Inglês para crianças: veja quais são os benefícios

A infância é uma fase de descobertas, na qual a criatividade e a curiosidade são evidenciadas, além da facilidade de aprendizado. Por conta disso, o inglês traz vantagens para o desenvolvimento cognitivo e social para as crianças.

Dominar esse idioma é essencial para conquistar boas oportunidades em um mundo globalizado e conectado, então por que não aproveitar para aprendê-lo desde cedo?

Neste post vamos mostrar alguns benefícios do inglês para crianças. Confira e descubra por que matricular seu filho o quanto antes em uma escola de idiomas vai fazer a diferença na formação dele!

Aprendizagem mais rápida

Ao contrário dos adultos — que podem apresentar muita dificuldade ao começar estudar o inglês — para as crianças a aquisição do idioma é mais rápida.

Nos primeiros anos de vida o cérebro é mais “plástico” e aprende com mais facilidade e de uma forma mais natural. Além disso, a infância é um período em que a capacidade de identificar sons é aguçada. Assim, ao serem expostas a palavras em outras línguas, as crianças conseguem fixá-las com mais rapidez.

Aos pais, cabe não forçar a aquisição de um segundo idioma. Nesse sentido, é fundamental contar com escolas que se voltem para as necessidades de cada aluno e tornem o ensino de inglês uma atividade lúdica, em que o pequeno sinta prazer em aprender.

Aliás, quando a criança tem uma imagem positiva do que é assimilar o inglês, não vai apresentar dificuldades para aprimorar os estudos na adolescência e na vida adulta. Ela se sentirá mais encorajada, inclusive, a aprender outra língua, como espanhol ou francês.

Desenvolvimento de habilidades cognitivas

Além da facilidade no aprendizado, o inglês para crianças vai ajudar também no desenvolvimento cognitivo. Descobrir novos sons e significados em outro idioma é uma ótima maneira de exercitar o cérebro dos pequenos e ampliar as conexões neurais.

Como eles estão aprendendo o português simultaneamente, conseguem alternar entre uma língua e outra de forma natural, ou seja, o bilinguismo proporciona agilidade de raciocínio.

O ensino da língua vai aprimorar a audição e a sensibilidade a um novo idioma. Sem contar que os alunos também melhoram a concentração e memória, o que ajuda no aprendizado de outras disciplinas.

O contato com músicas e histórias em inglês é um estímulo à criatividade. Além disso, a convivência com os outros alunos ajuda também na socialização. A criança aprende brincando, sem que haja cobranças ou medo de errar, deixando-a mais segura em relação à aquisição desse conhecimento.

Fluência na vida adulta

O inglês para crianças vai garantir a fluência do idioma na vida adulta. De acordo com um estudo de 2018 do Massachusetts Institute of Technology (MIT), adquirir uma base gramatical sólida de uma nova língua até os dez anos de idade contribui para que o domínio do idioma seja mais completo, como o de um falante nativo.

Como se sabe, o inglês tornou-se um requisito básico para conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho, então nada melhor do que começar esse aprendizado logo na infância, de uma forma leve e divertida.

Além da vida profissional, a fluência no idioma vai contribuir para fazer contatos com pessoas de outros países pela internet, por exemplo. Aliás, falando em conhecer novas pessoas, essa habilidade proporciona autonomia ao indivíduo ao fazer uma viagem internacional, deixando-o à vontade para pedir informação, realizar compras e até fazer amizades.

Ter esse domínio facilita também o acesso a livros, revistas e outras publicações na língua inglesa, o que auxilia nos estudos e no aprimoramento do repertório cultural.

Por fim, a capacidade de ouvir, falar e escrever em inglês também é importante para bons momentos de lazer, já que é possível apreciar um filme ou uma música sem precisar de legenda ou de tradução.

Aumento da bagagem cultural

Como dissemos, as crianças estão ávidas para descobrir o mundo. Aprender inglês é uma oportunidade de elas saberem que existem outros povos que falam um idioma diferente do seu.

Além disso, as lições e atividades em escolas de inglês de qualidade revelam a existência outras culturas e costumes, ampliando, assim, a bagagem de conhecimento da criança e instigando a curiosidade para aprender sobre outros países e línguas.

Redução da timidez

Nas aulas de inglês, as crianças são incentivadas a se expressar de forma livre, aprendendo aos poucos a pronúncia certa das palavras e expressões. Com isso, se acostumam a falar diante dos outros alunos, o que ajuda a combater a timidez.

A aquisição da língua de forma lúdica vai deixá-las mais autoconfiantes, ou seja, seguras de si para se comunicar e praticar o idioma sem medo de errar.

Facilidade para o ingresso em universidades

Sabemos que as vagas nas melhores universidades exigem uma boa preparação dos estudantes. Uma das disciplinas cobradas nos vestibulares é o inglês — por isso, quem aprendeu o idioma na infância já tem um diferencial competitivo nos exames. O aluno consegue resolver as questões com facilidade e, desse modo, pode direcionar seu tempo para outras disciplinas.

A fluência do idioma é também uma das exigências para estudar em universidades estrangeiras (e até conseguir bolsas de estudos) e vai ajudar bastante no momento de fazer um intercâmbio. Dominar a língua também é um dos pré-requisitos para o ingresso nos programas de pós-graduação de diversas instituições de ensino brasileiras e internacionais.

Como os pais querem que os filhos tenham a melhor formação e boas vivências, o recomendado é investir no ensino de uma segunda língua em uma escola de referência, como a Cultura Inglesa — que atua há 80 anos no mercado e conta com professores com qualificação internacional.

Agora você já descobriu que os benefícios do inglês para crianças não se resumem apenas à preparação para o mercado de trabalho. Aliás, saiba que nunca é tarde para aprender esse idioma, pois existem diversos benefícios associados a ele.

Busca uma escola de inglês de qualidade para o seu filho? Então encontre uma unidade da Cultura Inglesa mais próxima de você. Se quiser conhecer nossos diferenciais ou tirar dúvidas, entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *