Home Office: como ter uma rotina produtiva trabalhando de casa?

Desde março deste ano, autoridades municipais e estaduais publicaram decretos que exigiram mudanças em nossos hábitos e também na rotina das empresas. Nesse sentido, o distanciamento social foi a principal maneira encontrada para conter o avanço da COVID-19, causada pelo novo coronavírus.

A medida exigiu que organizações repensassem a forma de trabalhar, mantendo seus colaboradores em regime de home office. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você confira algumas dicas de como evitar perrengues, aumentar a produtividade e conseguir lidar com os desafios desse período. Continue a leitura e saiba mais!

Cuide do ambiente

O primeiro passo é conservar o ambiente bem organizado. Com o objetivo de manter o foco e conseguir trabalhar normalmente, faça um escritório para que você se esqueça de que está em casa — controle a temperatura e mude a decoração, caso seja possível. Para otimizar recursos, aproveite os objetos que já tem disponível. Assim, não vai precisar sair de casa nem mesmo para montar o seu cantinho.

O ideal é que esse lugar não tenha muito barulho ou fluxo de pessoas e que disponha das ferramentas necessárias para que você possa exercer as atividades de forma positiva. A mesa, por exemplo, precisa ter uma altura adequada, além de a cadeira ser ergonômica para que não haja problemas com a postura.

Mantenha uma rotina “normal”

Estar em casa, muitas vezes, permite que tenhamos mais flexibilidade com os nossos horários. No entanto, é indicado que você planeje uma rotina de modo que a produtividade não seja afetada. Assim, coloque o despertador para tocar diariamente no mesmo período e cumpra as suas atividades como se estivesse trabalhando fora: troque de roupa normalmente, tome café e vá para o “escritório”.

Além disso, evite as tentações que o home office provoca. Nada de parar no meio do trabalho para conferir alguma matéria na televisão ou brincar com o cachorro por tempo indeterminado. É preciso preservar o foco, de modo que nenhum de seus afazeres seja afetado com essa mudança. Trabalhe o seu autocontrole e tenha disciplina para cumprir com as obrigações diárias e com as regras preestabelecidas por você mesmo!

Estabeleça limites com a equipe

Apesar de ser essencial estabelecer regras e segui-las de forma adequada, é preciso também estipular limites com a equipe. Afinal, por estarmos em casa, consideramos que é possível estender o dia de trabalho para muito além do normal. Contudo, isso amplia o cansaço, que chega de forma mais rápida — trazendo ainda prejuízos no relacionamento com a sua família.

Sendo assim, combine com gestores e demais colegas para que haja um senso comum de que reuniões, trabalhos e conversas relacionadas à rotina sejam feitos apenas em horário comercial. No celular, também não deixe o e-mail corporativo sincronizado, justamente para respeitar o horário de término do “expediente”.

Cuide da sua saúde mental

Estamos vivendo um período desafiador. Informações tristes são divulgadas a todo o instante, além de nos mantermos preocupados em preservar a nossa saúde e a saúde de quem a gente ama. Somado a isso, estar em casa sem contato com colegas de trabalho e outras pessoas fora de seu círculo familiar contribui para que haja um sentimento de solidão.

Portanto, saiba que isolamento social não quer dizer isolamento sentimental. Use as ferramentas disponíveis, as redes sociais e demais aplicativos de mensagens para conversar com quem você gosta, rir de coisas simples e manter o dia mais agradável. Além disso, evite o bombardeio de notícias — estarmos informados é fundamental neste momento, mas em excesso pode prejudicar a nossa produtividade e também o nosso desenvolvimento no dia a dia.

Também existe a possibilidade de (re)descobrir talentos e fazer aquilo que gosta. Cozinhar uma receita diferente, aprender um novo idioma ou fazer algum exercício físico em casa permitirá que o clima fique mais leve. Aproveite a imensidão de conteúdos gratuitos presentes na internet e use a criatividade!

Faça listas de tarefas

Começar o dia sem ter uma lista de tarefas por escrito pode prejudicar o profissional a manter sua produtividade. Por essa razão, estabelecer uma rotina não significa apenas manter horários de início e fim de trabalho. Também é importante se manter organizado por meio de um controle mais preciso sobre o que deve ser concluído durante o expediente.

Assim, o indicado é que estabeleça metas diárias, mas realistas e executáveis. A cada momento que for cumprindo o que precisa ser entregue, certamente o gás para a próxima atividade fica maior — o que contribui para otimizar o tempo, principalmente para quem está o tempo todo em casa.

Use a tecnologia como aliada

Certamente, se a pandemia ocorresse há alguns anos, tudo seria muito mais complicado, concorda? Hoje, existe a possibilidade de usar a tecnologia como aliada nos mais variados processos, desde a reunião de trabalho até à atualização diária com os conteúdos relevantes do momento.

Devido a esse contexto, diversas empresas disponibilizaram cursos on-line gratuitos, possibilitando que esse cenário sirva para os mais diferentes tipos de aprendizados. Podemos explorar, ainda, as possibilidades oferecidas pelas ferramentas digitais.

No Google Agenda, por exemplo, você pode controlar toda sua rotina, além de planejar melhor a semana. Para as reuniões remotas, existem alguns aplicativos específicos, como o Zoom ou o Google Meet. Por meio deles, você tem a possibilidade de se conectar com as pessoas do trabalho, de fazer encontros produtivos e até mesmo de matar as saudades de quem faz parte do seu cotidiano em períodos normais, mas que, por algum motivo, está longe no momento.

Neste conteúdo, você pôde conferir algumas dicas de como manter a produtividade no home office, que contribuirão efetivamente para a qualidade de seu trabalho. Saiba que um profissional de sucesso é aquele que enxerga nos desafios e nos períodos difíceis oportunidades para se desenvolver no ofício e também como pessoa. Entretanto, não se cobre demais! Afinal, cada indivíduo tem o seu tempo certo para que tudo se encaixe, não é verdade?

Mas, já que o assunto está interessante, não vamos parar por aqui. Confira agora como buscar novos conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho!

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