Como o sotaque brasileiro influencia ao aprender inglês?

O sotaque brasileiro costuma ser uma barreira no aprendizado de outra língua. Isso pode interferir na proficiência e, até mesmo, confundir a comunicação com estrangeiros, o que não deve impedi-lo de avançar.

Pensando nisso, trouxemos um panorama sobre a interferência do sotaque no aprendizado do inglês e como trabalhar a questão. A ideia é que você não perca a sua essência, mas sim aperfeiçoe o seu conhecimento, se aproximando ao máximo da fluência desejada. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Os desafios do sotaque brasileiro ao falar Inglês

Um bom indicativo de fluência no inglês é o sotaque bem próximo do nativo. Além da riqueza de vocabulário, a forma de pronunciar as palavras faz muita diferença. No entanto, nem sempre o aprendizado é facilitado, dados os desafios da nossa língua materna e a insegurança de pronunciar algo errado. E quais são eles?

Diferentes “tipos” de inglês

O sotaque é o que caracteriza as suas falas e você notará isso no processo de conversação, o primeiro desafio é justamente esse. Você já deve ter visto que pessoas de Minas Gerais têm palavras específicas do seu vocabulário, enquanto as de São Paulo têm outras, só para citar um exemplo.

A mesma coisa acontece com o inglês. Ele não é um idioma exclusivo dos Estados Unidos e da Inglaterra, o que faz com que ele tenha uma série de variações idiomáticas. O inglês americano e o britânico, por exemplo, tem pronúncia diferente para o “t”. Enquanto o primeiro fala mais com som de “d”, o segundo tem uma tonalidade bem parecida com o “t” em português.

Da mesma maneira, temos o inglês irlandês tem forte influência gaélica, o que faz com que algumas palavras mudem. Assim como nesse exemplo, o inglês australiano também tem seus termos próprios. Toda essa questão faz diferença na hora de conversar.

Fonética

Outro desafio para os brasileiros é com relação à fonética. Algumas palavras quando aparecem juntas são pronunciadas de uma maneira totalmente distinta do que estamos acostumados no idioma nativo.

Esse é o caso da vogal A, mas também do “th” e, até mesmo, do W. Cada um deles tem um som na língua inglesa, o que difere do que temos no português. Por isso, é muito importante que no processo de aprendizado seja feito um treinamento também de fonética, geralmente, os próprios professores ajudam nesse direcionamento.

Os pontos de atenção com o sotaque ao aprender Inglês

Desenvolver habilidades linguísticas será imprescindível para falar um idioma de maneira mais fluente. Mas, afinal, em quais os pontos devo ter atenção com o sotaque brasileiro ao aprender inglês? Confira os principais a seguir!

Pronúncia

Vale a pena reforçar que a pronúncia é essencial no processo de aprendizado e desenvolvimento da fala em outro idioma. Dependendo da língua a ênfase dada às consoantes e vogais variará. No inglês, por exemplo, as consoantes são bem marcadas.

Portanto, invista no aprendizado correto da pronúncia do alfabeto em inglês. Isso ajudará bastante na sua compreensão verbal. Apesar de não ser um processo simples, principalmente por idiomas bastante fonéticos, como é o caso do espanhol, ter essa compressão é uma das melhores formas de vencer obstáculos da língua.

Conversação

A melhor maneira de cuidar do sotaque enquanto se aprende inglês é treinando a conversação. É fundamental que você pratique com pessoas nativas ou fluentes na língua, como seu próprio professor, assim, ficará mais fácil identificar a pronúncia correta das palavras.

Hoje, já existem ferramentas que favorecem a prática do idioma de maneira simples e eficiente. Alguns aplicativos permitem que você escolha a língua estrangeira e seu nível de fluência e a partir disso tome algumas ações, como se comunicar com nativos.

Sentido frasal

Para uma pessoa com sotaque brasileiro, ou de qualquer outro idioma, que esteja aprendendo inglês é necessário ter atenção à pronúncia para que ela não atrapalhe o sentido frasal.

Algumas palavras são muito parecidas e é preciso atenção ao falá-las, esse é o caso, por exemplo, de “word” (palavra) e “world” (mundo). Vale a pena ter atenção à diferença entre vogais longas e curtas, pois elas, muitas vezes, mudam o sentido dos vocábulos.

Como diminuir os impactos do sotaque brasileiro ao falar Inglês

Para reduzir os impactos do sotaque brasileiro ao falar inglês é interessante adotar algumas atitudes no dia a dia que contribuirão para o processo. Afinal, como sabemos, o aprendizado de um idioma parte de uma prática constante.

Ouça o inglês

Ouvir o idioma e tentar imitar o sotaque é uma forma de se familiarizar com a fonética e treinar.

Músicas, podcasts e filmes são recursos que ajudam nessa melhor assimilação. Se puder, adicione legenda em inglês no caso de filmes, ou mesmo, escute a música acompanhada da letra, a fim de tirar as suas dúvidas.

Além de compreender melhor as diferenças entre a escrita e a fala, por meio desses recursos é possível também buscar padrões fonéticos.

Grave a sua voz

Outro recurso é utilizar um gravador de voz, seja no seu computador ou celular, e dizer frases. Faça isso e logo após ouça a gravação, de preferência, escolha orações que foram ditas em vídeos ou áudios por nativos para fazer uma comparação. Observe o que precisa ser melhorado e faça regravações até atingir o máximo de fidelidade ao idioma.

Consulte dicionários

Os dicionários online são um recurso interessante para aprender sobre a fonética das palavras. Muitos deles, além de ter os símbolos atrelados ao fonema, apresentam uma versão em áudio da pronúncia das palavras. Por isso, anote as dúvidas que tem em relação a alguns vocábulos e aposte no recurso.

Como visto ao longo do artigo, o sotaque brasileiro não necessariamente é um problema para aprender inglês. No entanto, quando se trata de conversação é preciso trabalhar a sua pronúncia de maneira que o interlocutor do outro lado consiga entender bem a sua fala.

A Cultura Inglesa trabalha há anos com uma metodologia que visa treinar os alunos tanto no listening quanto no writing, reading e speaking, ajudando a formar pessoas capazes de se comunicar de maneira fluente no idioma.

Se você ter interesse em aperfeiçoar as suas habilidades, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Share