Está com medo de travar ao falar inglês? Descubra o que fazer!

Para quem não é nativo, uma situação mais comum do que se pode imaginar é travar ao falar inglês. Afinal, pessoas de todos os países se interessam no aprendizado do idioma — o mais utilizado para comunicação no mundo — e é natural que, durante o processo, ocorra esse tipo de problema.

A sensação de ficar travado pode acontecer pelo desconhecimento de algum termo específico em uma conversa, mas também pode ser pelo medo de pronunciar algo errado, pelo simples nervosismo do momento ou por outros motivos.

Contudo, o que mais importa é que as dificuldades devem ser superadas sem desistir de aprender a língua, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos várias dicas do que fazer para evitar o “branco” e se preparar melhor para as próximas ocasiões em que for necessário falar em inglês. Continue a leitura para descobrir todas elas!

O que fazer quando se sentir travado na hora de falar inglês

Como dissemos, essa é uma situação comum e que não deve levar ninguém ao desespero. É claro que é normal sentir um nervosismo ao perceber qualquer falha, principalmente em contextos profissionais, que envolvem maior responsabilidade, ou até na própria escola de inglês.

Mesmo assim, o descontrole não é a melhor solução e outras atitudes ajudam muito mais. Veja só algumas sugestões do que fazer!

Tente reformular a sua frase

Se a razão de ter travado é não conseguir expressar a ideia que tem em mente, o que você pode fazer é tentar dizer a mesma coisa usando outras palavras. Pare por alguns segundos, reflita e reformule a frase de uma maneira diferente, mas que mantenha o sentido.

Talvez a sua insegurança seja conjugar um verbo ou encaixar uma determinada expressão, por exemplo. Então, faça como um jogo de tabuleiro — volte algumas casas, jogue os dados novamente e siga em frente considerando outro caminho.

Mantenha a calma durante a conversação

O controle das suas emoções é uma ótima dica para facilitar as coisas. Ainda que você experimente uma mistura de sentimentos (como tensão, ansiedade, medo e frustração), procure manter a tranquilidade para não piorar a situação. Afinal, quanto mais nervoso você ficar, mais difícil vai ser se concentrar no seu objetivo.

Além do mais, lembre-se de que ninguém é obrigado a saber tudo ou ter um alto nível de fluência em inglês. Muitas pessoas cometem deslizes até mesmo em sua língua nativa! Erros e confusões acontecem, e você só precisa de calma para lidar com isso.

Peça para repetir quando não entender o que foi dito

Seguindo a ideia de que você não tem obrigação nenhuma de ter um inglês 100% perfeito, não é errado pedir para outra pessoa repetir uma frase que não foi bem compreendida. Aliás, mesmo quem sabe falar fluentemente a língua inglesa pode sofrer com um mal-entendido, seja por diferenças de sotaque, seja por não ter ouvido direito ou até por não conhecer alguma palavra específica.

Nesse sentido, não é preciso ter receio ou vergonha de perguntar novamente. É melhor ser educado e tentar esclarecer o diálogo do que continuar travado ou dar uma resposta incoerente.

Peça ajuda para encontrar a melhor forma de se expressar

Existem diferentes maneiras de dizer a mesma coisa, certo? Por exemplo, é possível dizer que você tem 20 anos de idade, que nasceu há 20 anos ou, simplesmente, citar o ano do seu nascimento.

Acontece que, muitas vezes, a pessoa fica perdida — e focada — em apenas uma dessas maneiras e não explora mais alternativas que poderiam fluir melhor. Se nenhuma variação surgir na sua memória, vale perguntar para a outra pessoa como seria a melhor forma de se expressar.

Isso também vale quando você tem uma ideia na cabeça e não sabe como dizer o que está pensando. Dê algumas pistas e peça ajuda, simples assim!

Não ter medo de errar

Esse é um dos maiores segredos para quem quer evoluir sempre. Travar ao falar inglês é algo que vai acontecer em algum momento da sua vida (na verdade, em alguns), e isso deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado.

Afinal, se toda dificuldade fizer com que você desista ou se sinta mal, com certeza a sua evolução vai ser mais demorada, concorda? Por isso, lute para perder o medo de falar inglês ou de errar: arrisque-se a usar a língua cada vez mais, sem sentir vergonha ou se importar com o que os outros estão pensando. Busque referências, faça suas tentativas, converse sozinho em casa, peça ajuda se necessário e continue sempre tentando.

Como evitar que o inglês “trave”

Se as dicas anteriores eram focadas em lidar diretamente com a situação de travar ao falar inglês, as próximas sugestões são para ajudar a evitar que isso aconteça com frequência. Elas funcionam como uma medida preventiva, veja a seguir!

Mantenha os estudos em dia

Não existe fórmula melhor para aprender do que se dedicar aos estudos. No caso do aprendizado de um idioma, o contato recorrente com ele é um excelente jeito de intensificar o seu desenvolvimento — não por acaso, os intercâmbios são tão recomendados, pois permitem a convivência direta e constante com a língua.

Então, sua tarefa aqui é trazer o inglês para a sua rotina. Defina um horário para estudar todos os dias e faça isso de uma forma mais dinâmica, para não ficar cansativo:

  • leia um livro;
  • assista a um noticiário sem tradução;
  • escute músicas;
  • troque o idioma dos seus aparelhos eletrônicos, redes sociais e outros serviços;
  • assista a filmes e séries para aprender inglês;
  • baixe jogos e outros aplicativos para treinar no celular;
  • acompanhe as notícias do mundo em sites e outros canais em inglês etc.

Viu só como o estudo nem sempre precisa ser abrir uma apostila ou a gramática? O ideal é optar por atividades que tragam um resultado positivo e que unam o útil ao agradável.

Dedique-se aos exercícios de listening

Considerando a questão de ficar travado, pode ser que o problema seja especificamente a parte da fala. Existem pessoas que têm ótima compreensão de textos e escrevem muito bem em inglês, mas apresentam esse entrave na hora abrir a boca e dizer o que está “guardado” na mente.

Se esse for o caso, é bom reforçar o listening (escuta) para acostumar os ouvidos e tentar desenrolar a língua. Repita o que os cantores dizem nas músicas, reproduza diálogos dos seriados ou fale sozinho dentro de casa. A prática constante será essencial para conquistar mais segurança!

Sempre tire suas dúvidas

Nossa dica final é nunca permanecer com dúvidas. Assim que perceber qualquer incerteza, procure resolver sua insegurança e pesquise sobre o assunto para não continuar com o mal-entendido na sua cabeça. Vale usar a internet, perguntar para um professor ou para outra pessoa que fale bem inglês. Essa é uma tática para ficar mais preparado e não arrastar suas dificuldades com o tempo, combinado?

Agora, aproveite todas as nossas sugestões e comece a colocá-las em prática para que a situação de travar ao falar inglês se repita cada vez menos. Aos poucos, você vai desenvolver naturalmente sua autoconfiança, principalmente se seguir as dicas e se esforçar nos estudos.

Aqui na Cultura Inglesa, nós sempre estimulamos os alunos a se comunicarem em inglês desde o primeiro dia de aula — e isso diminui bastante as chances de o estudante passar por apuros. Se você tem interesse em aprender inglês sem entraves, não deixe de entrar em contato conosco!

Share