Como elaborar um planejamento estratégico pessoal? Aprenda agora!

Elaborar um planejamento estratégico pessoal contribuirá significativamente para algumas fases de sua vida. Por meio dele, você tem a oportunidade de elaborar ações proativas em vez de reativas, além de estabelecer um senso de direção tanto para a sua vida pessoal quanto para a profissional. Nesse sentido, passa a ter um maior autocontrole sobre as atividades e demandas, o que traz ganhos efetivos para a qualidade de vida.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para você entender o que é esse planejamento, quais são os ganhos para o seu dia a dia, além de conferir dicas práticas de como elaborá-lo. Se deseja saber mais, basta continua a leitura!

O que é o planejamento estratégico pessoal?

Em um contexto empresarial, o planejamento estratégico permitirá que a organização possa entender um pouco mais sobre as suas forças e fraquezas, elaborar metas em curto e longo prazo, além de alinhar todos os colaboradores em um mesmo propósito. Isso é o que contribui para o desenvolvimento e crescimento do negócio.

A lógica também se aplica no planejamento estratégico pessoal. Por meio dele, é possível dar prioridades para as atividades que, de fato, vão fazer você alcançar os seus objetivos, além de reduzir o desperdício e tempo e trazer um esforço que oferece resultados mais significativos.

Quais são as etapas do planejamento estratégico pessoal?

Agora que você já sabe o que é o planejamento estratégico pessoal, chegou o momento de explicarmos sobre as etapas para a sua aplicação. Veja!

Preparação: entenda quais são os seus sonhos e objetivos

O primeiro passo é contar com uma preparação sobre os seus objetivos, de modo que traga uma serventia para o planejamento estratégico pessoal. Aqui, você deve colocar no papel o que deseja alcançar, quais são os seus sonhos e por que isso é importante para a sua rotina.

Não existe regra para essa definição. Pode ser a compra de um carro ou a reforma de uma casa, aprender inglês, fazer intercâmbio, entre outras conquistas. O importante é ter isso em mente de forma clara, de modo a definir pequenas vitórias ao longo de seus dias que contribuirão para esse resultado, evitando interferências externas que possam prejudicá-lo, como gastos desnecessários.

Análise SWOT pessoal: entenda suas forças e fraquezas

Inicialmente, vamos ao significado de análise SWOT. No campo empresarial, é uma estratégia voltada ao entendimento de quais são as forças e fraquezas de um negócio, bem como a identificação das ameaças e oportunidades, comparando-se com o mercado concorrente.

A lógica é bastante parecida com a análise pessoal. Aqui, precisa-se de autoanálise a fim de entender quais são as suas características que melhor contribuirão para chegar até os resultados almejados e quais são aqueles pontos que talvez prejudicariam o andamento de suas tarefas.

Vamos a um exemplo prático: você deseja fazer uma viagem durante os 30 dias de suas férias para diversos países que sempre sonhou em conhecer. Nesse caso, a força é a persistência e o fato de nunca desistir de seus objetivos. A fraqueza seria os gastos com itens considerados desnecessários, prejudiciais às economias para esse passeio.

Ao entender esses pontos, consequentemente, terá oportunidade de traçar ações que possam utilizar as forças para a conquista do objetivo, além de aperfeiçoar as suas características que oferecem riscos aos planos.

Plano de ação: defina metas e prazos

Para tudo sair de acordo com o esperado, chegou o momento de definir metas e prazos. Voltando ao mesmo exemplo da pessoa que deseja fazer um tour em suas férias. Quando serão essas férias? Qual é o prazo para juntar o dinheiro suficiente para esse passeio? O que é preciso fazer mensalmente a fim de alcançar esse resultado?

Responder essas perguntas contribuirá para elaborar um plano de ação que permita uma economia mensal capaz de trazer essa oportunidade, transformando as ideias em atitudes. Assim, você terá uma visão de qual é o caminho seguido para os seus objetivos serem alcançados, possibilitando um aperfeiçoamento das estratégias, caso haja a identificação de melhorias.

Como colocar o planejamento estratégico pessoal na prática?

Assim como as organizações definem quais são a sua missão, sua visão e seus valores, no planejamento estratégico pessoal também é necessário entender mais sobre esses conceitos e elaborá-los. Mas, afinal, do que se trata cada um desses pontos? Calma, pois falaremos deles logo abaixo.

Missão

A missão está relacionada ao seu propósito nessa vida. Pode parecer filosófico, mas é algo bem simples de ser definido. Exemplo: quais são as atividades que você realmente se considera bom? Ao abordarmos essa pergunta, não estamos mencionando apenas o lado profissional, mas também o pessoal.

Há quem seja a pessoa certa para dar conselhos sobre finanças, por exemplo, enquanto outras são aquelas que amigos e familiares sempre recorrem para desabafar sobre o seu dia a dia e pedir sugestões sobre o que fazer.

Visão

Em relação à visão, como o próprio nome já diz, trata-se do que você almeja para o futuro. Quais são os seus objetivos e as suas metas em curto e longo prazo? Qual é o intuito do planejamento estratégico pessoal? Pode ser o aprendizado de um novo idioma, morar fora ou, até mesmo, a compra de uma casa própria. Esse ponto é essencial para traçar um caminho eficaz que chegue a esses resultados.

Valores

Quanto aos valores, refere-se ao que você acredita ser importante para guiar as decisões. As pontuações definidas nesse campo devem ser seguidas de modo que se sinta bem consigo próprio e possa comemorar as conquistas sem peso na consciência.

Neste conteúdo, você pôde identificar algumas dicas para elaborar um planejamento estratégico pessoal, além de entender sobre a sua importância para colocá-lo em prática. Ao adotar essas dicas, certamente os seus objetivos serão alcançados com mais facilidade.

Além disso, permitirá um melhor autoconhecimento para compreender as principais características positivas a serem aproveitadas, de modo que os objetivos preestabelecidos sejam atingidos a partir de metas menores.

Gostou das nossas dicas e deseja ficar por dentro de outras novidades e textos como este? É só assinar nossa newsletter e receber os materiais diretamente em sua caixa de entrada!

Share