Vocabulário infantil: as melhores 7 dicas para ajudar o seu filho!

Quanto mais cedo o pequeno tiver contato com o inglês, maior será sua desenvoltura no idioma no futuro. Nem todo mundo sabe, mas as crianças podem assimilar a língua inglesa da mesma forma como fazem com o português, por isso, é importante estimular o vocabulário infantil desde cedo para que esse aprendizado se torne mais fácil.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com sete dicas simples e eficazes para você ajudar o seu filho a desenvolver o vocabulário infantil. Acompanhe já!

1. Faça a leitura ser um hábito da família

Saiba que a leitura aumenta o vocabulário infantil, pois introduz palavras e assuntos diferentes no cotidiano das crianças. Além de contribuir para o aprendizado do inglês, a atividade fortalece os laços familiares, estimula a curiosidade e a imaginação e ajuda a criança a compreender e lidar com emoções e sentimentos.

O ideal é estimular o hábito da leitura diariamente ainda na primeira infância, sempre de modo natural e tranquilo. Você pode começar apresentando ao pequeno leituras fáceis e que tenham grandes lições de vida para todas as pessoas, independentemente da idade. Ao final, proponha uma discussão em família sobre o que foi lido e tire todas as dúvidas que o seu filho possa ter.

 Veja, a seguir, alguns livros em inglês para aumentar o vocabulário infantil:

  • “Corduroy” — Don Freeman;
  • “The Cat in the Hat” — Dr. Seuss;
  • “Green Eggs and Ham” — Dr. Seuss;
  • “Curious George” — H.A. Rey e Margret Rey;
  • “Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?” — Bill Martin, Jr.

2. Associe palavras a imagens

Para essa etapa, você pode utilizar flashcards, ou cartões de memória, que nada mais são do que pequenos pedaços de papel com palavras ou frases que se relacionam com uma determinada imagem. Essa é uma ferramenta de aprendizado perfeita para memorizar palavras em inglês e que pode ser produzida em casa e com a ajuda do pequeno. Basta separar uma tarde para customizar esses cartões e deixar a criatividade rolar!

3. Escute música internacional com os pequenos

A música favorece o desenvolvimento das crianças e é um recurso divertido para melhorar o vocabulário infantil na língua inglesa. Assim, recomendamos que ouça canções internacionais no dia a dia do seu filho sempre que puder, como em viagens de carro, enquanto cozinham ou na hora do banho.

Confira, abaixo, algumas músicas em inglês para curtir com o pequeno:

  • The ABC Song;
  • Old Macdonald Had a Farm;
  • Head, Shoulders, Knees and Toes;
  • Two Little Dicky Birds Sitting on a Wall;
  • If You’re Happy and You Know It.

4. Interaja com a criança na língua inglesa

Interagir com o pequeno em inglês diariamente vai ajudá-lo a memorizar os conteúdos em inglês com mais naturalidade. De forma gradativa e sem cobranças, você pode incluir algumas palavras e brincadeiras no cotidiano ou fazer perguntas simples todos os dias. Pergunte como foi o dia do seu filho na escola, peça para ele falar sobre as atividades que realizou ou, ainda, incentive-os a expressar sentimentos em inglês, por exemplo.

Se a criança for muito pequenina, simplifique a interação e vá com calma, pois a exposição ao idioma precisa ser divertida e tranquila para não gerar traumas. Pergunte, por exemplo, quantos dogs ela vê na rua ou em quais locais da sala ela enxerga a cor blue.

Aos poucos, o pequeno se sentirá confortável para formar frases, responder perguntas e até iniciar diálogos com você sozinho. Ao interagir com seu filho em inglês diariamente, você será capaz de incentivá-lo a aprender a nova língua e, ainda, vencer a insegurança e a timidez na hora de falar com outras pessoas.

5. Aposte em jogos para aprender inglês

Fica muito mais gostoso utilizar jogos para aprender inglês, não é mesmo? Além dos videogames, é possível investir nos jogos de tabuleiro, ou boardgames, para expandir o vocabulário infantil e, de quebra, reunir a família para curtir um momento descontraído. Saiba que os jogos também melhoram a pronúncia e a compreensão da língua inglesa, contribuem para a socialização, entre outros benefícios.

Veja algumas opções de jogos de tabuleiro para aprender inglês:

  • Rewordable;
  • Scrabble;
  • Bananagrams;
  • Pictionary;
  • Dixit.

6. Assista a filmes com legenda

Que tal fazer uma sessão de cinema em casa? Chame a família, ou até alguns amigos do seu filho, para uma tarde de pipoca e filmes. Essa é uma atividade simples e barata para estimular o vocabulário infantil e, ainda, descansar e se divertir ao lado das crianças. Listamos alguns títulos para ficar de olho. Confira abaixo:

  • Viva: A Vida é uma Festa;
  • Enrolados;
  • Extraordinário;
  • Valente;
  • Procurando Nemo.

Para deixar o aprendizado interessante, recomendamos que varie e, às vezes, utilize legendas em inglês nos filmes, caso o seu filho tenha mais facilidade com a língua e consiga compreender mais palavras.

Converse com ele, faça alguns testes e veja como ele reage, tudo bem? O ideal é sempre ir com calma, respeitando a faixa etária da criança e o tempo de aprendizado. Lembre-se de que quando forçamos os pequenos a fazer algo, eles podem começar a oferecer resistência.

7. Separe um caderno de palavras novas

Outra dica simples para ampliar o vocabulário infantil na língua inglesa é separar um caderno especial para que o pequeno anote palavras novas todos os dias. Sempre que ele descobrir uma palavra diferente — seja em leituras, sejam em estudos —, incentive-o a escrevê-la no caderno e, ainda, procurar sinônimos desses termos.

Após, você pode pedir para que ele forme frases com as palavras que aprendeu, o que acha? Isso vai ajudá-lo a colocar o vocabulário em prática de modo simples e bastante eficaz.

Pronto. Você já conhece sete dicas para ajudar o pequeno a desenvolver o vocabulário infantil desde cedo! Saiba que os pais têm papel fundamental no aprendizado do inglês de seus filhos, assim, o ideal é buscar maneiras de incentivá-los sem pressão e de forma natural, sempre respeitando as características de cada idade.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, assine nossa newsletter para receber outros conteúdos especiais sobre o aprendizado do inglês para crianças!

Share