Geração alpha no mercado de trabalho: como preparar seus filhos?

Você já parou para pensar em como será a geração alpha no mercado de trabalho? Quais serão seus desafios e como os pais podem preparar seus filhos desde já? O termo geração alpha foi criado pelo sociólogo australiano Mark McCrindle para denominar as crianças nascidas a partir de 2010, ou seja, em um mundo 100% conectado.

Esse cenário de familiaridade com as telas para se entreter, buscar informação e também para aprender faz com que os pequenos desenvolvam uma série de habilidades. Apesar disso, os pais podem ajudá-los a desenvolver novas potencialidades que serão fundamentais para sua vida profissional.

Quer entender melhor esse assunto? Então continue a leitura e descubra as principais características da geração alpha, como será o mercado de trabalho para esse grupo e a importância do inglês para essas crianças!

Quais são as principais características da geração alpha?

Atualmente é comum vermos crianças mexendo em um tablet ou smartphone. Para elas, a tela touch é algo natural, pois sempre viveram no mundo digital. Essa é a geração alpha, que se desenvolve cercada de estímulos e, desse modo, demonstra uma série de habilidades. Veja algumas a seguir!

Agilidade

Uma característica que chama atenção é a agilidade que esse grupo tem para buscar o que quer em diferentes mídias e também para aprender em formatos variados — seja por videoaulas, jogos ou aplicativos variados.

Autonomia

Com a quantidade de plataformas que essas crianças podem acessar, tornam-se também mais autônomas para buscarem não só o entretenimento, mas também o conhecimento. Aliás, elas estão acostumadas a participar de processos em que são protagonistas no aprendizado, ou seja, em que não são meras figuras passivas que recebem conteúdo.

Facilidade para resolução de problemas

A criatividade, a curiosidade e a facilidade para a resolução de problemas também são pontos marcantes nesse grupo, visto que ele recebe muitos estímulos sensoriais, o que contribui para seu desenvolvimento cognitivo. Aliás, nesse contexto, ficam mais à vontade para aprender programação e robótica.

Empatia

As crianças também estão mais abertas ao que é diferente e, dessa maneira, são mais empáticas. Assim, no futuro, terão facilidade para exercer atividades em equipe, valorizando a cooperação e a colaboração no trabalho.

Pontos negativos

Por conta do bombardeio e do imediatismo das informações que recebe de variadas mídias, um fator negativo para a geração alpha é a dificuldade para se concentrar e também a ansiedade com os processos.

Como será a geração alpha no mercado de trabalho?

A tecnologia passa a fazer parte de vários aspectos da nossa sociedade, portanto, dominará também o mercado de trabalho no futuro, principalmente com a evolução da robótica e da inteligência artificial.

A boa notícia é que a geração alpha já cresce e aprende em meio aos recursos digitais, mas será que só o conhecimento técnicohard skills — será importante para esse grupo? Não. É necessário que ele também desenvolva as chamadas soft skills, que são aquelas competências relacionadas ao comportamento e ao relacionamento interpessoal.

Lembra que falamos da agilidade dessas crianças? Isso vai ser um ponto positivo na carreira, pois elas já são multitarefa, quer dizer, conseguem dividir a atenção para diferentes canais. Além disso, demonstram ter bastante flexibilidade para trabalhar em novos projetos, programas ou equipamentos, o que também será um diferencial para crescerem na carreira.

A independência para buscar novos conteúdos e a criatividade também serão um diferencial para a geração alpha no mercado de trabalho: com isso, podem ter um nível intelectual maior do que gerações anteriores e trazer mais inovação para o mercado, criando e adaptando processos e produtos. Podem ainda se tornar grandes empreendedores, lançando novas ideias por aí.

Como os pais podem preparar seus filhos?

O primeiro ponto é valorizar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais — como inteligência emocional, cooperação e empatia — para que essas crianças aprendam a entender as emoções, controlar os impulsos, lidar com frustrações, aceitar pontos de vista diferentes e, também, a compreender a importância do trabalho em equipe.

Como fazer isso? Deixe seu filho se arriscar nas atividades para que aprenda, por exemplo, que os erros podem acontecer, mas que vale a pena persistir para que ele saia vitorioso. Promova também a autonomia dos pequenos, deixando que realizem, por conta própria, pequenas ações, como arrumar a cama, guardar os brinquedos, separar o lixo para a reciclagem etc.

Quanto ao uso da tecnologia, apesar de já fazer parte do dia a dia das crianças, é necessário que haja uma supervisão dos adultos para evitar que elas acessem conteúdos impróprios. Limitar o tempo de uso desses dispositivos, priorizando o tempo em família e para as brincadeiras, também é fundamental.

Por que essa geração deve aprender inglês desde cedo?

Por conta do avanço da tecnologia, a geração alpha também vai encontrar um mundo cada vez mais conectado quando ingressar no mercado de trabalho. Dessa forma, é essencial que essas crianças aprendam, desde cedo, o inglês — a língua mais utilizada no mundo. A vantagem é que elas têm facilidade para assimilar o idioma e aprendem de uma forma bastante lúdica.

Quer saber qual a importância da língua inglesa para esse grupo? Além de ajudar a preparar para a vida acadêmica e profissional, é um conhecimento que vai permitir que seu filho:

  • faça uma imersão cultural no idioma;
  • tenha acesso a diferentes conteúdos;
  • possa se conectar com pessoas de vários países;
  • realize cursos e treinamentos em institutos e universidades estrangeiras;
  • more no exterior;
  • consiga ter autonomia para viajar para qualquer parte do mundo.

As perspectivas são boas para a geração alpha no mercado de trabalho. Isso porque a facilidade para lidar com os recursos digitais vai permitir que elas desenvolvam suas potencialidades e possam ter uma carreira ascendente. Para que consigam explorar melhor tudo o que a tecnologia oferece, o ensino do inglês ainda na infância — em uma escola de referência, como a Cultura Inglesa — vai fazer toda a diferença no futuro desse grupo.

Quer entender como funcionam os cursos da Cultura Inglesa para as crianças? Entre em contato com a nossa equipe e fique por dentro de todos os nossos diferenciais, especialmente as ferramentas tecnológicas utilizadas para deixar as aulas mais dinâmicas e interativas!

Share