Afinal, mochilão ou intercâmbio? Descubra qual é o melhor para você

O conhecimento é uma das maiores conquistas que o ser humano pode levar para a vida, e aprender outros idiomas e culturas é o sonho de muitas pessoas. Porém, a dúvida entre fazer um mochilão ou intercâmbio pode deixar algumas pessoas confusas sobre qual modelo escolher.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com os principais tópicos acerca desse assunto, que vai auxiliar você na hora de tomar essa decisão. Quer saber mais? Então, confira o post a seguir!

Mochilão ou intercâmbio: o que é cada um?

Antes de mais nada, você deve saber o significado de cada um desses conceitos para que possa realizar a melhor opção, evitando qualquer tipo de frustração no modelo escolhido.

Mochilão

Quando comparado ao intercâmbio, o mochilão é considerado uma opção com melhor custo. No entanto, você se torna um viajante independente, tendo que decidir desde sua hospedagem — geralmente realizada em hostels, devido ao seu baixo custo e prazo de estadia variado (de três a nove dias) — até a escolha de roteiros e rotina.

Nesse modelo, você economizará, mas terá que lidar por conta própria com qualquer problema que apareça durante a viagem. A compra de passagens, alimentação, carregamento de bagagens e todas as outras necessidades, por exemplo, ficam por sua conta.

Além da parte financeira, outra vantagem é a liberdade de criar sua própria rotina, podendo mudar de local a hora que desejar, conhecendo cada vez mais culturas e adquirindo bastante conhecimento.

Intercâmbio

Dentro desse modelo, existem vários tipos, sendo eles: High School; trabalho e estudo; estudo e viagem; estágio ou trainee; curso de idioma; trabalho voluntário; etc.

O mais usado atualmente é o curso de idioma, pois faz parte de um modelo mais formal e com certificação, agregando mais valor ao currículo. A estadia para quem faz um intercâmbio de estudos pode variar de duas semanas a seis meses, além de possibilitar que o aluno escolha o país de destino e a escola — desde que estejam entre as listadas na agência de intercâmbio.

A agência também disponibilizará opções de hospedagem (podendo ser em casas de família, hotéis, repúblicas etc.) e esclarecerá se isso terá algum vínculo trabalhista ou não. Caber a você fazer essas escolhas.

Como escolher entre um ou outro? 

Para escolher entre o mochilão ou intercâmbio, você deve levar em consideração seus objetivos, pois cada modelo tem suas prioridades e impactos no aprendizado. Vamos conhecê-los!

Nível de aprendizado do idioma

Se seu objetivo for aprimorar o conhecimento de algum idioma, sem dúvida o intercâmbio é a melhor opção. O mochilão proporciona algum treino, mas a falta de suporte e recursos de aprendizagem farão com que você atue mais no improviso, não se aprofundando na estrutura da linguagem.

Com o intercâmbio, sua rotina é voltada à aprendizagem, garantindo que a maior parte de seu tempo seja dedicada às aulas teóricas e práticas, sendo possível executar o que aprendeu e corrigir o que estiver errado. Assim, caso queira se tornar fluente no idioma escolhido, sua melhor opção é, sem dúvida, o intercâmbio.

Imersão cultural

Por proporcionar menos tempo de viagem, quem opta pelo mochilão acaba por priorizar visitas a pontos turísticos, se tornando o modelo menos adequado para quem busca um maior contato com a cultura local.

Se seu objetivo principal for uma imersão completa nos costumes do lugar e aprender como fazer parte daquela sociedade, você precisará de tempo e, com isso, o intercâmbio é a melhor opção de escolha.

Carreira

Os desafios de entrar no mercado de trabalho são muitos, principalmente para quem acabou de sair dos estudos. Mas se tem algo que ajuda a ingressar nesse universo é um bom currículo acadêmico.

Nesse ponto, o intercâmbio sempre será um grande aliado para quem procura um bom emprego, pois ser fluente em outras línguas é essencial para ocupar cargos mais importantes no meio empresarial.

Além da facilidade com outro idioma, pessoas que realizam intercâmbio têm maior poder de adaptação em novos ambientes e culturas, pois já adquiriu experiência no assunto durante o intercâmbio.

Já o mochilão proporciona um conhecimento mais voltado a aventuras, tornando a aprendizagem mais superficial, não sendo tão interessante assim para o mercado de trabalho.

Dinheiro

Seja qual for a sua decisão, em todas elas você vai precisar dispor de dinheiro. Viajar para fora não é barato, seja de mochilão ou intercâmbio. Aqui, vale considerar quais seus objetivos e quanto está disposto a gastar para alcançá-lo.

No mochilão, seu custo será um pouco menor, porém, será um gasto instantâneo. Mas não pense que você não pode se complicar caso não controle muito bem o dinheiro. Se você não for muito atencioso nessa parte, pode passar maus bocados, tanto durante a viagem quanto após voltar para casa — com o limite do cartão de crédito estourado e a fatura muito alta no mês seguinte, por exemplo.

Fora isso, esse custo será mais voltado para conhecimento turístico — por conta do tempo reduzido — limitando seu investimento apenas àquela experiência momentânea.

Já no intercâmbio, apesar de demandar uma maior quantia em dinheiro, você tem a oportunidade de se estabelecer no local e, se tiver visto para trabalho, pode conseguir alguma grana. Fora isso, o período de estadia é muito maior e o aprendizado será muito mais profundo se comparado ao mochilão.

Ao escolher o intercâmbio, você estará fazendo um investimento de longo prazo que poderá render muitos frutos, que vão além de conhecimentos turísticos e que poderão lhe proporcionar um ótimo emprego, com ótimos salários — o que leva ao retorno do dinheiro aplicado.

Turismo

A vantagem do mochilão é poder dedicar seu tempo a conhecer o turismo do local, tendo total liberdade para planejar sua rotina e os lugares que vai conhecer. Assim, é a escolha ideal para quem busca conhecimento turístico.

Já no intercâmbio, essa tarefa fica mais difícil, pois a rotina preestabelecida limitará você a pequenas viagens nos finais de semana ou férias, já que, durante a semana, você ocupará algumas horas do seu dia com estudos. Caso tenha visto de trabalho, você também terá que dedicar parte do tempo ao emprego.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de cada um, ficou mais fácil decidir entre mochilão ou intercâmbio, não é mesmo? Então, é só pesar as suas prioridades e escolher a opção que mais se encaixa ao seu perfil!

Não se esqueça de que, antes de viajar, é essencial já saber um pouco de inglês — assim você pode se comunicar ao redor do mundo e evitar possíveis imprevistos. Portanto, aprender inglês é muito importante.

Gostou deste conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog!

Share