Qual é a idade ideal para aprender inglês? Descubra!

A ideia de que o inglês é peça fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo já é bem estabelecida. No entanto, algo que costuma gerar dúvidas é com relação à idade ideal para aprender inglês.

Neste post, vamos entrar em detalhes sobre o assunto e mostrar para você qual é a faixa etária mais indicada para iniciar os estudos de outra língua e os porquês disso. Saiba na sequência!

O desenvolvimento do cérebro humano

Este é um tópico que tem relação direta com a resposta para a pergunta feita no título do post.

Diferentes órgãos do corpo humano continuam se desenvolvendo durante os primeiros anos de vida e ao longo dela. Esse processo no cérebro, por exemplo, se estende até o final da adolescência.

A partir disso, pode-se concluir que a melhor faixa temporal de aprendizado acontece desde a primeira infância até o final da adolescência, mas principalmente na primeira infância. Você sabe no que consiste essa fase? É o que vamos falar no próximo tópico.

A primeira infância

O Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016) define esse período como os seis primeiros anos completos de vida da criança.

Para algumas pessoas, pode ser difícil imaginar que essa seja a fase ideal de aprendizado do inglês. Mas de acordo com vários estudos, sim, ela é.

Embora habilidades como escrita e fala ainda estejam sendo manifestadas e aprimoradas nessa idade, o cérebro está evoluindo rapidamente e o desenvolvimento cognitivo está a todo vapor. A fim de que esse processo ocorra de maneira saudável, as experiências vividas devem ter mais qualidade quanto possível.

A interação dos pequenos com as pessoas e com o ambiente que os cercam tem papel fundamental. Sendo assim, a socialização já é um elemento importante aqui.

Como parte significativa das conexões entre neurônios é estabelecida até o final da primeira infância, esse acaba sendo o período em que o cérebro mais necessita ser estimulado.

Existe um conceito chamado plasticidade cerebral, que é a capacidade de remodelação do cérebro, tanto em sua função quanto em sua estrutura. A plasticidade é influenciada pelas vivências, e é algo que se estende até a vida adulta.

As vantagens do inglês na primeira infância

Agora que já falamos sobre a idade ideal para aprender inglês, vamos mostrar os benefícios que essa prática pode promover na vida da criança e do futuro adulto.

Aquisição de fluência

Estudos já investigaram a existência de um período crítico, entre 1 e 6 anos de idade, em que a criança está mais aberta ao aperfeiçoamento da linguagem. Assim, ao serem inseridas em ambientes com o uso de duas línguas, as chances de elas se tornarem fluentes é maior.

Por exemplo, o aparelho fonológico de uma criança nessa faixa etária está preparado para falar qualquer língua de maneira mais natural, uma vez que os músculos relacionados à fala ainda estão se desenvolvendo.

Aprendizado com menos vícios

Quando o período de alfabetização coincide com o do aprendizado de uma língua não nativa, isso faz com que a criança assimile as características de ambas simultaneamente, o que a torna mais hábil a transitar entre as duas e também permite que ela aprenda sem tanta interferência de vícios linguísticos já fixados.

Desenvolvimento de habilidades diversas

A exposição ao inglês desde cedo também possibilita o desenvolvimento de competências como musicalidade e sociabilidade. Como consequência de aprender inglês, então, é possível que você perceba o seu filhote despertar talentos e habilidades não notados antes.

Expansão multicultural

Quando um aluno está inserido em um ambiente multicultural, como o proporcionado por escolas de inglês com focos tanto no ensino da língua quanto na exposição cultural relacionada a ela, ele poderá adquirir conhecimentos fundamentais, principalmente em um mundo tão globalizado como o que vivemos.

Isso, no futuro, pode abrir portas e facilitar intercâmbios, ingresso e sucesso no mercado de trabalho e até mesmo em situações como viagens a lazer, em que se pode aproveitar as experiências locais de uma melhor maneira. O saber, entre outras coisas, gera mais independência e confiança.

Ser um cidadão global cria oportunidades e aproveitamento tanto na esfera pessoal quanto na profissional.

Aproveitamento escolar

O fato de uma criança fazer um curso de inglês pode influenciar diretamente o seu aprendizado de disciplinas na escola. Isso porque estudar uma segunda língua desde a infância promove o estímulo das funções cognitivas do pequeno, com ganhos em memória e raciocínio. Crianças bilíngues têm muita capacidade de absorver vários estímulos e conteúdos de uma vez.

Outra das vantagens que pessoas bilíngues têm é com relação à capacidade de concentração, com possibilidade de foco rápido para desempenho de tarefas.

Mais desenvoltura

Talvez você já tenha estado em uma situação na qual sentiu dificuldade ao falar em público, seja na sua língua nativa, seja em um idioma estrangeiro. Pode ter se deparado com outra pessoa na mesma situação. Se você reparar, perceberá que isso costuma ocorrer mais com adultos do que com crianças.

Os pequenos não têm tanto medo de errar quanto alunos mais velhos ou adultos. Além disso, absorvem e praticam uma segunda língua quase que de forma instintiva.

Outro fator é a empolgação que as crianças ficam quando começam a aprender inglês. Elas tendem a querer mostrar as descobertas que fazem e a praticar com outras pessoas. Esse é outro ponto positivo tanto com relação à questão da desinibição quanto ao desenvolvimento do idioma propriamente dito.

Esses são alguns dos diversos benefícios conquistados com o aprendizado de inglês desde cedo. Mas é importante destacarmos aqui que nem tudo isso está perdido caso você não tenha tido a possibilidade de colocar o seu filho em um curso de inglês logo na primeira infância. O aprendizado de inglês pode ocorrer em qualquer fase da vida, sobretudo quando ele se dá em um ambiente preparado para isso.

Após ler todas essas informações sobre a idade ideal para aprender inglês, se você teve interesse em matricular o seu filho em um curso de qualidade e focado na vivência do idioma, não deixe de conhecer as nossas opções na página de cursos para crianças e adolescentes. Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *