Onomatopeias em inglês: veja as principais e estude com as crianças

A aprendizagem de uma língua é mesmo muito abrangente. Gradualmente vamos avançando e dominando todo o vocabulário até adquirir a tão desejada fluência, certo? Uma das curiosidades que fazem parte desse caminho é conhecer as onomatopeias em inglês.

Esse é um tema especialmente interessante para as crianças, que têm o costume de assistir desenhos ou ler gibis, por exemplo. Uma onomatopeia é a representação gráfica de um barulho, tipo “atchim” que indica um espirro ou “oba” que expressa alegria. Os sons dos animais também são frequentemente representados dessa maneira.

Que tal entender um pouco mais do assunto para incluir mais um estímulo no estudo da língua inglesa? Confira a leitura a seguir e descubra como colocar essa ideia em prática com a criançada!

Quais são as principais onomatopeias em inglês?

Praticamente toda pessoa aprende durante a infância sobre os principais barulhos que convivemos no dia a dia. Normalmente, isso acontece para tentar estimular e facilitar a fala, já que expressar todas as palavras e frases inteiras é uma missão um pouco difícil nos primeiros anos de vida.

Assim, é comum que os bebês saibam reproduzir sons como “tchibum” para um mergulho na água ou “miau” quando veem a imagem de um gato.

No caso do felino, podemos dizer que o som da onomatopeia em português e inglês se parecem muito, enquanto a escrita é diferente para “miau” e “meow”. Isso não quer dizer que os gatos miam de forma distinta no Brasil ou se estão em um país que fala a língua inglesa. Apenas a forma de escrever e representar que se diferencia, o que pode influenciar também a pronúncia.

Porém, nem todas as onomatopeias em inglês são tão semelhantes com as suas versões em português. Ou seja, temos um novo universo a ser descoberto. Por isso, reunimos aqui alguns dos principais exemplos em inglês com tradução:

  • ouch — ai (dor);
  • waah — buá (choro);
  • cough cough — cof cof (tosse);
  • atchoo — atchim (espirro);
  • yuck — eca (nojo);
  • smooch — smack (beijo);
  • splash — tchibum (mergulho);
  • oops — opa (surpresa);
  • chomp — nhac (mordida);
  • hey — ei (oi);
  • wow — uau (admiração);
  • knock knock — toc toc (batida na porta);
  • phew — ufa (alívio);
  • beep beep — bi bi (buzina);
  • vroom — vrum (carro acelerando);
  • ring ring — trim trim (telefone);
  • woof woof — au au (cachorro latindo);
  • moo — mu (vaca mugindo);
  • meow — miau (gato miando);
  • quack quack — quá quá (pato grasnindo).

Como ensinar onomatopeias em inglês para as crianças?

Após conhecer várias onomatopeias, pode ser que ainda reste a dúvida de como inserir esse aprendizado na rotina das crianças. Afinal, aprender inglês desde a infância é uma das melhores estratégias para favorecer a aquisição da fluência o quanto antes.

Como não dá para exigir conhecimentos tão complexos de aprendizes tão novos, nada melhor do que usar esses tópicos lúdicos para oferecer os primeiros contatos com o idioma. Veja a seguir que atividades vão ajudar a fazer isso no dia a dia!

Estimulando a leitura de gibis e HQs

Histórias em quadrinhos (ou HQs) estão cheias de onomatopeias e os desenhos facilitam muito o entendimento das crianças — mesmo quando elas ainda não conseguem ler, acabam interagindo com as imagens e usando a imaginação.

Além de deixá-las sozinhas com os livrinhos, gibis e HQs, os pais ou outras pessoas podem ler as histórias para elas repetindo os sons em inglês.

Fazendo desenhos e pinturas relacionados com as onomatopeias

Como falamos, as imagens e os sons são grandes estímulos antes de uma criança aprender a ler. É claro que após desenvolver a habilidade de leitura, os recursos visuais e auditivos continuam sendo válidos. Porém, nos primeiros meses ou anos de vida eles são ainda mais importantes.

Logo, uma tarefa para fazer com os pequenos é desenhar livremente. A graça aqui é aproveitar a liberdade e exercitar a criatividade, sem seguir as propostas das histórias que já estão prontas nos livros ou gibis.

Lápis, canetas, tintas ou qualquer outro material podem ser utilizados para dar vida à imaginação, lembrando sempre de inserir relações com as onomatopeias para cumprir o objetivo da rotina de estudos.

Brincando com jogo da memória

Outra atividade divertida para colocar em prática o estudo do inglês para crianças é o jogo da memória. Nesse caso, o foco é escolher figuras que possam ser representadas por uma onomatopeia (ex: carro, gato, cachorro, piscina etc) e explorar os sons de cada uma delas.

Se não encontrar o jogo pronto do jeito que você imaginava, nada impede que produza a sua própria versão caseira. Coloque suas ideias no papel e monte suas cartas. Dependendo da idade da criança, todo o processo de fabricação é interessante para trabalhar capacidades cognitivas e manuais.

Prestando atenção em músicas, filmes e desenhos

Além da escrita, é possível identificar as onomatopeias nos conteúdos que envolvem a audição como filmes, séries, desenhos animados e algumas músicas.

Muitas produções infantis contam com esses recursos para chamar a atenção das crianças e ensinar diferentes barulhos. Basta assistir com o ouvido atento e aproveitar a chance de reforçar o som de cada coisa.

Enfim, o que mais importa é criar oportunidades de aprendizado, sem nenhuma pressão, para que a criança assimile aquele conteúdo de uma hora para a outra. O contato frequente com certeza vai gerar esse efeito.

Gradualmente, cada uma delas será capaz de entender e reproduzir as onomatopeias em inglês, assim como fazem com os barulhos que aprendem em português. O ideal é fazer com que a língua inglesa realmente faça parte da rotina!

Contar com uma boa escola de idiomas desde a infância é algo que faz toda a diferença nesse sentido. Para isso, é preciso escolher uma instituição de confiança e que vai fazer um trabalho conjunto com os estímulos oferecidos em casa. Aqui na Cultura Inglesa temos abordagens de ensino para todas as idades e professores com alta qualificação. Entre em contato conosco para conhecer os nossos diferenciais!

Share