Qual é a importância da rotina na vida das crianças? Entenda

Você sabia que as crianças são melhor estimuladas quando contam com uma rotina planejada? Criar um cotidiano com horários e tarefas a cumprir contribui para a organização da vida diária e também ajuda a evitar momentos de estresse para o pequeno.

Muitas vezes, as crianças se sentem pressionadas e sobrecarregadas pela alta demanda de atividades escolares. Para resolver a situação, os pais podem incluir momentos de lazer e diversão na agenda dos filhos, até mesmo para que se sintam mais motivados para cumprir com os compromissos de estudo.

A seguir, entenda qual a importância de planejar a rotina das crianças e, ainda, dicas sobre como fazer isso da melhor forma. Continue acompanhando e confira!

Por que desenvolver uma rotina é importante para as crianças?

De forma geral, a rotina é uma forma de ensinar valores e de melhorar o comportamento da criança. Com o passar do tempo, a rotina pode impulsionar o senso de emponderamento e desenvolver algumas habilidades, como autonomia, controle emocional, pertencimento e concentração infantil

Além disso, com a previsibilidade da rotina, o seu filho entende que tudo tem uma hora certa e que é importante cumprir com as obrigações primeiro, antes da diversão. O apoio da família nesse processo é fundamental, pois assim o pequeno pode ser melhor orientado sobre os horários e prioridades para cada dia da semana.

O que muitas pessoas não sabem é que a rotina deve ser estabelecida ainda na primeira infância, com horários definidos para a alimentação, banho, sono e brincadeiras. Dessa forma, fica mais simples adaptar o comportamento e ter resultados positivos no futuro.

A aprendizagem geralmente ocorre por meio da repetição, por isso os pais devem sempre reforçar a importância de planejar uma rotina e do cumprimento das tarefas para os filhos. Isso fará com que eles entendam a relevância dessa ferramenta para o seu cotidiano e organização. 

A seguir, confira outros benefícios de definir uma rotina para as crianças.

Desenvolve autonomia e responsabilidade

Muitos pais podem se encontrar diante de inúmeros desafios ao lidar com o cotidiano dos pequenos, sobretudo no homeschooling. No entanto, planejando bem a rotina, a família começa a ensinar para o pequeno que é possível conciliar os deveres da escola com os de casa, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e do senso de responsabilidade na criança. 

Evita um cotidiano estressante

A rotina oferece mais disposição, organização e segurança para o pequeno, evitando que ele se sinta pressionado ou tenha um cotidiano estressante. O ideal é que os pais definam horários para cada uma das atividades, observando se a criança consegue se adaptar ao novo formato. Também é fundamental incluir momentos de ócio e lazer na agenda, pois essas atividades estimulam a criatividade e são aliadas da saúde mental e física.

Contribui para o desenvolvimento físico e psicológico dos pequenos

Ter um dia a dia bem planejado ainda auxilia a criança a desenvolver o lado físico e psicológico, sobretudo quando apresenta alguma dificuldade de aprendizagem e não consegue avançar ou aprender sozinha. À medida que vai crescendo, a criança internaliza as regras e percebe que existem leis importantes que devem ser priorizadas tanto quanto a diversão e as brincadeiras, por exemplo.

Como criar uma rotina para o dia a dia dos filhos?

Muitos pais se sentem desafiados no momento de planejar um cotidiano que contribua para o desenvolvimento dos filhos. O ideal é que a rotina seja favorável aos pequenos e, também, para a família. Isso porque não existe uma fórmula única para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. 

É importante ter em mente que uma criança é bastante sensível aos estímulos externos e pode se comportar de diferentes maneiras em cada situação. Por isso, os pais devem estar sempre atentos e perceber qual é a resposta do pequeno para cada intervenção em sua rotina. 

É no ambiente familiar que a criança pode organizar melhor o tempo, pois ela começa a prever o que acontecerá e consegue se adaptar rapidamente para a próxima tarefa. O apoio e o acompanhamento dos pais, portanto, é um aspecto vital que favorece significativamente a melhora do desempenho e da própria relação com a família.

A seguir, confira algumas dicas práticas sobre como criar e estabelecer uma rotina eficiente para os seus filhos.

Estabeleça as obrigações dos filhos

O primeiro passo é estabelecer obrigações e prioridades para a vida diária da criança. Definir horários para dormir, brincar, estudar e se alimentar, por exemplo, ajudam o pequeno a assimilar que existe um momento ideal para cada atividade.

O recomendado é montar uma agenda onde a criança possa visualizar todos os compromissos e o que vai fazer em cada período do dia. A família ainda pode servir de exemplo e inspiração quando cumpre o cronograma com o pequeno.

Defina horários

Definir horários de alimentação, higiene, estudos e lazer é imprescindível para a educação infantil. Com isso, a criança tem mais chances de priorizar suas obrigações diárias, entendendo que a rotina é importante para o seu desenvolvimento. Além disso, quando a família oferece um ambiente estável e seguro, o pequeno se sente mais confortável para seguir a rotina e colocá-la em prática.

Planeje as atividades de toda a semana

Por fim, planejar as atividades de toda a semana em uma agenda ou calendário é importante para que a criança tenha mais compromisso e se sinta motivada a cumprir com as obrigações. O mais indicado é realizar o planejamento em conjunto com o pequeno para entender como ele se sente em relação a alguns hábitos e, também, para analisar se ele se adaptará ou não às atividades da nova rotina. 

Definir a rotina das crianças pode parecer uma tarefa complexa, no entanto, o acompanhamento da família torna o processo muito mais leve e tranquilo. Tenha em mente que essas ações são imprescindíveis para o desenvolvimento infantil, e que, ao assimilar as obrigações e prioridades, o pequeno estará mais preparado para encarar os desafios da vida adulta.

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga a Cultura Inglesa nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Share