Como aproveitar as férias: saiba o que fazer no tempo livre!

Já se deu conta de como o tempo é um dos recursos mais preciosos que existem? Podemos gastá-lo de forma improdutiva ou trocá-lo por algum benefício. Isso vale, inclusive, para saber como aproveitar as férias de forma positiva! Falando nisso, o que você planejou para fazer nas suas?

Obviamente, essa escolha é um tanto pessoal. Afinal, cada um tem suas preferências. Porém, é válido refletir que existem atividades proveitosas e que podem oferecer ganhos em diversos aspectos da vida.

Tendo isso em mente, reunimos algumas dicas úteis para que você considere adotá-las em seu tempo livre. Vamos conferi-las? É só continuar a leitura!

Como Aprender Inglês Definitivamente

Por que aproveitar o tempo livre?

Como estávamos falando, o tempo é um recurso importante. Diferentemente de outros, como o dinheiro, não é possível ter de volta o que foi perdido. Se o gastamos com algo produtivo, ótimo, pois ganhamos em troca determinada vantagem: reconhecimento, sabedoria, felicidade. Agora, se o utilizamos em algo desnecessário, ficamos sem ganho.

Com isso, é importante considerar usá-lo de maneira eficiente. Conhecer e aprender coisas novas, por exemplo, tendem a nos trazer outros ganhos lá na frente. Qualidade de vida, oportunidades de melhores empregos, boas risadas, pessoas especiais são alguns dos exemplos.

Como aproveitar as férias?

Para ajudar você, separamos algumas dicas do que fazer no seu tempo livre. Confira!

Faça algo diferente

Aproveite que tem mais tempo e mude um pouco sua rotina. Isso é ótimo para a saúde do seu cérebro, que se obriga a ativar outros neurônios e novas sinapses. Também, é muito bom para seu desenvolvimento pessoal, pois é uma forma de ter contato com pessoas diferentes, aprender algo novo e até mesmo descobrir paixões desconhecidas.

Tocar um novo instrumento, fazer aula de dança, aprender a cozinhar algo gostoso, ter aulas de teatro e entrar para um coral são boas formas de colocar isso em prática.

Tenha horários definidos

Apesar de você ter entrado de férias, evite trocar o dia pela noite. Esse hábito é prejudicial, pois leva à desregulação do organismo. O ritmo de sono se altera e a produção de melatonina, substância essencial para o sono, fica prejudicada. O cortisol, hormônio associado ao estresse, tende a aumentar.

Por mais que tenhamos algumas horas dormidas durante o dia, a sensação é de cansaço. Os sintomas se tornam ainda mais desagradáveis quando voltamos à rotina e precisamos nos acostumar, novamente, com os horários regrados. Assim, procure seguir hábitos. Tenha hora para acordar, fazer refeições e dormir.

Realize um trabalho voluntário

Uma das coisas mais gratificantes é fazer o bem a quem necessita. O trabalho voluntário nos permite ajudar pessoas, de modo a mudar parte de suas vidas. Aprendemos lições e nos desenvolvemos pessoalmente.

O primeiro passo é encontrar algo com o qual você se identifique. Pesquise ONGs, orfanatos, asilos, escolas públicas ou qualquer outro ambiente que possibilite doar seu tempo para prestar assistência a alguém.

Aprenda um novo idioma

Em um mundo cada vez mais globalizado, ser bilíngue ou poliglota nos traz diversos benefícios.

Temos mais oportunidades de emprego. Com um perfil destacado, conseguir uma promoção ou mudança de empresa é mais fácil. Isso nos permite mais ferramentas de diversificação e possibilidades, inclusive, para um trabalho home office.

Somado a isso, também podemos usufruir de momentos de descontração com mais qualidade. Entender a letra de uma música, assistir a filmes sem legenda, manter conversações com estrangeiros, facilitar os estudos para um mestrado ou doutorado, saber se virar ao viajar para fora do Brasil, ter acesso a livros ainda sem tradução são apenas alguns dos exemplos.

Em resumo, ultrapassamos barreiras e desfrutamos de mais acesso a outras culturas.

webinar

Faça um intercâmbio

Que tal aproveitar o momento para um intercâmbio? Os ganhos vão além do contato direto com o idioma.

Conquistamos uma nova visão de mundo ao nos depararmos com outros hábitos e formas de pensar. Ganhamos mais autonomia, já que precisaremos fugir daquela rotina, a qual, muitas vezes, se tornou nossa zona de conforto.

O fato de estar longe da família e amigos também nos obriga a entrar mais em contato conosco. Conhecemos outra versão de nós mesmos ao nos depararmos com nossos limites e aptidões. Adquirimos mais autoconhecimento, resiliência e autoconfiança.

Assista a séries sem legenda

Às vezes, o momento pede mais contenção de gastos. Contudo, há como encontrar oportunidades da mesma forma. Uma boa ideia para aproveitar o tempo é assistir àquelas suas séries ou filmes preferidos com o áudio original e sem legenda em português, ou, então, coloque-a no mesmo idioma do áudio.

É uma forma de treinar seu ouvido e familiarizar-se com expressões idiomáticas. Você treina a outra língua de maneira divertida e adquire mais habilidades de comunicação ao mesmo tempo.

Como a Cultura Inglesa pode ajudar?

Considerada uma referência em todo o Brasil, a Cultura Inglesa foi eleita, pela quinta vez consecutiva, a escola de idiomas favorita em São Paulo. Os valores acessíveis das mensalidades, a tecnologia de ponta nas salas de aula e o investimento contínuo na capacitação dos professores são alguns dos detalhes que influenciaram nessa avaliação.

A instituição também conta com uma grande programação cultural gratuita, como teatro, coral e concursos de discursos e redação em inglês. Isso significa mais viabilidade de praticar o idioma fora da sala de aula, sem a necessidade de pagar mais por isso.

As possibilidades de cursos são variadas — e parte deles conta com flexibilidade, o que é ideal para uma rotina mais puxada. Ter aulas nas férias é uma das alternativas disponíveis, sendo ótimo para quem deseja aproveitar esse tempo livre, de modo a investir mais em si e garantir um currículo profissional diferenciado.

As salas de aulas com quadros interativos e as atividades digitais por meio de aplicativos permitem um ensino mais adaptado à realidade. Além disso, o foco na conversação proporciona treinos e aquisição de confiança quando a comunicação for necessária.

Enfim, existem diversas formas de saber como aproveitar as férias. Contudo, o ideal é que você possa fazer essa escolha pensando em oportunidades futuras para que seu tempo tenha valido a pena, concorda?

Gostou do post? Quer ter mais informações a respeito dos nossos cursos e atividades de férias? Então entre em contato conosco!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.