Listamos 6 atividades criativas para fazer nas férias com as crianças

Quais as principais atividades para fazer nas férias que você deve considerar? Com o início do recesso escolar, chegou o momento de utilizar a criatividade para que os pequenos possam se divertir em segurança, ocupando o tempo e trazendo tranquilidade aos pais.

Mesmo quem não vai viajar, é possível ter ideias bacanas para que as crianças sejam entretidas e também tenham uma rotina — caso contrário, elas tendem a ficar entediadas.

Pensando nisso, elaboramos este material com algumas sugestões bem práticas de adotar no dia a dia de sua casa. Para saber mais, continue a leitura!

1. Vá para a cozinha com os pequenos

Por que não ir para a cozinha com os pequenos? Isso mesmo! Uma atividade extremamente prazerosa que pode trazer grande diversão para as crianças, uma vez que sai completamente da rotina deles. Além disso, é possível buscar por receitas criativas para fazer, que sejam saborosas e simples de elaborar.

Panquecas coloridas, por exemplo. Além de serem muito práticas, as crianças podem usar a imaginação: para cada cor, um recheio diferente. A escolha das cores das panquecas e reinvenção da receita, além de trazer um sabor especial para a mesa, fará com que os pequenos passem o dia ao lado de seus pais e/ou responsáveis de uma maneira diferente!

Mas atenção: aqui, é preciso ter alguns cuidados. Nunca deixe que as crianças mexam com fogo e sempre esteja na cozinha com eles para evitar acidentes.

2. Envolva-se com as crianças em um projeto

Criar um projeto para as férias pode ser uma excelente maneira de entreter as crianças e mesclar conhecimento e diversão. Imagine que o seu pequeno deseja aprender outro idioma. É possível traçar planos para que ele aprenda algumas palavras sem sair de casa, apenas utilizando o que já tem em seu lar.

Assistir filmes em inglês ou buscar por jogos nos quais ele precisará aprender as palavras são apenas algumas ideias, que ampliarão de forma significativa o vocabulário da criança.

No momento de se envolver em um projeto, o ideal é que estabeleça objetivos para que ela fique engajada. Exemplo: toda semana você vai aprender 10 palavras novas. Na semana 1, relacionadas a alimentos. Na semana 2, a cores.

Assim, além de elas terem um foco maior no projeto escolhido por vocês, ficará mais motivada para conquistar novos desafios, o que tornará os dias de férias mais prazerosos sem deixar de lado o aprendizado, tão importante para o desenvolvimento infantil.

3. Cuide de hortas e jardins

Se a sua casa conta com hortas e jardins, é o momento de envolver as crianças para que elas auxiliem nessa função. Caso more em apartamento e ainda não tenha, que tal criar uma horta com base no seu espaço compacto, também com a participação dos pequenos?

Para que você tenha seu próprio espaço para cuidar de hortaliças é muito simples. Primeiro, vai precisar de um recipiente para plantar as mudas compradas. Nele, será necessário colocar uma cama de pedras ou de argila.

Se optar por confeccionar o próprio recipiente, não se esqueça de colocar alguns furinhos no fundo, que é o local onde a água vai escorrer. Após essa etapa, coloque a terra adquira com o adubo, de modo que ocupe 2/3 do vaso. Agora, basta colocar as sementes ou mudas e completar com a terra.

Simples, prático e que aguça a curiosidade das crianças. Além disso, você ainda tem a possibilidade de incentivá-las a pesquisar mais sobre a espécie plantada. Quanto de água é necessário para que ela cresça, quais os cuidados necessários a partir daí, entre outros tópicos relevantes.

4. Relembre e ensine suas brincadeiras de infância

Por que não investir em sua memória afetiva? Relembre quais eram as principais brincadeiras de sua infância, especialmente em períodos de férias, e ensine às suas crianças.

Certamente, você apostava mais em atividades sem o uso da tecnologia, o que contribui para que elas coloquem a mão na massa e até mesmo façam alguns brinquedos — com os cuidados essenciais que devem ser tomados, claro.

Jogar peteca, passa-anel, brincadeira de pião, pular corda e “stop” são apenas algumas das divertidas atividades que atravessaram gerações. Certamente, seus pequenos também vão se interessar bastante por elas, principalmente por saberem que era assim que você passava seus dias de descanso.

5. Preparem um dia de cinema

Preparar um dia inteiro de cinema também é uma ótima ideia que possibilitará assistir diferentes filmes, de acordo com o gosto de seus pequenos. Para isso, o primeiro passo é fazer a “curadoria” dos filmes. Assim, evita que haja muito tempo de espera entre um e outro até decidir por qual assistir.

Depois, selecione a plataforma (hoje, com tantas disponíveis, certamente as opções desejadas estarão em algum streaming). Não deixe de trazer lanches deliciosos para o dia de cinema, como pipoca, doces, sucos, entre outros itens que seus filhos gostem!

6. Acampem na sala

Dia de cinema, dia de acampamento. Para quem não tem a possibilidade de viajar, realizar um acampamento na sala possibilitará o uso da imaginação. Afinal, enquanto estiver na barraca, vocês podem imaginar que estão em qualquer parte do mundo. Inclusive, podem pesquisar brincadeiras de outros países para que se torne tudo temático!

Para deixar tudo ainda mais interessante, algumas sugestões a serem utilizadas no acampamento são:

  • cantar canções ou até mesmo histórias relacionadas ao campo;
  • fazer uma mochila onde colocará os itens indispensáveis para o acampamento;
  • utilizar apenas as luzes de lanterna;
  • colocar estrelas que brilham no escuro no teto;
  • colocar sons de natureza em algum dispositivo da sala.

Conforme percebido, são muitas as atividades para fazer nas férias com os pequenos. A criatividade infantil é ampla, por isso, use a sua imaginação para que elas passem esses dias de descanso de forma mais prazerosa, além de terem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, mesmo de recesso. Não se esqueça: para as atividades que exigem um cuidado maior, sempre esteja presente com os pequenos. Assim, vai ser só diversão!

O que achou do material? Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam um pouco mais sobre essas atividades!

Share