Caça ao tesouro em casa: como aprender inglês por meio dessa brincadeira?

Você sabia que é possível estimular o aprendizado do seu filho de maneira dinâmica e divertida? A caça ao tesouro, por exemplo, é uma atividade ideal para ser inserida no cotidiano de estudos das crianças para que aprendam a língua inglesa.

Aprender por meio da brincadeira é totalmente possível. Por isso, é muito importante que os pais estejam abertos a agregar abordagens diferenciadas na rotina dos pequenos, contribuindo significativamente para a motivação no ensino do idioma. Mesmo diante dos naturais desafios de um novo vocabulário, certamente os estudantes terão muito mais ânimo e motivação para conhecer todos os aspectos do inglês.

Pensando nisso, preparamos o post para que você entenda como é possível aproveitar o jogo da caça ao tesouro em casa no período da quarentena. Confira a seguir!

Como ensinar a língua inglesa de forma lúdica?

Primeiramente, é fundamental sair da caixa e ser flexível a fim de pensar em outras possibilidades de aprendizado, de modo que o seu filho estude inglês na infância da melhor forma. As atividades lúdicas, por exemplo, são alternativas viáveis para a transmissão dos conteúdos, podendo ser tanto realizadas em sala de aula quanto dentro de casa.

Além disso, para ter acesso a um ensino ainda mais aprimorado, o ideal é que os professores invistam em outras ferramentas educativas além dos livros e da teoria. Isso tornará os alunos mais receptivos durante a aprendizagem de novas habilidades e competências. O entretenimento também permite ao pequeno experimentar uma imersão total na língua inglesa.

De fato, as brincadeiras já se mostraram bastante eficazes para a apreensão do idioma e, também, para aumentar o vocabulário. O ideal é que a abordagem utilizada na alfabetização seja adequada à faixa etária da criança, até porque, a depender da idade, a aprendizagem pode ter variados focos e objetivos.

Como a caça ao tesouro pode interagir com as lições de inglês?

A caça ao tesouro é uma atividade lúdica excelente para ensinar inglês às crianças curiosas. Além de melhorar o nível de leitura e compreensão da linguagem e de todos os seus aspectos, a opção também é uma solução para viabilizar estudos mais dinâmicos aos pequenos no atual período de quarentena, no qual são obrigados a ter aulas online em casa.

O jogo permite a melhora do vocabulário e da capacidade de compreensão das palavras na língua inglesa. Sendo assim, frases, contextos, grafias e pronúncia podem ser intensificados e aprimorados, aumentando as chances de ter um ensino mais efetivo e significativo na infância.

E caso você tenha dúvidas se o seu filho está aprendendo com a técnica, procure acompanhar ele sempre que possível nas atividades propostas. É importante lembrar que sair da zona de conforto é fundamental para a criança, sendo bastante natural ela se sentir atraída e motivada por desafios como a caça ao tesouro.

Como preparar a brincadeira em casa?

O jogo funciona da seguinte maneira: os pais combinam com o filho que ele deve procurar algo em casa, no caso, o tesouro. Assim, será preciso dedicar um tempo para elaborar as pistas, que podem ser mais fáceis ou difíceis, considerando a idade da criança.

Depois, o responsável deve instruir o aluno para que decifre as pistas e, a partir daí, encontre o item mais rapidamente. Com base na capacidade e no nível de aprendizado, a caça ao tesouro pode se tornar mais complexa adicionando dicas a serem seguidas na forma de enigmas.

Assim, enquanto brinca, o pequeno aprenderá aspectos do vocabulário e da gramática da língua inglesa. Tenha em mente que a criança pode e deve decifrar as pistas por meio de sua curiosidade e que determinadas palavras podem apresentar maior ou menor dificuldade.

Portanto, participe de maneira ativa em todas as fases do aprendizado, pois, assim, o seu filho perceberá o valor do ensino, tendo mais vontade de se dedicar para aprender o inglês. A seguir, veja outras dicas valiosas para preparar a brincadeira da caça ao tesouro em casa da melhor forma.

Prepare dicas com palavras em inglês já conhecidas

No momento de criar as dicas e pistas para o jogo, procure sempre escolher por palavras já conhecidas pela criança. Também é interessante elaborar frases e termos que tenham relação com o cotidiano do pequeno. Dessa forma, será simples para ele compreender e assimilar o que você está querendo transmitir.

Instigue a criança a procurar o significado de novas palavras

A caça ao tesouro serve, justamente, para que o aluno se sinta mais instigado e motivado a descobrir o significado das novas palavras apresentadas no jogo. Com isso, será possível conhecer mais da gramática da língua inglesa, além de aumentar as chances do seu filho ter maior autonomia na busca pela solução por si próprio.

Dê prêmios que tenham a ver com o estudo

Uma ótima maneira para incentivar a descoberta das palavras é oferecer prêmios à criança. O ideal é que o brinde tenha a ver com o estudo, de modo que o estudante consiga ter uma melhor compreensão dos termos elaborados pelos pais e, também, para se sentir reconhecido e valorizado diante das pequenas conquistas.

Como percebemos, estudar com o auxílio de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras é uma maneira dinâmica de desenvolver a aprendizagem. Por isso, é fundamental que a construção do conhecimento seja baseada em uma relação saudável entre pais, filhos e o ensino, para aumentar as chances da abordagem ser positiva e apresentar melhores resultados.

Viu só como a caça ao tesouro é uma forma bastante interessante para educar as crianças em casa? No entanto, tenha em mente que o pequeno tem o seu próprio ritmo e que, com o passar do tempo e a vivência no idioma, ele desenvolverá uma melhor compreensão da gramática e do vocabulário. Portanto, seja paciente e dê apoio sempre, entendendo que cada etapa é importante para o seu avanço na aquisição da linguagem.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça também 5 dicas práticas para ajudar o seu filho a estudar!

Share