Inglês para iniciantes: Por que você precisa de um novo idioma?

Vivemos em um mundo globalizado, no qual dominar o inglês se tornou uma obrigação para que você tenha as melhores oportunidades profissionais. Além disso, a língua é fundamental para desfrutar de viagens ao exterior ou intercâmbios, uma vez que muitos serviços são oferecidos nesse idioma. Dessa forma, ter pelo menos o inglês para iniciantes já é um ponto de partida.

Apesar de muita gente achar que apenas crianças e jovens podem aprender inglês, ou que o idioma só é exigido por grandes empresas, isso não é verdade. Não há idade para aprender uma língua nova e, mesmo que você não precise dela para o seu trabalho, ainda poderá desfrutar de várias portas que ela abrirá em sua vida pessoal — por exemplo, poderá ler livros no idioma original, além de entender as suas músicas favoritas!

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do inglês para a sua vida pessoal e profissional, continue a leitura deste post. Nele, vamos mostrar como o idioma é utilizado no mundo, qual é a importância de falá-lo e por que você deve aprendê-lo o quanto antes. Confira!

Como o inglês é utilizado ao redor do mundo?

Você sabia que cerca de 1,5 bilhão de pessoas falam inglês no mundo? Esse valor representa 20% da população total da Terra! Porém, apenas 360 milhões desses falantes são nativos, espalhados por 53 países que consideram o idioma como oficial.

Na Índia, aproximadamente 125 milhões de pessoas (10% de sua população local) falam inglês. Esse é o segundo país com mais falantes da língua no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Para a próxima década, a tendência é que esse valor quadruplique.

Com esses números, é possível perceber que saber se comunicar em inglês é uma habilidade essencial para o mundo globalizado de hoje. Afinal, o idioma se tornou universal, já que muitos países reconheceram a importância de estudá-lo.

Qual é a importância de saber falar inglês?

O inglês é o idioma mais estudado do mundo. Afinal, como vimos, ele passou a ser ensinado em muitos lugares visando uma comunicação global. Por conta disso, ele deixou de ser um diferencial para se tornar uma competência essencial. E não é à toa: a língua está presente em todos os aspectos de nossas vidas, seja em nossas carreiras, nos estudos, em viagens e, até mesmo, no entretenimento que consumimos.

A seguir, vamos explicar melhor como saber falar inglês é importante para cada um desses elementos. Acompanhe!

Carreira

Para entrar no mercado de trabalho com o pé direito, é fundamental ter proficiência em inglês. Afinal, o idioma é falado em todo o mundo dos negócios e, por isso, as empresas exigem esse domínio de seus colaboradores.

Se o trabalho for em uma multinacional, por exemplo, a língua será uma ferramenta essencial para entrar em contato com funcionários de outros países ou, até mesmo, viajar para o exterior a negócios. Conversar com clientes americanos ou britânicos no idioma deles, por exemplo, também conta pontos a seu favor!

Por fim, lembre-se de que o networking nas relações de trabalho de hoje é muito importante para o crescimento do profissional, aumento da rede de contatos e geração de oportunidades.

Estudos

Não importa o curso de graduação escolhido, fato é que o inglês é essencial para a vida do estudante. Além de ser necessário para a pesquisa de artigos, dissertações e monografias, o idioma também está presente em muitas das leituras obrigatórias. Ele poderá, inclusive, ser um dos requisitos para a obtenção de bolsas e iniciações científicas.

Essa habilidade também é fundamental para aqueles que desejam participar de eventos, seminários e congressos, muitas vezes ministrados em inglês. Além disso, ela também é necessária caso o aluno tenha o desejo de se matricular em cursos de graduação, extensão ou pós em outros países.

Viagens

Você não precisa saber o idioma local para viajar para um país estrangeiro. Porém, ao poder se comunicar em inglês — um idioma universal —, você conseguirá desfrutar muito mais de suas viagens. Isso porque será possível realizar passeios turísticos tradicionais e roteiros alternativos, conversar com os habitantes e até mesmo conhecer restaurantes famosos e a culinária típica.

Além disso, ainda há a possibilidade de realizar intercâmbios tanto no Ensino Médio como no superior ou, até mesmo, durante as férias do trabalho. Dessa forma, você terá uma imersão ainda maior na cultura e nos costumes da região.

Entretenimento

Imagine poder ler seus livros preferidos sem depender de traduções, entender as letras de suas músicas favoritas ou, até mesmo, assistir a filmes e seriados no idioma original e sem legendas. Com o domínio do inglês, isso será possível — afinal, boa parte dos conteúdos de entretenimento que consumimos são produzidos nesse idioma.

Por sinal, essa é uma ótima forma de treinar o seu inglês e manter-se atualizado em relação às gírias e expressões do momento!

Por que é importante aprender inglês o quanto antes?

Atualmente, a proficiência em inglês é exigida por empresas de vários setores, tanto para os cargos mais baixos como para os mais altos na hierarquia. Multinacionais, inclusive, preferem contratar funcionários que já tenham o domínio do idioma.

Essa habilidade também é importante para estudantes, principalmente para realizar pesquisas — na internet, há uma quantidade muito maior de artigos e materiais de consulta em inglês do que em qualquer outro idioma.

Dessa forma, podemos perceber que é importante aprender inglês o quanto antes para que você possa se destacar tanto na sua vida acadêmica quanto profissional. Porém, se ainda não tem essa habilidade, não se preocupe! Apesar de não haver um atalho para o aprendizado do idioma, com dedicação e paciência, você conseguirá o domínio necessário para utilizá-lo em prol do seu crescimento.

Como vimos, para ter êxito no mundo globalizado em que vivemos, é essencial saber um segundo (ou terceiro) idioma — e o inglês para iniciantes é a melhor opção. Afinal de contas, essa habilidade será fundamental para que você consiga se destacar no âmbito profissional e acadêmico, além de ser muito útil para que possa desfrutar plenamente de viagens ao exterior, intercâmbios e, até mesmo, do seu entretenimento favorito.

Agora você já sabe como o inglês para iniciantes pode mudar a sua vida! Aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades — estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *