Entenda quais são as soft skills mais valorizadas no mercado

Com a competitividade aumentando cada vez mais no mercado de trabalho, diplomas e certificados deixaram de ser o bastante para crescer na carreira, e muitas pessoas já compreenderam que existem soft skills mais valorizadas pelas empresas do que muitas habilidades técnicas.

Mas o que são soft skills? Por que elas são tão importantes assim? Quais são aquelas que as empresas mais valorizam? Se você se fez essas perguntas, continue a leitura até o fim, e responderemos todas elas para você.

O que são soft skills?

Soft skills são competências comportamentais e traços de personalidade que contribuem para um bom desempenho no ambiente de trabalho.

Geralmente, estão relacionadas à inteligência intrapessoal, que envolve a capacidade de olhar para dentro de si mesmo, lidar com suas emoções e dominar seu comportamento, e à inteligência interpessoal, que está ligada à capacidade de interagir e relacionar-se bem com outras pessoas.

Diferentemente das hard skills, que são as competências técnicas exigidas em determinado cargo, as soft skills são mais difíceis de se identificar e medir. Além disso, também são mais difíceis de desenvolver do que as hard skills, o que tem levado cada vez mais empresas a priorizá-las em processos seletivos.

Quais são as soft skills mais valorizadas pelo mercado?

Agora que você já sabe o que são soft skills e como elas são importantes no mercado de trabalho, confira algumas das mais valorizadas pelas empresas, para elas não ficarem para trás no seu desenvolvimento profissional.

Comunicação eficaz

Muitas pessoas pensam que não precisam desenvolver esta soft skill porque escolheram profissões da área de Ciências Exatas. Afinal, você não precisa se preocupar com a forma como fala ou escreve se escolheu trabalhar com Estatística ou Ciências da Computação, certo?

Errado! Todos precisam se comunicar bem no ambiente de trabalho, independentemente da área de atuação, e esta é uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas.

Seja qual for sua profissão, ser capaz de se comunicar de forma clara, respeitosa e persuasiva, oralmente ou por escrito, com todas as pessoas, é algo extremamente valioso. Você dependerá dessa habilidade para lidar com clientes, fornecedores e colegas, para participar de reuniões e expor suas ideias, para fazer negociações ou passar instruções quando necessário, para falar em público, para participar de projetos e em muitas outras situações.

A habilidade de falar bem, além disso, também envolve ser capaz de ouvir o outro e interpretar adequadamente informações recebidas. É essa habilidade que vai evitar mal-entendidos e ruídos na comunicação no ambiente de trabalho.

Empatia

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, de reconhecer seus sentimentos e suas necessidades e de compreendê-lo na totalidade. Esta é uma soft skill estreitamente ligada à comunicação eficiente, já que a habilidade de ouvir alguém e de saber como dirigir-se a ele passa pela capacidade de entendê-lo.

Esta é também uma das soft skills mais valorizadas em cargos de liderança, pois uma gestão de pessoas mais eficiente depende da habilidade de se colocar no lugar delas, garantindo, assim, um ambiente de trabalho mais humano e agradável.

A empatia também é importante por mais um motivo: ela possibilita compreender as necessidades dos consumidores da sua empresa, de seus gestores e colegas. Dessa forma, você será capaz de corresponder a essas necessidades mais prontamente, destacando-se e garantindo boas relações comerciais.

Resiliência

Desafios e obstáculos existem em todos os lugares, e o ambiente de trabalho não é diferente. Exatamente por isso as empresas valorizam tanto a resiliência, que nada mais é do que a capacidade de superar dificuldades, lidar com problemas e mudanças e se recuperar de crises ou fracassos.

Ninguém está imune a erros ou adversidades no ambiente de trabalho, mas o que diferencia as pessoas é como cada uma lida com esse tipo de situação. Ser capaz de trabalhar sob pressão, não desistir diante de dificuldades, adequar-se a mudanças, reconhecer erros e corrigi-los e lidar com grandes problemas estão entre as soft skills mais valorizadas em uma empresa, justamente porque serão necessárias nos momentos de maior dificuldade.

Criatividade

Muitas pessoas associam a criatividade às produções artísticas, mas ela vai muito além disso. Ser criativo é ser capaz de pensar a realidade de uma forma diferente, propondo inovações.

E por que isso é importante para uma empresa? Simples: porque é a criatividade que possibilita pensar em soluções diferentes para os problemas e propor mudanças que ofereçam alguma melhoria.

A criatividade pode estar ligada ao desenvolvimento de um novo produto ou serviço, mas não só isso: também pode envolver a melhoria de um processo interno da empresa, que garantirá mais eficiência e economizará recursos. Ser criativo, portanto, é ser capaz de enxergar novas possibilidades no dia a dia, inovando para atingir melhores resultados.

Sede de conhecimento

O mercado de trabalho está em constante transformação, e para atender às suas demandas os profissionais precisam sempre se reinventar. É por isso que a sede de conhecimento se tornou uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas.

Um profissional que gosta de aprender destaca-se no mercado de trabalho porque está sempre disposto a fazer algo para adquirir conhecimento, seja começar a estudar um novo idioma, seja acompanhar as atualizações em sua área de atuação, por meio de cursos ou publicações especializadas.

Demonstrar à empresa que você tem essa sede de conhecimento pode ajudá-lo a se destacar e a conquistar novos desafios e posições. Para isso, mantenha-os informados quanto a seus cursos e dedique-se sempre a aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Há muitas formas de fazer isso: estudar inglês, participar de palestras e seminários, fazer novos cursos, participar de um programa de intercâmbio nas férias, entre outras.

Ética

A ética é um conjunto de valores que não são aprendidos em livros ou cursos, mas adquiridos ao longo da vida, nas relações familiares, na convivência com outras pessoas e nas experiências vivenciadas.

Muitos podem pensar que a ética perdeu seu valor diante da competitividade e da sede de sucesso que muitas vezes reinam em ambientes empresariais, mas isso não é verdade. Embora muitas pessoas tenham deixado de se importar com ela – e talvez justamente por isso –, esta ainda é uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas.

No ambiente de trabalho, particularmente, a ética mostra-se na pontualidade, na assiduidade, no cuidado com as tarefas executadas, na responsabilidade, no respeito, na honestidade, entre muitas outras atitudes.

Como é possível notar, as soft skills são habilidades muito subjetivas, adquiridas e exercitadas ao longo da vida, especialmente nas relações com outras pessoas. Investir nelas e demonstrá-las no dia a dia são ótimas formas de destacar-se, já que, por não poderem ser aprendidas rapidamente, as empresas valorizam de forma especial aqueles que já as dominam.

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