Entenda de uma vez como perder o medo de falar inglês em público

Estudantes que desejam se comunicar bem em outra língua devem investir na sua rotina de estudos e praticar todos os dias — especialmente a conversação. Para ampliar seu vocabulário e conseguir se comunicar com mais desenvoltura, é importante entender como perder o medo de falar inglês.

Para buscar e alcançar a fluência, é fundamental trabalhar sua capacidade de compreensão e buscar situações para se expressar. Evite focar na ansiedade e na pressão, pois isso pode gerar um bloqueio que evita a sua evolução no aprendizado. Lembre-se de que quanto mais você praticar, mais a sua pronúncia ficará clara.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você perder o medo de falar inglês em público e se preparar melhor para diversas situações, como entrevistas de emprego, reuniões e intercâmbios. Boa leitura!

Participe de aulas em salas cheias

Treinar em situações informais é a melhor opção para quem ainda tem medo de falar inglês. Por isso, salas de aulas cheias (com mais de 15 alunos) podem ser ótimas oportunidades para se soltar — afinal, todos estão lá para aprender e ninguém vai julgar o modo como você fala.

Ao optar por cursos de idioma é importante entender que as aulas são o momento certo para se esforçar e tentar falar a língua inglesa. O interessante das salas mais cheias é que os professores podem preparar atividades mais dinâmicas e interativas. Dessa forma, nenhum aluno tem desculpa para não falar inglês.

Treine o inglês com um amigo

Mesmo que você seja uma pessoa tímida e pense que não tem como perder o medo de falar inglês, é necessário praticar. Não fuja de situações que possibilitem um aprendizado mais intensivo e a melhora do seu speaking.

Uma boa opção para quem é mais introspectivo é treinar com um amigo. Procure alguém com quem você se identifica, que seja paciente e fale bem a língua. Vocês podem combinar um dia da semana para apenas conversar em inglês.

Caso vocês não consigam se encontrar, outra dica é utilizar o WhatsApp para conversar por meio de áudios. Essa opção também é interessante pois, assim, você pode ouvir a sua própria voz falando outro idioma.

Assim, é possível perceber com mais facilidade a sua evolução, o que gera maior confiança. Perceba quais são as suas dificuldades, as pronúncias que precisam ser melhoradas e as estruturas gramaticais que não estão claras. Além disso, você pode descobrir que se comunica melhor do que imaginava!

Como Aprender Inglês Definitivamente

Saiba que erros fazem parte do processo

Ter uma autocrítica muito elevada pode limitar o seu aprendizado. O medo de errar gera situações desconfortáveis e estressantes, o que faz com que você realmente não consiga falar inglês. Por isso, a dica aqui é: relaxe!

A exposição ao idioma e o erro são essenciais para o aprendizado. É como aprender a dirigir. Se estudar apenas a teoria e tiver medo de pegar o carro ou de deixá-lo morrer, você nunca vai sair dirigindo.

Isso significa que você só aprenderá quando começar a falar. Saiba que errar é importante e natural durante o processo. É ótimo acertar, no entanto, o aluno não esquece os erros —principalmente quando são corrigidos.

Equilibre habilidades de compreensão, fala, leitura e escrita

Para aprimorar ainda mais a sua conversação, é importante equilibrar essa habilidade com outras. A leitura constante, por exemplo, nos dá vocabulário, ajuda a consolidar a gramática e fornece ideias de como se expressar.

Por isso, ler e ouvir são fundamentais também para destravar a fala. Durante o aprendizado de outra língua, a leitura tem um processo gradativo, pois o aluno deve ter um nível pré-intermediário para conseguir ler temas variados e conteúdos mais densos. A dica é começar aos poucos e escolher textos e livros adequados ao seu nível de conhecimento.

Outra orientação é não traduzir cada palavra que tiver dúvida durante a leitura. Além de ser uma prática chata e demorada, é um perigo para o seu aprendizado. Afinal, as palavras têm significado cultural e podem variar de acordo com o contexto, por isso, a tradução literal nem sempre funciona.

O importante é perceber quais são as palavras e expressões mais importantes e se você consegue acompanhar a história. Caso não consiga, é hora de parar e buscar o significado do vocabulário.

Cante suas músicas favoritas

Essa é uma ótima forma de usar o interesse a favor do aprendizado. Monte um pequeno portfólio com as letras das suas músicas favoritas e comece a cantar. Essa atividade ajuda muito a acrescentar vocabulário e a treinar a pronúncia.

Além disso, você pode pesquisar artistas de diferentes partes do mundo. Dessa forma, é possível conhecer diferentes sotaques e gírias. Por se tratar de uma expressão artística, é necessário ter atenção ao padrão de algumas canções.

Comece com músicas simples e ritmos mais lentos. Quando conseguir cantar toda a letra sem dificuldades, passe para uma composição mais complexa. Em pouco tempo, você vai conseguir perceber uma boa evolução na sua fluência.

Participe de grupos de teatro e coral

Já pensou em praticar inglês fora da sala de aula de um jeito natural e dinâmico? A Cultura Inglesa é uma escola de idiomas que oferece atividades sem custo extra que ajudam a desinibir e perder o medo de falar em público.

O grupo de teatro e o coral são atividades culturais que contribuem para o desenvolvimento de suas habilidades na língua inglesa. Além disso, você tem a oportunidade de conviver, interagir e conversar com pessoas em diferentes níveis do idioma.

O objetivo é que o aluno aprenda inglês de forma estruturada na sala de aula e depois vivencie a língua por meio de projetos fora da escola. Não é necessário saber cantar ou atuar para participar dos grupos. O mais importante é o seu contato com o inglês.

Após os ensaios, as apresentações são feitas em outras unidades da Cultura Inglesa ou em teatros. Por isso, se você quer perder de vez o medo de falar em público, vale a pena participar!

Para se comunicar bem é importante ter calma e compreender que a aquisição de uma nova língua é um processo que demanda tempo e dedicação. É preciso errar, repetir, ter estímulos audiovisuais, praticar e transformar todo o conhecimento adquirido em ativo. Conhecer os mitos do aprendizado e ter contato diário com o idioma é fundamental para perder o medo de falar inglês.

Quer saber qual é o seu nível atual de inglês? Então, faça o nosso teste e receba o resultado no seu e-mail!

webinar

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *