4 mitos sobre o estudo do inglês para crianças

Muitos pais, apesar de saberem a importância do aprendizado da língua inglesa na infância, ficam com muito medo em relação a diversos aspectos, principalmente em deixar os pequenos confusos — visto que eles ainda estão aprendendo o idioma materno. Mas será que isso é verdade? Ou é apenas mais um dos mitos sobre o estudo do inglês?

Se você tem dúvida se matricula ou não seu filho em uma escola de inglês, vai gostar de acompanhar o post que preparamos. Continue a leitura e descubra 4 dos principais mitos sobre esse aprendizado durante a fase infantil, além de todos os benefícios para as crianças de assimilar um segundo idioma. Vamos lá?

A importância do aprendizado do inglês

Não é novidade para ninguém que dominar o inglês é essencial ao desenvolvimento pessoal e profissional. Então, por que não aproveitar a infância e começar esse aprendizado de uma forma leve, sem tantas cobranças?

Ao colocar seu filho em uma escola de idiomas, você faz um investimento futuro, visto que, quando ele crescer, terá autonomia em viajar para o exterior e — devido à fluência na língua — ficar bem à vontade se precisar estudar ou trabalhar em outro país.

Aprender inglês vai permitir o acesso a diferentes contextos e conteúdos, como livros, eventos, publicações e cursos diversos no idioma. Também facilitará a comunicação com estrangeiros, sem contar que esse conhecimento abre portas no mercado de trabalho: ter o domínio da língua estrangeira tornou-se requisito básico ao conquistar as melhores oportunidades.

A criança, ao conhecer outro idioma, também aumenta seu repertório cultural, entendendo melhor a diversidade que existe no mundo e com bagagem suficiente para lidar com essa realidade plural.

Os 4 mitos sobre o ensino do inglês para crianças

Apesar de todas as vantagens que elencamos no tópico anterior, você ainda fica receoso se deve ou não investir no aprendizado do seu filho? Conheça, então, os principais mitos sobre o ensino do inglês para crianças.

1. Pode confundir no aprendizado da língua materna

Talvez essa seja uma das maiores preocupações dos pais. Como os filhos ainda estão aprendendo novos vocabulários, pronúncia, ortografia e gramática da língua portuguesa, pensam que apresentar outro idioma muito cedo pode atrapalhar esse aprendizado.

Esqueça essa ideia. Saiba que o cérebro infantil tem plasticidade e, assim, está pronto para assimilar novas informações e receber novos estímulos. Portanto, fique tranquilo, pois o pequeno tem a capacidade de aprender, em paralelo, as duas línguas — e estudos comprovam que essa é, inclusive, a melhor fase para absorver idiomas, com benefícios cognitivos consideráveis.

2. Crescer bilíngue atrapalha a gramática

Entenda que crescer bilíngue vai ser uma vantagem no desenvolvimento do pequeno. Ele consegue aprender dois conjuntos de regras gramaticais distintas, pois seu cérebro entende que são coisas diferentes. Os neurônios das crianças estão a todo vapor e têm uma capacidade incrível de aprender sem que isso cause alguma confusão com a gramática ou linguagem dos dois idiomas.

Além disso, quando se fala em gramática, é importante ter em mente que são regras assimiladas aos poucos, tanto do português como do inglês, sempre respeitando a faixa etária da criança. Por isso não há risco de que ela se atrapalhe com essa questão no futuro.

3. Ter um professor nativo é melhor

Outro dos grandes mitos sobre o ensino do inglês é que seu filho só vai aprender de verdade se tiver um professor nativo. Isso é uma grande mentira e é fácil de entender o motivo. Não é por que você fala português de forma fluente que seria um ótimo professor da língua, concorda?

Ensinar envolve didática e abordagens estratégicas ao transmitir esse conhecimento. Nesse caso, a questão é escolher uma escola de inglês de qualidade, que vai trabalhar com diferentes recursos para facilitar a assimilação do idioma.

4. Criança precisa brincar e não de mais uma atividade de estudo

Há ainda o pensamento de que a criança já tem todas as atividades estudantis necessárias na escola e que o inglês seria uma sobrecarga. É preciso entender que um aprendizado de inglês de qualidade está pautado no lúdico, de modo que ela assimile, aos poucos, a língua inglesa de uma forma natural.

No final, para o pequeno, tudo não passa de uma grande brincadeira. E até mesmo em casa os pais podem ajudar com estímulos, como ouvir músicas e contar histórias na língua inglesa, brincar com jogos que envolvam o idioma e até assistir a filmes e desenhos deixando a legenda em inglês.

Os benefícios do aprendizado de uma segunda língua

Viu só como o estudo de inglês não vai atrapalhar ou confundir seu filho? Na verdade, aprender outro idioma traz uma série de benefícios à vida dele. O primeiro é que desenvolve a inteligência cognitiva, pois ele é exposto a novos padrões de aprendizagem, o que o faz exercitar o cérebro e ampliar as conexões neurais.

Com isso, a criança ganha uma melhora no raciocínio, na concentração e na memória — o que ajuda, inclusive, a ter um melhor desempenho escolar. O aprendizado auxilia ainda a aprimorar a audição e a sensibilidade a uma nova linguagem, favorecendo a aquisição de um terceiro idioma, como espanhol, francês ou alemão.

Um aspecto importante é que o pequeno aprende sem aquela cobrança bastante conhecida, que pressiona jovens e adultos, de precisar ficar craque por conta do vestibular ou por uma vaga de emprego. Para ele é tudo mais divertido e há ainda o fato de que, geralmente, essa faixa etária tem menos vergonha de se expor. Dessa maneira, treina melhor a conversação, porque não fica com medo de errar a pronúncia.

Agora que você já conhece os principais mitos sobre o estudo do inglês pode ter a segurança de que a aprendizagem de uma nova língua só vai trazer benefícios ao desenvolvimento e futuro do seu filho. A dica é escolher uma escola de idiomas de referência e que esteja preparada para ensinar às crianças — como é o caso da Cultura Inglesa, que conta com aulas interativas que estimulam o aluno com muita brincadeira e tecnologia.

Quer descobrir todos os nossos diferenciais? Entre em contato com nossa equipe e fique por dentro das diferentes abordagens de ensino que utilizamos com os pequenos!

Share