7 dicas práticas de como melhorar o listening

Quando a gente fala em dominar um idioma, não basta apenas saber ler e escrever na língua, mas também falar e escutar, certo? São diferentes habilidades a desenvolver, ou seja, é preciso muito estudo e treino. Nesse cenário, tem uma situação que pega muitas pessoas: conseguir entender o que o outro diz em inglês. Então, como melhorar o listening?

Como tudo o que envolve o aprendizado de uma língua, não tem outra saída: é preciso praticar bastante para que seu ouvido se acostume com as palavras e expressões e, assim, você consiga se comunicar bem em inglês.

Para ajudar nessa questão, reunimos a seguir 7 dicas para você treinar o listening. Coloque em prática e veja como vai ficar mais fácil assimilar o idioma!

1. Assista a filmes e séries sem legendas

Para praticar o listening, é preciso se expor a conversas em inglês para que seu ouvido vá se acostumando com o som das palavras. Uma maneira de fazer isso é aproveitar o momento de assistir a filmes e séries.

Escolha produções em inglês e, de preferência, que você já conheça. Na hora de acompanhar a história, deixe sem legenda de modo que você se esforce para entender o que está sendo falado. Veja várias vezes o mesmo episódio e, depois, repita os diálogos.

Desse modo, você aprende a perceber a entonação das frases, como algumas expressões são utilizadas e até maneiras diferentes de falar a mesma coisa. Em resumo, assistir a filmes em inglês é um exercício e tanto para treinar a língua e ainda se divertir.

2. Ouça podcasts em inglês

Que tal aproveitar o momento de caminhada para escutar um podcast? Essas mídias digitais se tornaram bastante populares, afinal você pode escutar em qualquer hora e lugar. Mas elas trazem outra vantagem — dão aquela ajuda a quem precisa treinar o listening.

Aqui a ideia é selecionar um podcast em inglês, de um tema que você goste e que esteja adequado ao seu nível de compreensão. Depois, é só se concentrar para extrair ao máximo o que é dito. É uma prática que vai melhorar seu domínio do idioma, além de ajudar a entender diferentes sotaques.

3. Cante músicas no idioma

Existem algumas músicas que não saem da nossa cabeça, mesmo que a gente se esforce para esquecê-la. Portanto, uma dica bacana de como melhorar o listening é, justamente, ouvindo música em inglês várias vezes.

Escolha um estilo que você curte e, nas primeiras repetições, acompanhe a canção com a letra, cantando junto. Se encontrar palavras e expressões que não conhece, corra no dicionário ou Internet para buscar o significado.

Quando já estiver bem familiarizado com a música, comece a escutá-la e cantá-la sem a letra. Você vai compreender melhor o que é dito e vai treinar seu ouvido de um jeito bem descontraído e relaxante.

4. Treine sua conversação

Quando você conversa em Português, é preciso falar e ouvir o outro, certo? Com isso, estabelece uma comunicação eficiente. Então, se quer saber como melhorar o listening, é indicado também treinar a conversação em inglês.

Para ter sucesso, a dica é estar em um curso de idiomas voltado a essa proposta, em que você pode trocar ideias e treinar o uso de palavras, expressões e pronúncia com outros alunos. Mais maneiras de exercitar a conversação são:

  • praticar em casa, conversando consigo mesmo em atividades cotidianas ou com outras pessoas que morem com você e conheçam o idioma;
  • selecionar um tema e fazer uma apresentação em inglês, gravando no celular;
  • enviar e receber áudios em inglês pelo WhatsApp com um amigo que também esteja aprendendo a língua.

5. Acompanhe youtubers nativos na língua

Você consegue acessar o YouTube do celular, tablet e notebook e pode aproveitar essa facilidade para treinar o listening. Existem diferentes canais com youtubers que falam em inglês sobre diversos assuntos, como viagens, culinária, carreira, saúde, cinema, entre outros.

Faça uma pesquisa e escolha o programa que mais agrada. Comece a seguir e treine seus ouvidos. Mas, a dica aqui, assim como nos filmes e séries, é assistir a tudo sem legendas.

6. Tenha foco e paciência

As ideias de como melhorar o listening que apresentamos neste post vão ajudar a treinar seu ouvido e, sem dúvida, melhorar sua assimilação em inglês. Contudo, isso não ocorre do dia para a noite! Aos poucos, seu cérebro vai se acostumando com o áudio em outra língua até que isso se torne um processo natural.

O que queremos dizer é que não adianta desanimar. Assista a vários filmes, ouça diferentes músicas e podcasts e treine sempre a conversação. O melhor é fazer isso com concentração e não realizando outras atividades. É que você precisa ter, além de dedicação nessa tarefa, foco em compreender o que está sendo dito de modo a aprender novas expressões no idioma.

Monte um cronograma para treinar o listening, reservando, por exemplo, meia hora ou uma hora por dia para se expor aos sons na língua inglesa.

7. Desafie-se sempre

Por último, para você deixar seu ouvido craque no entendimento do inglês, desafie-se continuamente. Como fazer isso? Aumentando, aos poucos, o nível de dificuldade dos áudios que seleciona. Se você percebe que já está tranquilo demais compreender o podcast que escolheu, inclua um mais difícil em seu cronograma de treinamento.

Outro ponto importante é deixar o medo de travar de lado e começar a treinar para valer a conversação. Tenha em mente que os erros de pronúncia ou a confusão sobre qual palavra usar fazem parte do processo e não há nenhum mal nisso. O importante é tentar e não desistir!

Viu só como melhorar o listening com atividades que você pode realizar em casa mesmo? Para ter uma parceria nessa jornada de aprendizado, a dica é escolher uma escola de inglês de referência, como a Cultura Inglesa. Contamos com ótimos professores, uma abordagem dinâmica, além de um programa que atende em cheio suas necessidades.

Gostou das dicas que apresentamos neste post? Quer conhecer melhor a Cultura Inglesa e saber como ela pode ajudar você a dominar o idioma? É só entrar em contato com nossa equipe e receber todos os esclarecimentos!

Share