inglês é falar os termos separadamente. Você pode selecionar as palavras com as quais têm mais dificuldade na hora da conversação e escrevê-las em cards. Separe um momento do dia para pegar os cards e repetir cada termo indicado.

Ao melhorar essa habilidade, você fica mais seguro para usar expressões, falar frases completas e conversar usando o idioma, até mesmo no trabalho.

3. Cante suas músicas favoritas em inglês

Uma maneira descontraída de aperfeiçoar essa habilidade é fazer uma playlist com suas músicas favoritas em inglês. O primeiro passo é escutá-las com atenção acompanhando, se possível, a letra. Aproveite esse momento para identificar melhor a sonoridade de cada palavra.

Depois, é só soltar a voz para exercitar a pronúncia no idioma. Melhorar essa skill cantando uma música é também um bom exercício para você descobrir as palavras e expressões na língua inglesa que você considera mais difíceis.

4. Pratique com um amigo

Uma boa forma de praticar e melhorar a pronúncia em inglês é conversando no idioma com um amigo. Vocês podem escolher um tema para conversar ou tentar se comunicar contando fatos do dia a dia mesmo. Se não der para se reunir, use como alternativa o envio de áudios pelo WhatsApp.

O bom de um diálogo é que você vai descobrir se está falando as palavras e expressões de um modo que seu interlocutor entenda. Nessa hora, deixe a vergonha de lado para se expressar em inglês, já que é normal cometermos erros. Aliás, eles servem para nos alertar dos pontos em que é preciso reforçar os estudos.

5. Exercite seu listening

Quando a gente fala em treinar essa skill, além de praticar a conversação e repetir palavras, é fundamental treinar o ouvido. Então abuse do listening: você pode escolher seus filmes e séries favoritos e assistir, em um primeiro momento, com as legendas em inglês e, depois, sem legendas, apenas acompanhando a história com o áudio.

A dica nesse caso é pegar episódios cujo enredo você já conheça para conseguir se concentrar melhor no listening, com atenção à entonação das sílabas e aos movimentos da boca para cada termo falado.

6. Ouça podcasts

Um jeito bem interessante de praticar a pronúncia com o listening é ouvindo podcasts em inglês. Você pode acompanhar histórias, notícias e canais de temas variados no idioma — como cinema, literatura e esportes — por meio do celular ou do computador.

Como só há o áudio e não imagens, é uma maneira de concentrar o aprendizado na pronúncia e também de conhecer diferentes sotaques. O recomendado é buscar temas de seu interesse e de acordo com seu nível de compreensão da língua.

O bom é que com o podcast dá para treinar o ouvido de qualquer lugar: indo para o trabalho, na academia ou ainda enquanto caminha.

7. Grave vídeos

Por fim, você pode aprimorar a pronúncia do inglês gravando vídeos seus com a câmera do celular. É uma forma de descobrir como você fala, inclusive com atenção aos movimentos da boca.

O que gravar? Pode ser um trecho de um filme, por exemplo. Verifique o áudio original e como ficou sua gravação, analisando os momentos em que é preciso melhorar a ênfase e o tom dados às palavras.

Assim, você terá outra perspectiva sobre o seu desempenho, o que será um incentivo a mais para continuar treinando.

8. Invista em um curso para treinar a pronúncia em inglês

Além das dicas de exercícios que mostramos nos tópicos anteriores, para melhorar a pronúncia em inglês, é interessante investir em cursos e workshops de conversação de uma escola de inglês, como os oferecidos pela Cultura Inglesa.

Dessa forma, você aprende a se comunicar em inglês, seja qual for o seu nível de conhecimento do idioma, ganhando mais confiança para usar a língua em viagens e no trabalho.

O curso de inglês da Cultura Inglesa oferece aos alunos as melhores ferramentas tecnológicas, além do acompanhamento de professores especializados, permitindo que você aprenda o idioma com atividades dinâmicas e interativas.

Coloque em prática essas dicas para arrasar na pronúncia em inglês. Quanto mais você treinar a conversação e o listening, mais fácil será assimilar os sons de palavras e expressões e até pensar no idioma!

Quer ficar por dentro de cursos e workshops que vão ajudar você a melhorar seu inglês? Entre em contato com a Cultura Inglesa e descubra os diferenciais dos programas oferecidos!

Share