Dificuldade de aprendizagem: saiba como ajudar seus filhos a superá-la!

Seu filho apresenta algum tipo de dificuldade de aprendizagem? Então, saiba que o seu papel é fundamental para ajudá-lo a encarar melhor os estudos. Nesses casos, mais do que a preocupação dos pais, os pequenos precisam de muita compreensão, apoio e acolhimento.

Se você se interessa pelo assunto, continue a leitura deste texto. A seguir, explicaremos:

  • o que é dificuldade de aprendizagem;
  • qual o papel dos pais diante desse cenário;
  • como ajudar a criança a aprender mais.

Boa leitura!

O que é dificuldade de aprendizagem?

Quando o aluno apresenta uma maneira diferenciada de aprender por conta de algum tipo de barreira, seja intelectual, social ou cultural, considera-se que ele tem uma dificuldade de aprendizagem. Existem várias questões externas que podem contribuir para o cenário, como métodos pedagógicos, conflitos familiares, ambiente físico, mudança de escola, etc.

Em suma, quando essa dificuldade de aprendizagem tem a ver com aspectos psicopedagógicos, pode ser resolvida no ambiente escolar com a ajuda de professores e educadores — e, claro, todo o apoio e acolhimento dos pais.

Aqui, salientamos que é importante não confundir a dificuldade de aprendizagem com o distúrbio de aprendizagem. Neste último caso, os problemas não estão relacionados às questões educativas. Quando a criança apresenta um distúrbio, é preciso investigar a fundo o que está havendo, pois a situação é mais complexa e pode, ou não, ter a ver com questões fisiológicas.

Qual é o papel dos pais nesse cenário?

Os pais têm um papel essencial, como mencionamos. Não existe, na realidade, uma fórmula mágica que resolva o problema instantaneamente, mas com um olhar cuidadoso e bastante atento, é possível identificar a dificuldade de aprendizagem e ajudar a criança a superá-la por meio do acolhimento e da compreensão.

É importante contar com a ajuda da escola para identificar esses problemas de aprendizagem. Esse apoio é fundamental para que o pequeno receba um diagnóstico correto acerca do problema que está vivendo para que, assim, os pais possam se envolver e incentivá-lo a reverter a situação com mais segurança.

Como posso auxiliar o meu filho a aprender mais?

Você já sabe o que é dificuldade de aprendizagem e entendeu como o apoio dos pais é essencial para auxiliar os pequenos a superar essa situação. Agora, listamos algumas dicas importantes que você consiga ajudar o seu filho a aprender mais. Vamos lá?

Invista em maneiras lúdicas de ensinar

Atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento da criança, sabia? Isso porque, enquanto o pequeno brinca, ele se sente estimulado para aprender, criar e descobrir de maneira segura e prazerosa. O resultado é amadurecimento emocional e o desenvolvimento da sensibilidade e das habilidades cognitivas.

Então, o que acha de incluir na rotina do pequeno atividades que promovam o divertimento e o aprendizado? Algumas brincadeiras em inglês, por exemplo, tornam o ensino da língua mais leve e, sem que a criança perceba, aprenderá naturalmente. Confira, a seguir, algumas atividades bem simples para realizar em casa:

  • contação de histórias;
  • jogo da memória;
  • teatro de fantoches;
  • passeios, tanto os presenciais como os virtuais;
  • desenhos;
  • cantar, seja acompanhando músicas, seja tocando instrumentos com a criança;
  • filmes com legenda.

Compreenda o tempo da criança

Provavelmente, você já ouviu que todo o ser humano é único, certo? O mesmo acontece com o seu filho. Ele tem um tempo diferente das outras crianças para aprender e é essencial que você saiba respeitar isso. Talvez, ele apresente algumas limitações durante o processo de aprendizagem — e tudo bem! É preciso compreender verdadeiramente isso e ir devagar.

Não force situações e, principalmente, não compare o seu filho a outros colegas. Cada um aprende de um jeito diferente, afinal, crianças não são iguais. Elas têm histórias completamente diferentes e, ainda, estruturas biológicas, psicológicas e culturais distintas.

Aprender rápido, por exemplo, não significa, necessariamente, entender melhor. Não há um jeito correto de aprender e isso precisa ficar claro para os pais. Então, respeite as diferenças do seu filho e entenda que não há um uma forma melhor, errada ou pior para desenvolvê-lo.

Demonstre real interesse no que a criança estuda

Se você quer demonstrar verdadeira disposição para acompanhar o que o pequeno está aprendendo, precisa estudar com o seu filho. Essa é a melhor maneira de estimulá-lo a realizar as tarefas escolares e se interessar mais pelo aprendizado de maneira natural.

Comece perguntando sobre o tipo de conteúdo que ele está estudando. Deixe ele contar tudo com as próprias palavras e peça, se possível, para que ele dê exemplos daquilo que conseguiu assimilar. É interessante, ainda, anotar tudo que ele diz e pesquisar sobre o assunto, a fim de ajudá-lo com eventuais dúvidas.

Crie uma rotina de estudos

Aposte em uma organização para que o pequeno estude! Isso vai auxiliá-lo a entender que precisa, todos os dias, se dedicar ao aprendizado, mesmo por períodos curtos. Assim, você ajuda a criança a desenvolver um hábito bastante importante para toda a vida. Bom, não é verdade?

Separe um local para os estudos dele. Dê preferência por ambientes bem iluminados, arejados e sem ruídos. Nesse espaço, deixe sempre à mão os materiais didáticos essenciais para as tarefas. Isso contribui para o foco e a concentração, pois evita que ele tenha que se levantar enquanto está realizando suas atividades.

Oferte momentos sensoriais

As atividades sensoriais também contribuem bastante para o desenvolvimento das crianças, principalmente quando há dificuldade de aprendizagem. Estimular os sentidos delas, desde cedo, permite melhor assimilação, desenvolve a boa comunicação e, ainda, estimula a criatividade.

É possível, por exemplo, trabalhar o tato e o olfato ensinando o seu filho a cuidar de hortas em casa. O paladar pode ser explorado na cozinha, deixando o pequeno participar da preparação das refeições da família. A audição e a visão podem ser estimuladas por meio da brincadeiras lúdicas que mencionamos acima, como teatro de fantoches e a contação de histórias.

Entendeu como ajudar seu filho a superar a dificuldade de aprendizagem? Como pode perceber, o apoio dos pais é imprescindível para estimular a criança a vencer desafios e se sentir mais segura, especialmente quando há o aprendizado do inglês na infância.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, aproveite a visita no blog e assine nossa newsletter. Você receberá mais conteúdos especiais sobre educação, em primeira mão!

Share