Certificado de Cambridge: saiba para que serve e os principais exames

Você sabia? Uma certificação internacional como o Certificado de Cambridge pode abrir diversas portas para o seu futuro. São diversas vantagens e benefícios como garantir oportunidades únicas de estudo e de trabalho, no Brasil e no exterior. O Certificado de Cambridge é um conjunto de exames de proficiência em língua inglesa oferecidos pela Cambridge Assessment English, uma organização pertencente à Universidade de Cambridge, no Reino Unido

A Cultura Inglesa é Membro Fundador dos exames de Cambridge no Brasil, além de ser Centro Platinum de Cambridge pelo alto padrão na aplicação de exames. Neste post, você descobrirá um pouco mais sobre a certificação e vai entender para que serve uma certificação internacional. Bora lá?

Por que ter uma certificação internacional?

O Certificado de Cambridge é reconhecido internacionalmente e serve como uma prova formal de que o candidato possui habilidades em inglês em níveis diferentes de proficiência. Awesome, right?

Os Certificados de Cambridge são amplamente utilizados para fins acadêmicos e profissionais, tais como: 

  • admissão em universidades e faculdades em países de língua inglesa; 
  • comprovação de habilidades em inglês para empregos em empresas multinacionais;
  • certificação de habilidades em inglês para profissionais da área de educação que pretendem trabalhar em países de língua inglesa; 
  • avaliação do nível de inglês para programas de intercâmbio e imigração em países de língua inglesa.

Se você está pensando em trabalhar ou estudar no exterior, uma certificação internacional pode ser o primeiro passo para conquistar o seu objetivo.

Conheça os principais Certificados de Cambridge

Saber qual exame é adequado para seu nível de inglês é fundamental para que você possa garantir uma boa nota no teste de proficiência. Abaixo, confira quais são os níveis do Certificado de Cambridge e qual pode ser o ideal para você. 

Dois casais de amigos jovens estudando para a Certificação de Cambridge. Os quatro estão com o caderno na mão.

A1 Starters 

Este é o primeiro nível certificado pela Cambridge. Atende aos estudantes mais jovens, que estão nos níveis iniciais do inglês. O teste é ótimo para dar confiança à criança que está aprendendo inglês. E também é uma ótima oportunidade para entender quais habilidades a criança precisa prestar mais atenção e aprimorar.

A2 Key 

A certificação Key é um pouco mais avançada em relação à A1 starters. O exame avalia a capacidade de usar o inglês em situações cotidianas de forma simples e direta. O exame testa as quatro competências do inglês como a leitura, escrita, audição e fala. Neste nível, a avaliação leva em consideração a capacidade de se comunicar em situações familiares e com expressões básicas, além de compreender textos simples em inglês. 

B1 Preliminary 

O exame Preliminary é o exame de Cambridge de nível básico de domínio do idioma. A certificação atesta que o estudante tem o inglês prático para usar em situações do dia a dia, como ler livros ou artigos, escrever textos, comunicar-se em reuniões entre outras.

B2 First 

A qualificação B2 First é mais avançada em relação à anterior e certifica que o estudante possui as habilidades necessárias para viver e trabalhar de forma independente em um país em que a língua oficial é o inglês. A qualificação garante que o estudante está apto a escrever em inglês de forma clara e consistente, expressando opiniões e pontos de vista.

C1 Advanced 

A certificação C1 Advanced garante que o estudante possui um nível elevado de proficiência no idioma. É aceita por mais de 9 mil instituições de ensino, empresas e departamentos governamentais ao redor do mundo. Com essa certificação, o estudante se comunica com desenvoltura, a partir de um vocabulário amplo e rico em expressões, além de compreender e conseguir participar tranquilamente de reuniões e palestras com especialistas.

C2 Proficiency 

A certificação C2 Proficiency atesta que o estudante dominou o inglês em um nível fluente. É o exame com o nível mais alto de exigência. Ser aprovado no exame significa que o estudante tem o nível de inglês necessário para estudar e trabalhar em um ambiente acadêmico ou profissional, com o mais alto nível de excelência no uso do idioma.

> Descubra qual exame Cambridge English pode ser o melhor para você. Faça o nosso teste online e gratuito

Confira 5 vantagens de tirar uma Certificação Cambridge

1. Reconhecimento internacional

O Certificado de Cambridge é reconhecido em todo o mundo como prova de habilidade em inglês. 

2. Melhoria da empregabilidade

Ter um Certificado de Cambridge pode melhorar significativamente suas chances de conseguir um emprego ou promoção, especialmente em empresas que operam globalmente. 

3. Melhoria da habilidade de comunicação

Estudar para uma certificação Cambridge irá ajudá-lo a melhorar sua habilidade de comunicação em inglês, o que pode ser útil em diversas situações. 

4. Acesso a mais oportunidades de estudo

Muitas universidades exigem um Certificado de Cambridge como prova de habilidade em inglês para estudantes internacionais. 

5. Melhoria da confiança:
Passar em uma certificação Cambridge pode melhorar a sua confiança em sua habilidade de usar o inglês de forma eficaz. 

Bora realizar o seu exame de proficiência e conquistar seu Certificado de Cambridge? Além de aplicar os Exames de Cambridge no Brasil, a Cultura Inglesa oferece cursos preparatórios para você dominar a estrutura da prova e garantir um ótimo resultado no exame.

> Conheça nossos cursos preparatórios para os exames de Cambridge.

> Conheça nossos centros autorizados para a aplicação de Cambridge.

Tem dúvidas se terá uma boa experiência estudando ou morando fora do Brasil? Ouça o episódio 018 do Cultura Inglesa Podcasts!