Diversidade nas organizações: saiba como se adequar!

O modelo de trabalho passou por diferentes mudanças. Uma das principais transformações está ligada à diversidade nas organizações. As empresas estão mais preocupadas em oferecer ambientes de trabalho mais integrados e contar com grupos com características e crenças diversas.

Essa tendência não é resultado apenas de uma demanda crescente da sociedade, pois a diversidade também aporta diversos benefício para as empresas. Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe!

A diversidade nas organizações

Quando se fala em diversidade nas organizações, é possível caracterizá-la como um ambiente que acolhe diferentes perfis comportamentais, sociais e culturais. Isso pode envolver raça, religião, idade, gênero e outros. Quando o conceito começou a ser discutido no mercado de trabalho, muitas pessoas o associavam apenas à inclusão de indivíduos com deficiência.

Porém, diversidade é muito mais do que isso. Ela leva em consideração a contratação de pessoas provenientes de diversos grupos étnicos, sociais e culturais, assim como o respeito às ideias e culturas de cada indivíduo. O objetivo é que a organização e o colaborador possam agregar valor juntos e saibam respeitar as diferenças, o que acaba impactando na imagem da marca.

Principais tipos de diversidade

Existem diferentes tipos de diversidade nas organizações que precisam ser respeitados. A discriminação deve ser combatida por todos, uma vez que só assim é possível criar um ambiente de maior harmonia e colaboração. Podemos fazer uma lista dos principais tipos de diversidade, entre os quais se encontram:

  • idade;
  • etnia;
  • necessidades especiais;
  • religião;
  • estado civil;
  • crenças;
  • orientação sexual;
  • classe social;
  • gênero;
  • culturas.

Um fator interessante é que profissionais com perfis diversos trazem conhecimentos e experiências únicas para o ambiente de trabalho. A diversidade ajuda a promover a interação entre pessoas com culturas e hábitos distintos. E se os perfis dos profissionais são variados, os colaboradores passam a ter maior capacidade de atender os diferentes tipos de clientes que a empresa tem.

Vantagens para as empresas

A inclusão de profissionais com diferentes perfis e níveis de conhecimento agrega muito valor para a empresa, como já foi destacado. Mas as vantagens vão além, conheça mais sobre elas a seguir!

Ambiente mais saudável

Valorizar a diversidade dentro da empresa é o primeiro passo para criar um ambiente mais saudável, no qual todos os colaboradores sabem respeitar as diferenças entre os membros que fazem parte da organização.

Quando o profissional está em um ambiente aberto, ele sente maior valorização do seu trabalho. Consequentemente, passa a se comprometer mais com a empresa, e isso faz com que a taxa de retenção dos talentos seja mais elevada.

Maior criatividade e inovação

A criatividade aumenta consideravelmente quando a empresa foca na diversidade. Ao proporcionar um espaço onde a diferença é valorizada, os colaboradores se sentem mais livres para expressar as suas ideias. Isso contribui diretamente para que surjam novos conceitos e ideais de negócio, trazendo um novo olhar sobre os problemas e como solucioná-los.

Por sua vez, sabemos que a inovação tem forte relação com a criatividade. E vale lembrar que as empresas que mais crescem têm uma forte cultura de inovação. Portanto, esse aspecto também é fundamental para se desenvolver e se destacar em meio à concorrência.

Aumento do engajamento dos colaboradores

Promover a diversidade também significa aumentar o engajamento dos colaboradores. Ter uma equipe motivada faz muita diferença na hora de alcançar objetivos. A partir do momento que se cria um ambiente saudável, os colaboradores se tornam mais satisfeitos com a empresa, apresentando um melhor desempenho.

Habilidades levadas em consideração nas empresas

Falar de diversidade nas organizações implica em saber como levar esse conceito para sua carreira. A seguir, apresentamos as habilidades mais valorizadas nos ambientes que favorecem a diversidade. Isso também ajudará você a saber como se destacar no mercado de trabalho!

Capacidade de trabalhar em grupo

Saber trabalhar em grupo, ter um espírito colaborativo e entender que seu trabalho depende da atuação de outras pessoas são habilidades que as empresas buscam em seus futuros colaboradores. É muito importante que o profissional consiga se adaptar a essa realidade e goste de estar em um ambiente com pessoas com perfis e ideias diferentes.

Participação em projetos sociais

Ao participar de projetos sociais, você se conecta com outras pessoas e passa a conhecer a realidade do outro a fim de melhorar a realidade dele. O mercado de trabalho tem valorizado isso, pois mostra que o profissional consegue ser empático e lidar com a diversidade.

Respeito às diferenças

Durante os processos de recrutamento e seleção, as empresas têm observado bastante a capacidade dos candidatos de respeitar as diferenças. A gente sabe que nem sempre é simples lidar com pessoas que pensam diferente de nós, mas é essencial entender as motivações, conhecer as demandas do outro e respeitar a sua formar de ver o mundo.

Domínio do inglês

Ter um nível fluente de inglês também é algo crucial para trabalhar em uma empresa que visa à diversidade. Esse idioma é chave para eliminar barreiras entre colaboradores de diferentes países, contribuindo assim para uma comunicação fluida.

Quando uma empresa oferece a oportunidade de estudar o idioma, é uma estratégia para não perder bons profissionais, abrindo espaço para todas as pessoas. Busque junto do RH se há algum programa de aprendizado interno do idioma ou mesmo se há parceria com escolas de idiomas.

Vale lembrar que esse incentivo ajudará você a ser um profissional mais completo, com foco na diversidade. Além disso, terá a oportunidade de usufruir de uma imersão cultural. Não se esqueça também de buscar estudar sempre que puder, mesmo só, para poder absorver melhor o conhecimento do idioma.

A diversidades nas organizações precisa ser praticada em todos os níveis e segmentos. Independentemente de trabalhar em startup, ONG, setor público ou em uma empresa privada, o que vai fazer você crescer na sua carreira é saber lidar com a diversidade e incentivá-la. Nesse contexto, a fluência no inglês é determinante, pois aproxima e ajuda para que todos possam se comunicar independentemente do local em que estiverem.

Se você quer aprimorar sua carreira, entre em contato conosco e conheça as nossas possibilidades de cursos de inglês!

Share