Confira 6 dicas para melhorar a oratória ao falar inglês

A oratória consiste na capacidade de falar em público de maneira clara e objetiva, sendo cada vez mais importante nos estudos e na aprendizagem de uma segunda língua. Uma boa oratória permite informar, influenciar e atrair a atenção dos ouvintes.

Assim, se você quer saber como perder o medo de falar em inglês com as outras pessoas, é preciso seguir algumas técnicas que ajudam a estruturar um discurso eficiente. Para ter uma boa preparação, o aluno deve manter o foco naquilo que está querendo falar e treinar bastante a apresentação para os ouvintes.

Para isso, acompanhe a seguir e confira 6 dicas para melhorar a oratória ao falar inglês!

Saiba qual a importância de desenvolver a oratória ao estudar um idioma

Ter uma boa comunicação em um segundo idioma é fundamental para conquistar uma melhor retórica em situações cotidianas, em relações pessoais e de trabalho, assim como para apresentar ideias e participar de debates da melhor forma. Na fase adulta, a oratória pode ser uma grande aliada em entrevistas de emprego, reuniões, networking virtual e para conversar com clientes.

Para além da vida profissional, a oratória é indispensável para a melhora das relações interpessoais no momento de fazer amizades e conversar; sem contar que ajuda a causar uma boa primeira impressão. Falar com clareza ainda é, muitas vezes, o segredo para saber lidar melhor com conversas difíceis e delicadas.

Tenha em mente que, para ter uma boa oratória, é imprescindível treinar e investir em técnicas de conversação. Isso até porque, ao se dedicar ao conhecimento, você aprenderá a falar com muito mais objetividade, permitindo que a mensagem que deseja transmitir seja facilmente recebida pelo ouvinte.

Com o domínio das técnicas, fica mais fácil ultrapassar as barreiras da linguagem e aumentar a autoconfiança, superando o medo de falar em público. Isso terá grande impacto na vida pessoal e profissional, pois você se tornará capaz de falar sem preparação, caso seja necessário improvisar.

Conheça 6 dicas para melhorar a oratória ao falar inglês

Quem está iniciando os estudos na língua inglesa pode não se sentir à vontade ao exercitar a conversação com as pessoas ao seu redor. No entanto, quando se aprimora a maneira como se fala, muitos conflitos e barreiras podem ser solucionados.

Isso é possível por meio de algumas técnicas, capazes de modificar significativamente o posicionamento dos seus pensamentos diante dos mais diversos tipos de situações. Ao entender e colocar em ação a prática da oratória, portanto, é possível ter melhores resultados e, com isso, um melhor desempenho no idioma.

A seguir, conheça algumas dicas que ajudam a trabalhar a retórica e a perder o medo de falar com as pessoas em inglês.

1. Estude palavras-chave

O primeiro passo para desenvolver uma boa oratória é estudar palavras-chave que orientam a sua fala e atraem a curiosidade de quem está ouvindo. Isso ajudará você a guiar o que deseja transmitir de maneira lógica e com fluidez, facilitando a compreensão de quem está recebendo a mensagem.

Para isso, é imprescindível desenvolver o hábito de leitura e escuta, já que isso permite aprimorar o poder de síntese e argumentação.

2. Treine a sua apresentação ou discurso

Outra dica é reservar um tempo para treinar a sua apresentação ou discurso em público. Sendo assim, é importante anotar e estruturar todo o conteúdo que deseja informar para as pessoas e escolher a linguagem mais adequada para preparar a sua apresentação.

O ideal é sempre apostar na objetividade na hora de expressar suas ideias, pois assim você terá mais segurança para transmitir seu ponto de vista. A mensagem é o elemento central da sua apresentação; por isso, ela precisa ser passada com coerência para que o público entenda o que você está falando.

3. Faça exercícios de dicção

A dicção consiste no modo como o indivíduo pronuncia as palavras, sílabas e sons. Assim, é fundamental separar um período para realizar exercícios de dicção e aperfeiçoar a comunicação em uma segunda língua.

4. Repasse as ideias principais na frente do espelho

Falar na frente do espelho antes de apresentar a mensagem ao público é outra maneira de trabalhar a oratória e ter melhores resultados na comunicação. O exercício é especialmente interessante para os mais tímidos, que ainda têm receio e medo de falar diante de uma grande plateia.

Isso porque treinar na frente do espelho ajuda você a se conhecer melhor, corrigir erros e aumentar a autoconfiança no que diz. Esse treino permitirá desenvolver uma melhor postura e linguagem, aprimorando a organização das ideias sobre o assunto do qual vai falar.

5. Observe o movimento do seu corpo

Em apresentações, é interessante manter o movimento do seu corpo de forma lógica e complementar à sua comunicação. Assim, o ideal é se movimentar de acordo com o contexto do que deseja transmitir às pessoas. Com isso, os gestos devem acompanhar o ritmo da sua fala, pois é por meio deles que é possível comunicar a sua ideia.

Ficar andando de um lado para o outro, por exemplo, pode deixar o ouvinte inquieto e confuso. Mesmo que seja um desafio trabalhar a expressão corporal e facial na oratória, saiba que ter movimentos coordenados pode ajudar significativamente a ter mais segurança para falar em público.

6. Fale pausadamente

Ainda é recomendado fazer uma breve pausa a cada final de frase, ou no meio caso seja uma longa oração. A desaceleração na fala é importante para o entendimento e a clareza, sobretudo para quem está recebendo a mensagem.

Alguns exercícios de respiração podem ajudar a falar de maneira calma e concisa, contribuindo bastante para a melhora da oratória. Leituras em voz alta e treinos de voz também são bastante eficientes para tornar a mensagem mais clara ao ser comunicada. 

Conhecendo as dicas para melhorar a oratória, certamente você deve ter notado a importância de desenvolver a habilidade de comunicação no inglês para a sua carreira profissional. Aqui na Cultura Inglesa, oferecemos abordagens dinâmicas e eficientes que trabalham a conversação, ampliando a aprendizagem dos alunos por meio da imersão cultural.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine agora mesmo a newsletter para receber, diretamente em seu e-mail, todas as novidades da Cultura Inglesa!

Share