5 atitudes eficazes para garantir o foco nos estudos

Manter o foco nos estudos não é tarefa fácil e exige muita determinação — especialmente quando o assunto é aprender inglês. Para maximizar o tempo de aprendizado e evitar perder tempo com distrações, é fundamental ter disciplina

Nesse sentido, um bom planejamento pode otimizar suas horas de estudo e ajudar a reter o conhecimento na memória. Pensando nisso, preparamos este post para você se organizar, permanecer focado e ter sucesso no aprendizado. Confira!

Obtenha foco nos estudos com as nossas dicas abaixo

1. Manter um cronograma de estudos

Comece planejando seu dia e sua semana. Tente organizá-los de acordo com a sua rotina. Não adianta definir várias tarefas em um mesmo dia, pois você pode se frustrar com a falta de tempo e acumular mais atividades para o dia seguinte.

Se isso acontecer, você pode criar um sentimento de culpa por causa das tarefas incompletas e abandonar o planejamento. Para evitar esse problema, monte uma tabela e organize suas obrigações por ordem de importância. Defina os conteúdos que você precisa estudar e também o tempo médio que você terá para se dedicar a cada um deles.

2. Estudar em um local tranquilo

Quando for estudar, é fundamental se sentir confortável, pois provavelmente você passará muito tempo sentado. No entanto, ao contrário do que possa parecer, ambientes confortáveis demais — como a sua cama — podem atrapalhar o rendimento.

Afinal, esses locais estimulam a preguiça e a vontade de dormir, tirando a concentração. É importante que o local de estudo seja silencioso, arejado e com boa iluminação. Se você não gosta ou não pode estudar em casa, procure uma biblioteca ou outro local tranquilo.

Escolha também uma boa cadeira para se sentar. Lembre-se de manter uma boa postura para evitar dores que podem fazer perder o foco.

3. Eliminar as distrações

Computadores, smartphones e tablets com acesso à internet são grandes distrações na hora de estudar. Checar redes sociais, e-mails e mensagens podem fazer você gastar muito tempo e diminuir seu rendimento.

Por isso, evite a procrastinação causada pela tecnologia e tente manter os aparelhos desligados ou fora de alcance durante o tempo que estiver estudando. Deixe para olhar as notificações nos momentos de pausa.

Além disso, converse com seus familiares e amigos e peça para que eles não o incomodem durante seu momento de estudo.

4. Fazer pausas

Mesmo estudando muitas horas consecutivas, nosso cérebro não é capaz de absorver um volume muito grande de informações. Por isso, é essencial fazer pequenas pausas a cada hora de estudo. Com isso, você vai fixar melhor o conteúdo.

Use o tempo de intervalo para relaxar, tomar um copo de água, conferir as redes sociais ou ir ao banheiro. Mas tome cuidado para que os minutos de descanso não se prolonguem por várias horas.

5. Manter o ambiente organizado

Estudar deve ser um momento de prazer na sua rotina. Para isso, manter o ambiente organizado é muito importante. Mantenha limpo o espaço que você usa para estudar. Depois, organize todo o material necessário.

Deixe ao alcance das mãos lápis, marcadores de texto, canetas coloridas e borracha. Também é interessante usar post-its para ajudar a memorizar informações importantes. Deixe também livros e cadernos em um local de fácil acesso. Parar para pegar materiais em outro cômodo pode fazer você perder tempo e foco.

Outras maneiras de obter sucesso ao aprender uma língua estrangeira

A velocidade com que cada pessoa adquire fluência em uma língua está relacionada a diversos fatores. A disposição psicológica para o aprendizado, por exemplo, é um deles. Não é interessante deixar que esse processo seja dominado pelo medo da exposição e pela vergonha.

Ter uma postura mais produtiva é estar disposto a tentar e a cometer erros, sem impor a si mesmo a obrigação de dominar todas as habilidades em pouco tempo. Quem tem mais facilidade para aprender inglês costuma ter muita curiosidade e entender o aprendizado como um desafio, e não como um teste.

Confira algumas formas de ter sucesso ao estudar uma língua estrangeira, como o inglês.

Assistir a filmes

Assistir a um mesmo filme três vezes é uma maneira simples de impulsionar o seu aprendizado. Na primeira vez, habilite as legendas em português. Depois, veja tudo novamente com legendas em inglês.

Por fim, tente assistir ao mesmo filme sem legendas. Esse processo é muito interessante para melhorar o seu processamento auditivo e ganhar mais vocabulário. Ao ver o mesmo conteúdo diversas vezes, você já conhecerá a história e vai se lembrar de vários diálogos.

Dessa maneira, é possível fazer associações entre som, forma e significado. Isso é importante para treinar o reconhecimento de palavras desconhecidas no idioma estudado. A mesma dica vale para quem gosta de ver séries em inglês.

Ouvir música

Você já tentou aprender inglês com música? Se você adora um determinado artista estrangeiro, pode aproveitar para estudar enquanto se diverte. Ao ouvi-lo, é importante tentar compreender o que ele canta.

Além disso, procure a letra e tente fazer a tradução de acordo com os seus conhecimentos, entendendo o contexto e as expressões usadas. Tentar compreender uma letra da qual você gosta, mas nunca entendeu, traz muita motivação, que é um fator básico para o aprendizado.

Usar expressões no dia a dia

Outra dica é utilizar o inglês com a maior frequência possível na sua rotina. Quanto mais você usa o idioma em situações do dia a dia, mais rápido vai incorporá-lo ao seu repertório. Com o tempo, as palavras sairão automaticamente diante de cada acontecimento.

Se você não tem ninguém para praticar, vale a pena conversar sozinho. Tente pensar em momentos do seu dia em inglês. Antes de dormir, fale em voz alta alguma situação que tenha acontecido — isso é fundamental para melhorar as suas habilidades de speaking.

Se você não tem o hábito de estudar inglês todos os dias, comece aos poucos. Inicie o processo com alguns minutos e vá aumentando o tempo conforme sua necessidade e disponibilidade. O importante é manter o foco nos estudos para não prejudicar o seu rendimento.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a estudar com mais foco e qualidade!

Share