7 maneiras de ensinar números em inglês para as crianças

Saber falar inglês é fundamental, já que o idioma é o mais falado no mundo. Alguns pais acreditam que a aprendizagem de um segundo idioma logo cedo pode ser difícil, mas a verdade é que expandir o universo dos pequenos é muito importante para que eles consigam assimilar o inglês com mais facilidade.

Assim, além de estimular em casa a aprendizagem das palavras, é preciso ensinar números em inglês também. Saiba que ajudar seu filho a aprender pode ser muito mais divertido do que você imagina!

Você se interessou pelo assunto? Então, confira a seguir 7 maneiras de ensinar números em inglês para as crianças. Boa leitura!

1. Promova jogos em inglês

Brincadeiras em inglês potencializam o aprendizado! Por isso, vale a pena apostar em jogos para tornar esses momentos agradáveis e atrativos para as crianças.

Você pode organizar um bingo e chamar toda a família para participar do momento. Que tal? Vá cantando os números em inglês e peça para o pequeno repeti-los. Não se esqueça de incentivá-lo a todo momento, reconhecendo sempre seu esforço e parabenizando-o pelos acertos.

É possível, ainda, fazer um jogo da memória personalizado com cartões contendo números. A cada par identificado, a criança fala o número em voz alta. Bacana, não é verdade?

2. Cante músicas

As músicas também são ótimas ferramentas para ensinar números em inglês para crianças. Isso porque elas ajudam os pequenos a interagir e se familiarizar com o novo idioma de forma mais divertida e interessante. Existem algumas canções clássicas para ajudá-los nessa aprendizagem. Confira a seguir quais são:

Aqui vai uma dica importante: não basta apenas tocar a música para as crianças e deixá-las ouvindo sozinhas, viu? É necessário o envolvimento de um adulto na atividade para que ela seja realmente efetiva. Assim, é preciso cantar junto com eles, traduzindo trechos, ensinando palavras e mostrando as diferenças de pronúncia também.

3. Utilize flash cards

Os flash cards são pequenos cartões que ajudam no aprendizado de conteúdos de maneira rápida por meio de associação, repetição e memorização. São ferramentas perfeitas para ensinar números em inglês para crianças, pois são dinâmicos e podem ser facilmente confeccionados em casa.

Para fazer isso, peça a ajuda do pequeno. Ele com certeza vai se divertir durante o processo! Vocês podem começar cortando alguns pedaços de cartolina do mesmo tamanho. Escreva a pergunta em um lado e a resposta no outro.

A criatividade nesse momento deve correr solta: pode abusar de cores e imagens diferentes, pois não há um modelo padrão para a criação de flash cards. Quanto mais personalizado, melhor!

4. Insira os números no dia a dia

Outra dica bacana e fácil para ensinar números em inglês é introduzir esse aprendizado no dia a dia, durante atividades simples. Enquanto a criança faz a lição de matemática em casa, por exemplo, estimule-a a contar os números não só em português, mas também em inglês.

No supermercado, ela pode contar as mercadorias e falar os preços dos produtos em inglês também. Isso vale para números telefônicos e de casas, para as horas, as datas e assim por diante.

5. Invista em materiais didáticos

Existem bons livros para aprender inglês, que serão essenciais ao longo do processo de aprendizagem das crianças. O ideal é investir, inicialmente, nos mais básicos e que apresentem indicações simples para que a criança explore os números bem devagarzinho e no seu próprio ritmo.

Os livros de colorir são uma ótima pedida, pois tornam o ensino mais lúdico e ainda trabalham a criatividade. Se o seu filho for mais velho, busque materiais que treinam a percepção dos valores numéricos, a grafia e o processo de contagem em inglês.

6. Ensine aos poucos e observe o ritmo da criança

Ao propor atividades para crianças com o intuito de ensinar números em inglês, é preciso se lembrar de ir aos poucos e com muita calma. O processo de aprendizagem dos pequenos não deve ser apressado, nem imposto. É importante atentar ao ritmo deles a fim de não causar frustração ou ainda deixá-los desestimulados.

Então, um passo de cada vez! Comece ensinando números de um a cinco, por exemplo, sempre garantindo que a criança consiga relacionar esse aprendizado com a língua portuguesa. Depois, adicione mais cinco número e explique que esses dez primeiros recebem nomes diferentes.

Em seguida, fale que há uma certa padronização na nomenclatura dos números 13 a 19, pois todos terminam com “teen”. Quando chegar ao número 20, mostre as dezenas e explique que todas sempre terminam com “ty”, como twenty e thirty. Depois disso, você verá como será mais fácil ensiná-los a juntar as dezenas com as unidades!

7. Aposte em um curso de inglês

Por fim, recomendamos que aposte em um curso de inglês para crianças. Afinal, ao contrário do que muita gente acredita, a infância é a melhor fase para aprender um idioma. Com aulas didáticas e lúdicas, os pequenos aprendem outra língua exatamente como aprendem o português, sabia?

Com isso, eles alcançam a fluência com mais rapidez, o que garante vários benefícios ao longo da vida adulta. Além de ter destaque no mercado de trabalho, seu filho poderá vivenciar experiências únicas em outros países e ter contato com culturas diferentes de forma independente e com uma visão globalizada.

Veja outros benefícios do ensino do inglês na infância:

  • melhora no rendimento escolar;
  • desenvolvimento de novas habilidades;
  • mais facilidade com a pronúncia;
  • possibilidade de fazer um intercâmbio.

Essas foram as nossas sete dicas para ensinar números em inglês para as crianças! Viu como é simples aprender inglês brincando? O segredo é ter paciência com o pequeno e fazer o possível para tornar os momentos de aprendizagem gostosos e divertidos. Saiba que esse conhecimento poderá mudar a vida do seu filho não só no futuro, mas durante toda a fase de desenvolvimento.

Gostou de saber como ensinar números em inglês para crianças? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais agora mesmo e mostre a outros pais como essa aprendizagem pode ser bacana!

Share