6 profissões em alta em 2021 e veja como se preparar para elas

Desde o primeiro semestre de 2020, o mercado de trabalho se viu em um processo de evolução constante e acelerado. Por conta das medidas de distanciamento social e os cuidados para barrar a transmissão da Covid-19, a maioria das empresas adotou novas formas de atuação para seus profissionais.

O home office, que era uma realidade para poucos, tornou-se comum e necessário para que os negócios pudessem se manter em funcionamento. Todo esse cenário nos indica que a busca pela inovação será ainda mais forte e certeira. Com isso, despontam algumas profissões em alta diante dessas transformações.

Quer saber quais são elas? Listamos 6 das principais a seguir. Confira!

1. Posições em TI em geral

Falar em transformações e não mencionar as carreiras em TI é quase impossível. São profissões em alta a cada ano, tendo em vista que as empresas só conseguem crescer com investimento em tecnologia e inovação. Desde a manutenção de equipamentos à arquitetura dos sistemas, são várias as funções disponíveis para esses profissionais.

Isso sem falar que os aplicativos e softwares para computador só funcionam graças à expertise desses especialistas. Eles são responsáveis pela criação das aplicações, melhoria na usabilidade, segurança dos dados e informações, pela infraestrutura e por aí vai. Por tamanha importância, há salários que superam R$ 26 mil.

O caminho mais indicado para quem deseja se desenvolver nessa área é se familiarizar com o ambiente digital: linguagens de programação, principais ferramentas de apoio na criação de códigos, frameworks, metodologias ágeis etc.

2. Biomédico

Entre as profissões em alta na área da saúde, a Biomedicina se destaca. O profissional com esse diploma pode cuidar dos diagnósticos por imagem, desenvolver produtos benéficos às pessoas, identificar patologias por meio de exames clínicos, entre outras atribuições. Na pandemia, sua importância foi mais evidenciada.

As pesquisas feitas em laboratórios foram essenciais para identificar, mapear e classificar o vírus, além de desenvolver os testes de diagnóstico e até ajudar na formulação das vacinas. Um biomédico em início de carreira ganha R$ 2,5 mil, mas pode aumentar seus rendimentos em vagas nas grandes empresas e com especialização.

3. Contador

O contador é o profissional que, muitas vezes, cuida da saúde financeira das empresas. Ele entende as normas tributárias e observa de perto se a companhia opera em um equilíbrio econômico. Com as demandas ampliadas na pandemia, também pode atuar como consultor e ajudar os negócios a ter uma sobrevida.

Para se destacar no mercado de trabalho da Contabilidade, além dos conhecimentos técnicos, adotar novas abordagens é essencial. Esse foi um setor que cresceu bastante devido às tecnologias, necessitando profissionais atentos e inovadores. Para isso, as remunerações médias superam os R$ 4 mil.

4. Profissional de compras

O setor de compras talvez tenha sido um dos mais impactados durante a pandemia do Coronavírus. Afinal, muitos fornecedores se viram diante da falta de matéria-prima e da dificuldade de seguir com as produções. Isso teve reflexos nos preços dos produtos e, consequentemente, no orçamento das empresas, que já estava prejudicado.

O profissional de compras é o responsável por fazer as negociações, encontrar os melhores fornecedores e, no fim das contas, permitir que o setor se movimente. Boas noções de logística, controle de estoque e gerenciamento de capital são imprescindíveis, assim como uma atuação com base na transparência e na comunicação –– que é uma das soft skills mais valorizadas no mercado.

Já o salário médio para um analista de compras fica em torno de R$ 3 mil –– valor que pode aumentar à medida que você se dedica aos diferenciais no currículo. Acompanhar o que acontece no mercado nacional e internacional também é importante para potencializar a sua atuação profissional, o que requer certo conhecimento em outros idiomas.

5. Gestor de mídias sociais

Você sabia que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de países com mais usuários de redes sociais? Só aí já é possível perceber o tamanho do palco em que o gestor de mídias sociais pode brilhar. Afinal, com tantos potenciais consumidores online, as ofertas e benefícios das empresas podem chegar a eles facilmente.

Esse profissional tem um salário médio de R$ 4 mil. Entre suas principais funções, podemos listar a criação de estratégias e campanhas para atrair e reter clientes nas redes sociais. Ele também é responsável pela manutenção da imagem da empresa, desde as artes feitas para as publicações até a linguagem usada para interagir com as pessoas.

Para alcançar esse conhecimento estratégico, é importante se preparar para estudos diários. É um campo em que muitas regras e ferramentas mudam a todo momento, exigindo atenção e dedicação do profissional. Um curso superior também é essencial, em paralelo com a atualização constante e aprendizado das técnicas de networking virtual.

6. Profissional de marketing de performance

Essa é mais uma das profissões para quem se forma em Marketing, mas tem grande afinidade com tecnologia. Isso porque o profissional terá que lidar com decisões baseadas em análise de dados para garantir os resultados do setor. Verificará se as estratégias de mídia paga trazem retorno, acompanhará de perto os anúncios e assim por diante.

Para garantir uma vaga no Marketing de Performance, você precisa ser um especialista na área. Então, muito além da faculdade, é preciso acompanhar de perto as tendências de mercado, entender as inovações e como elas são aplicadas nos diferentes segmentos. Conhecer as principais ferramentas de mensuração de resultados também é essencial.

Mas todo esse esforço será recompensado pelas oportunidades valiosas, com salários acima de R$ 7,6 mil para especialistas. Com o crescimento do interesse das empresas pelas mídias sociais, como vimos, a necessidade de ter um profissional acompanhando os resultados só tende a aumentar.

Como vimos, são profissões com grande influência das tecnologias para o desenvolvimento da sociedade. Mas não somente isso: elas também precisam de profissionais que se destacam em sua atuação para potencializar os resultados das empresas. Um desses diferenciais é o domínio do inglês.

Muito mais do que compreender leituras, os profissionais precisam investir também na conversação para alcançar novos patamares na carreira ou determinadas vagas no mercado –– a exemplo de multinacionais e o trabalho no exterior. Uma ligação em inglês com clientes ou colaboradores de outros países pode ser parte da rotina deles no futuro. Por isso, nada melhor do que começar a aprender.

Seja qual for a sua área, busque o aprimoramento constante. Em qualquer uma das profissões em alta ou na carreira da sua escolha, os diferenciais no currículo vão gerar boas oportunidades no mercado de trabalho e até mesmo remunerações mais atrativas.

Agora que você conhece essas dicas para se preparar para o sucesso, que tal compartilhar com seus amigos? Espalhe conhecimento nas redes sociais!

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