Habilidades linguísticas: como desenvolvê-las no inglês?

A capacidade de se comunicar de forma plena em qualquer idioma depende de algumas habilidades linguísticas fundamentais: ouvir, falar, ler e escrever. Quando se trata da língua materna, a socialização, que acontece de forma natural conforme a criança cresce, se encarrega das duas primeiras, enquanto a vida escolar cuida das restantes.

No caso de uma língua estrangeira, porém, como é o caso do inglês, é preciso encontrar maneiras de desenvolver essas habilidades de acordo com as necessidades e as possibilidades de cada indivíduo.

Especialmente quando a pessoa só começa a aprender na fase adulta, alguma das habilidades podem parecer um desafio maior do que as outras, mas todas podem ser alcançadas com a prática.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a compreender o que são as habilidades linguísticas no inglês, além de dar várias dicas valiosas sobre como desenvolvê-las. Ficou interessado? É só continuar a leitura!

Quais são as habilidades linguísticas?

Em inglês, as 4 habilidades são chamadas de listening, speaking, reading e writing. A seguir, explicamos melhor o que cada uma delas significa para quem deseja se comunicar nessa língua. Acompanhe!

Listening

Essa habilidade se refere à capacidade de entender o que é dito em inglês, não só distinguindo palavras e frases, mas também compreendendo rapidamente o seu significado.

Para quem ainda não desenvolveu o listening, uma fala em inglês parece apenas uma série de sons embaralhados. Assim, é preciso treinar o ouvido para que eles comecem a ficar mais claros e a fazer sentido.

Speaking

Certamente a habilidade mais almejada por muitas pessoas que decidem estudar esse idioma, o speaking é a capacidade de falar em inglês. Trata-se de algo que demanda, além de um bom vocabulário, o aprendizado de novos fonemas para que seja possível pronunciar as palavras claramente, de modo a serem compreendidas pelos interlocutores.

Reading

O reading é a capacidade de ler textos em inglês. Essa é uma das habilidades linguísticas mais buscadas por quem trabalha com documentos redigidos em inglês, por exemplo, e quem faz cursos de mestrado e doutorado que exigem muitas pesquisas em fontes internacionais.

De modo geral, o reading amplia o acesso ao conhecimento, uma vez que permite ler desde jornais e posts em redes sociais a livros e artigos científicos estrangeiros.

Writing

Essa habilidade possibilita que a pessoa escreva em inglês, o que faz com que seus textos possam ser lidos por um grande número de pessoas ao redor do mundo.

Para tanto, é importante ter um bom conhecimento de gramática da língua inglesa para não correr o risco de passar uma mensagem equivocada devido a erros aparentemente simples, como a ordem de cada elemento de uma frase, por exemplo.

Como desenvolver as habilidades linguísticas no inglês?

Depois de entender quais são as habilidades linguísticas na língua inglesa, você deve estar curioso para descobrir o que pode fazer para desenvolvê-las. Por isso, trouxemos algumas dicas voltadas para cada uma das habilidades. Confira!

Listening

Para desenvolver a habilidade de listening, é necessário treinar o ouvido para reconhecer palavras e, consequentemente, frases em inglês. A melhor maneira de fazer isso é começar a escutar bastante conteúdo nesse idioma, o que, felizmente, pode ser encontrado de diversas formas.

Você pode aprender inglês com música, tendo o cuidado de buscar a letra para acompanhar o áudio e perceber como o cantor pronuncia cada palavra. O mesmo pode ser feito com filmes e séries de televisão, inicialmente deixando a legenda em inglês.

Quando sentir que está compreendendo a língua com mais facilidade, passe a assisti-los sem legenda e veja o quanto consegue acompanhar as histórias desse jeito.

Speaking

Da mesma forma que os áudios de vários formatos ajudam na compreensão oral do idioma, eles também são úteis para praticar inglês a fim de desenvolver o speaking. Para trabalhar essa habilidade, no entanto, é fundamental deixar de lado o receio de errar e não ter vergonha de tentar falar inglês em alto e bom som.

Algumas ideias para praticar o speaking são cantar músicas em inglês — as mais lentas, de preferência —, ouvir podcasts e assistir a cenas de filmes e séries, ou até mesmo de entrevistas, pausando a cada frase para ter tempo de repeti-las.

Além disso, é interessante repetir as palavras com as quais você tem mais dificuldade até acertar a pronúncia e, claro, encontrar alguém para conversar e colocar os aprendizados em prática.

Reading

Para aprender a ler em inglês, o caminho é praticar constantemente a leitura, tornando isso um hábito diário. Você pode começar lendo notícias na internet, em blogs e em revistas, escolhendo textos curtos e de temas que despertem o seu interesse.

Conforme a leitura for se tornando mais fácil, é importante buscar textos mais longos e que exigem uma maior capacidade de compreensão, como as obras literárias. Inclusive, há vários livros que são indicados para quem quer aprender inglês, justamente por não terem uma linguagem tão complexa.

Writing

Existem diversas maneiras de desenvolver essa habilidade, e transformá-la em parte do cotidiano é uma boa estratégia para praticar bastante. Então, no início, uma ideia é escrever textos curtos, como e-mails para amigos e relatos sobre o dia a dia. Com o tempo, você vai se habituar e ganhar mais confiança para desenvolver textos mais longos.

Para escrever bem, contudo, é fundamental estudar gramática e expandir o vocabulário. Dessa forma, você conseguirá escrever usando uma linguagem cada vez mais formal, utilizando construções verbais variadas e fazendo uso de sinônimos para evitar repetir termos com frequência.

Qual é a influência do curso de idioma escolhido?

A escolha de um curso de idioma tem uma grande influência sobre a forma como as habilidades linguísticas serão desenvolvidas. Isso porque tudo depende da abordagem que cada curso adota, que pode ser mais tradicional, focada em tradução e memorização, ou mais inovadora, priorizando o contato com a língua inglesa e a comunicação.

Nesse sentido, vale a pena você considerar a Cultura Inglesa na hora de escolher uma escola de inglês. Aqui, utilizamos as abordagens mais atuais do ensino de inglês, com um olhar atento às necessidades de cada aluno no desenvolvimento das habilidades linguísticas. Desse modo, você vai aprender inglês de forma interativa e fazendo uso dos melhores recursos tecnológicos do mercado.

Quer saber mais sobre as vantagens de estudar inglês conosco? Entre em contato com a Cultura Inglesa e fique por dentro de todos os detalhes!

Share