Confira 6 TED Talks que vão ajudar você a conquistar seus objetivos

Se você busca inspiração para manter o foco e cumprir suas metas, deixando o medo, a procrastinação e outros fatores para trás, precisa acompanhar as TED Talks. Estamos falando de um evento que reúne grandes mentes, como ganhadores do Nobel, empresários, presidentes de fundações, pesquisadores, nerds e até celebridades.

TED é a sigla em inglês para Technology, Entertainment and Design e, nesse encontro, é possível assistir a diversas palestras curtas de, no máximo, 18 minutos, com os depoimentos de personalidades bem-sucedidas. O intuito é acompanhar ideias, lições e mensagens sobre temas variados que vão servir de inspiração e motivar você a se desenvolver pessoalmente e na carreira.

Quer ficar por dentro de 6 palestras que podem ser úteis para você alcançar seus objetivos? Não perca as nossas sugestões a seguir!

1. Uma abordagem mais humana sobre a produtividade

Sabe aquela sensação de ter ficado ocupado o dia todo, mas perceber que não rendeu como deveria. Temos o hábito de dizer que estamos sem tempo e sempre com a agenda repleta de coisas a cumprir, já que a rotina está cada vez mais agitada, mas será que nesse corre-corre conseguimos ser produtivos?

A TED Talk “Uma abordagem mais humana sobre a produtividade”, de Chris Bailey, especialista em produtividade, toca exatamente nesse ponto. A palestra mostra que se você está sempre cheio de trabalho, mas não vê os resultados de todo o seu esforço, é necessário definir suas intenções.

Como fazer isso? Logo cedinho, faça uma reflexão sobre 3 tarefas que você quer finalizar até o final do dia. Desse modo, é possível direcionar sua atenção nessas atividades e cumprir o que você se propôs.

2. Como multiplicar seu tempo

Com o mundo digital, somos bombardeados de informações que chegam a todo instante. Assim, não é à toa que nos tornamos imediatistas, o que nos leva, muitas vezes, a tomar decisões somente porque elas são urgentes. Em outras palavras: fazemos tudo de última hora.

Entretanto, como estamos sempre correndo contra o relógio, ter essa atitude pode não ser uma estratégia inteligente. É isso o que diz uma das TED Talks que você não pode perder. “Como multiplicar seu tempo”, palestra do estrategista de autodisciplina Rory Vaden, propõe que você comece a pensar: o que consigo fazer hoje para melhorar o meu futuro?

Desse modo, com um pouco de planejamento, você ganha tempo e facilita sua vida com coisas simples. Ele dá um exemplo: quando precisamos colocar nossas contas no débito automático, temos que realizar todas as configurações necessárias, o que faz, muitas vezes, com que adiemos esse processo. No entanto, quando isso fica automatizado, ganhamos tempo.

É importante, portanto, se planejar para longo prazo, delegando tarefas e otimizando processos em nosso dia a dia.

3. Como construir sua confiança criativa

Para realizar nossos sonhos, precisamos nos dedicar e trabalhar duro, com objetividade. Será que só isso basta? Para ser bem-sucedido hoje, é preciso, além de ter uma postura mais prática e objetiva, ter também uma dose de criatividade.

É isso o que aborda uma das TED Talks da nossa lista: “Como construir sua confiança criativa”, do empresário e designer David Kelley. Ele explica como podemos ter a confiança para acreditar em nossas próprias ideias e também em nosso lado criativo.

A palestra fala que todo mundo é criativo, basta reduzir a insegurança que ronda a nossa mente — como o medo de errar ou de se expor, por exemplo — para alcançarmos nossos propósitos.

4. Por que você vai falhar em ter uma carreira brilhante

Independentemente da sua área de atuação, você já se imagina que vai começar em um cargo simples, como um estágio, será promovido, até conseguir conquistar uma posição mais alta ou até mesmo um trabalho no exterior. É uma visão comum que temos do que chamamos de carreira brilhante.

Mas por que muitas pessoas não chegam nem perto do que delinearam em suas mentes? Em “Por que você vai falhar em ter uma carreira brilhante”, Larry Smith, professor de economia, diz que isso ocorre porque inventamos várias desculpas em nossa trajetória profissional, ou seja, nos autossabotamos.

Com isso, não corremos atrás de nossos sonhos, o que pode nos manter estagnados profissionalmente ou em um trabalho com o qual a gente não se identifica.

5. Experimente algo novo por 30 dias

Uma das TED Talks que pode fazer você rever sua forma de pensar é a “Experimente algo novo por 30 dias”, de Matt Cutts, engenheiro de software. Ele diz para você imaginar algo que sempre quis fazer, mas nunca conseguiu executar. Depois disso, é só se dedicar para realizar o que determinou por 30 dias.

Você pode, por exemplo, ler um pouco por dia, se exercitar, praticar inglês, fazer dieta ou qualquer outro plano que sempre deixou para trás. Segundo Cutts, dá para fazer pequenas e sustentáveis mudanças em nosso dia a dia para que consigamos conquistar nossas metas.

6. Como ter controle do seu tempo livre

A nossa última sugestão de TED Talk vai ajudá-lo a fazer uma boa gestão de tempo. A palestra “Como ter controle do seu tempo livre” é de Laura Vanderkam, especialista em gestão de tempo. Ela diz que é preciso se planejar e determinar as prioridades.

A especialista orienta que, toda sexta-feira, devemos anotar as prioridades para a semana seguinte. Depois, basta encaixar essas atividades ou compromissos em espaços da agenda em que seja possível realizar essas tarefas.

Ela exemplifica que, se você quer passar mais tempo em família, uma dica é se organizar para que todos tomem o café da manhã juntos. Dessa maneira, mesmo que você esteja muito ocupado, consegue se planejar e se concentrar no que é mais importante.

Está curioso para acompanhar essas conversas e aplicá-las em sua vida? Então, não deixe de assistir a essas e outras TED Talks. Ouvir o depoimento de outras pessoas pode ser o empurrãozinho que faltava para você correr atrás das suas metas, como aprender inglês depois de adulto.

Gostou das dicas que trouxemos para motivar você a ter sucesso? Então, não deixe de compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais!

Share