Como estimular a concentração infantil em casa com 9 atividades

Manter o foco é quase sempre um desafio para as crianças. Existem aquelas que se concentram com maior facilidade, mas é muito comum que nessa fase elas se distraiam e tenham certa dificuldade de fixar a atenção. Por isso, estimular a concentração infantil é algo muito importante, especialmente para favorecer o aprendizado.

Mesmo que a escola seja uma aliada nesse processo, várias atividades para crianças podem ser feitas em casa para dar um reforço e ajudar nos resultados. Para aquelas que ainda não frequentam o ambiente escolar, essa tarefa fica para os pais ou cuidadores.

Que tal conferir dicas de como colocar essa ideia em prática? Descubras as melhores atividades a seguir!

1. Leitura

Livros normalmente despertam a curiosidade das crianças, principalmente quando contam com histórias interessantes ou têm boas ilustrações. Quando elas ainda não sabem ler, o segredo é ter sempre alguém por perto para ajudar com as palavras e chamar a atenção para as imagens.

Para os pequenos que já dominam a habilidade da leitura, é preciso investigar os seus interesses para acertar nas escolhas e aumentar as chances de mantê-los concentrados na atividade. Não vale desistir nas primeiras tentativas, pois a construção desse hábito é muito importante para qualquer pessoa.

2. Jogos de memória

A sorte pode ser uma vantagem nos jogos de memória, embora o exercício seja justamente memorizar as cartas para conseguir formar os pares iguais. A concentração é fundamental para reparar em cada peça e guardar a posição delas quando estão viradas ao contrário.

Então, uma ideia é propor esse tipo de brincadeira em casa e acompanhar a evolução da criança. O objetivo é que ela seja capaz de focar nos detalhes para vencer o jogo e, consequentemente, possa desenvolver a sua capacidade de foco.

3. Prática de esportes

Apesar de parecer que os ganhos físicos são os mais relevantes nas atividades esportivas, a verdade é que trabalhar o corpo também beneficia a mente. Cada esporte tem as suas regras e exige concentração para que elas sejam cumpridas.

Por exemplo, em jogos de futebol, basquete ou vôlei, é preciso estar atento à bola e ao que os outros estão fazendo. Só assim é possível se posicionar, ter uma atitude acertada e contribuir com o time.

Na hora de andar de bicicleta, é necessário prestar atenção ao seu entorno para não se acidentar, enquanto na natação a prioridade é focar nos movimentos corretos dentro da água.

Enfim, as atividades esportivas estimulam a concentração infantil mesmo que pareça que a intenção é apenas manter o corpo ativo. Aliás, o sedentarismo não é nada bom para o funcionamento do cérebro.

4. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiros são sinônimo de família reunida, não é verdade? Eles são um ótimo passatempo para os momentos de diversão em casa. Só que muitos pais não percebem que essa é uma ocasião perfeita para estimular algumas habilidades dos mais novos — entre elas, a concentração.

As dinâmicas de cada jogo podem ser diferentes, mas sem se concentrar nos objetivos não dá para jogar ou vencer uma partida. Atenção e raciocínio lógico fazem parte da brincadeira, ainda que as crianças não tenham total consciência de que estão utilizando esses recursos.

5. Labirintos

Escolher entre um caminho e outro, perceber que a opção estava errada e tentar uma diferente, manter o olhar fixo do começo ao fim até encontrar a saída. Os labirintos são como charadas a serem resolvidas e costumam aparecer nas revistas de passatempos infantis. Eles são boas ferramentas para treinar a capacidade de ficar concentrado.

6. Quebra-cabeça

Quer uma atividade melhor para promover a concentração do que ter que encaixar peças diferentes? A princípio, elas são apenas partes desconexas de uma figura que deve se formar ao final. É realmente de “quebrar a cabeça”, e até os adultos são desafiados nos jogos mais complexos. Em geral, essa é uma prática que as crianças adoram e que vai exigir delas muita atenção aos detalhes.

7. Busca de objetos

Se todos os jogos que você tem em casa já foram esgotados, vale inventar outras atividades. Um exemplo é brincar de buscar objetos, como se fosse uma aventura.

Faça uma lista do que deve ser procurado e esconda cada peça para a criança achar. É claro que, dependendo da idade, você não pode complicar demais os esconderijos. Então, defina as missões e deixe que ela complete as tarefas sozinhas, o que vai demandar concentração a tudo o que está ao seu redor.

Quem preferir pode procurar esse tipo de jogo na internet. A versão mais comum é ter uma tela cheia de itens e receber as indicações do que deve ser encontrado no meio da bagunça.

8. Atividades manuais

Essa é uma sugestão que pode funcionar muito bem, assim como aprender inglês brincando. Pintar, brincar de massinha, fazer origami, preparar receitas, criar objetos com materiais recicláveis ou montar colagens são algumas das opções de atividades manuais.

Não por acaso, elas são muito utilizadas nas escolas de educação infantil para manter os alunos pequenos compenetrados e desenvolver suas competências.

9. Xadrez

Para os filhos um pouco mais velhos, o xadrez é uma excelente alternativa e um dos jogos que mais promove o raciocínio, a memória e outras habilidades — como a concentração, é claro. Os pais que não sabem jogar têm a oportunidade de aprender junto com as crianças e ter parceiros em casa para um entretenimento de qualidade.

Por último, não se esqueça de um importante aspecto quando você desejar que o seu filho se mantenha concentrado: a tranquilidade do ambiente. É muito mais difícil focar quando há várias distrações, como o barulho de uma televisão ligada ou brinquedos espalhados que podem despertar interesse. A calma e a organização são fatores favoráveis para o rendimento de qualquer atividade.

O que você achou das nossas dicas para estimular a concentração infantil? Lembre-se de que crianças gostam de receber atenção e nada melhor do que mantê-las entretidas de um jeito produtivo, o que vai trazer benefícios para o desenvolvimento delas.

Falando em benefícios, aproveite para complementar a sua leitura e descobrir quais são as vantagens de aprender inglês durante a infância!

Share