Saiba como controlar a ansiedade durante os estudos e as provas!

Sentir ansiedade nos estudos é uma situação comum para muitos alunos, principalmente no momento de fazer a prova de certificação em inglês. No entanto, o estresse que o estudante sente nesse período pode atrapalhar o aprendizado, o rendimento e a atenção na hora das avaliações.

Visando não ser prejudicado, o estudante pode buscar algumas técnicas para controlar a ansiedade, antes que o nervosismo comprometa seu desempenho. Se a sensação começa a impedir a concentração e gera preocupação, por exemplo, ele ainda pode procurar ajuda profissional a fim de entender os motivos da insegurança diante do processo de ensino.

Acompanhe, a seguir, e saiba como controlar a ansiedade nos estudos, principalmente nas provas de certificação de idiomas. Boa leitura!

Dicas para controlar a ansiedade nos estudos e nas provas

A ansiedade é uma reação do corpo humano que pode ocorrer em diferentes tipos de situações. O esgotamento mental causado pela ansiedade surgi quando o aluno lida com a pressão de sair bem em uma prova ou avaliação, quando tem dificuldades de aprendizado ou, ainda, por conta de influências externas, como problemas familiares.

Para garantir um bom processo de ensino, é preciso controle a ansiedade, sem que ela atrapalhe a absorção do conhecimento. Até porque é bastante comum sentir receio em períodos avaliativos, principalmente devido ao excesso de informações nos estudos e à incerteza de como se sairá nas provas.

Felizmente, algumas práticas e técnicas podem ajudar muito o aluno quando ele não sabe o que fazer para diminuir a carga de estresse. Veja, a seguir, nossas dicas para controlar a ansiedade nos estudos e nas provas.

Não deixe para estudar de última hora

Procure se antecipar nos conteúdos e nas aulas sempre que possível, pois a chance de ter ansiedade no período pré-exame acaba sendo mais alta. Afinal, estudar na véspera da avaliação tende a deixar o aluno mais tenso e preocupado com o resultado esperado. O ideal é deixar as matérias de lado um ou dois dias antes da prova, para facilitar a concentração e para que o cérebro consiga assimilar da melhor forma as informações.

Tenha um equilíbrio na rotina de estudos

É muito importante planejar um cronograma de estudos e incluir momentos de descontração e lazer entre os estudos. Que tal dar uma caminhada, ver um filme ou, ainda, conversar com algum amigo ou familiar sobre os seus planos? As pausas de descanso são fundamentais para a saúde da mente e do corpo físico, fazendo com que você fique mais calmo e focado nas atividades e tarefas.

Conte com uma escola ou curso especializado

Caso o estudante sinta bastante dificuldade e entre em um estado de ansiedade que paralisa o desenvolvimento da aprendizagem, é recomendável buscar uma escola ou curso especializado, de modo a revisar as matérias e os conteúdos da prova. Dessa forma, os estudos serão melhor direcionados conforme os objetivos do processo de ensino. Além disso, o aluno ainda pode aproveitar para ter acesso a dicas para prova de inglês do vestibular.

Consulte provas antigas

Ao refazer provas antigas como referência para os estudos, as chances de você sentir ansiedade diminuem consideravelmente. Conhecendo a abordagem e quais são os assuntos que mais caem na avaliação, ainda é possível aumentar o rendimento e focar em questões que sente dificuldade. Assim, quanto mais treino antes da prova, mais familiarizado e confiante ficará para o grande dia.

Tenha boas noites de sono

Ter boas noites de sono contribui para a produtividade nos estudos, principalmente em períodos de véspera de exames. A qualidade do sono é fundamental para assimilar melhor as ideias das disciplinas e atingir as melhores notas. O estudante que não dá atenção a esse ponto costuma sentir mais estresse e irritabilidade, os quais prejudica a concentração e o raciocínio.

Alimente-se de forma adequada

Alimentar-se bem e de forma equilibrada e saudável também faz toda a diferença para controlar a ansiedade. O ideal é comer alimentos leves e evitar ao máximo substâncias e bebidas, por exemplo, que podem acelerar o organismo. O cérebro, com isso, passa a funcionar melhor, permitindo ao aluno ter mais energia e atingir melhores desempenhos nos estudos.

Como são as provas de certificação de idiomas?

Quem está se preparando para as provas de certificação de idiomas, geralmente, costuma se sentir ansioso e preocupado em relação ao resultado no exame. Esse tipo de avaliação é essencial se você quer fazer intercâmbio ou ingressar em cursos em países de língua inglesa.

Isso porque diversas instituições estrangeiras exigem que o aluno conte com certificação para comprovar suas aptidões e habilidades linguísticas. Nos próximos tópicos, veja quais são os testes de proficiência mais populares e importantes para quem deseja se aperfeiçoar em um segundo idioma.

TOEFL

O TOEFL é um dos exames de inglês mais reconhecidos e respeitados do mundo, com aceitação em mais de 10 mil instituições em 130 países. A prova examina a leitura, a conversação, a compreensão auditiva e a redação em língua inglesa do candidato. A pontuação da avaliação vai de 0 a 120 pontos, e o teste tem validade de dois anos.

Cambridge

Já a certificação Cambridge tem validade vitalícia e é divida em três níveis: FCE, CAE e CPE. O exame avalia a expressão oral, a compreensão oral, a leitura, a escrita e o uso do inglês. Para ser aprovado, o candidato deve apresentar habilidades de listening, reading, writing e speaking, sendo que todas as seções ocorrem no mesmo dia para cada área de estudo.

IELTS

Assim como o TOEFL, o IELTS avalia a expressão oral, a compreensão oral, a escrita e a leitura do estudante. Com pontuação de 1 a 9, a certificação tem validade de dois anos e é ideal para quem deseja estudar em instituições de nível superior ou, até mesmo, trabalhar em países que têm o inglês como língua oficial.

Para diminuir a ansiedade nos estudos, também é interessante entender o que é mindfulness e como a abordagem pode ajudar o aluno a manter o foco no momento presente. A técnica auxilia a ter mais consciência em relação aos seus sentimentos e suas sensações, principalmente em períodos de tensão e preocupação comuns da fase pré-exame.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e siga a Cultura Inglesa nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Share