Cultura Maker na educação: veja a importância dela para os pequenos

A Cultura Maker na educação, sobretudo na aprendizagem de inglês para crianças, é uma abordagem que tem sido cada vez mais utilizada no ensino. Relacionada à filosofia do “do it yourself” (faça você mesmo), o movimento propõe que os alunos aprendam por si mesmos, se tornando verdadeiros protagonistas nos estudos.

Com a recente revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, o conceito vem sendo implementado em diversas instituições de ensino. A proposta é bastante simples e pode ser adaptada em uma série de áreas e projetos.

Acompanhe a seguir e entenda a importância da Cultura Maker na educação e, ainda, qual sua relação com o processo de aprendizado dos pequenos sobre a língua inglesa. Confira!

O que é a Cultura Maker?

A Cultura Maker ou Movimento Maker é um conceito que incentiva a produção prática e manual nos estudantes. Isso permite que os alunos criem, consertem, modifiquem e desenvolvam projetos colocando a mão na massa. Esta interação é altamente benéfica ao aprender inglês, principalmente para as crianças.

O intuito é que os pequenos se tornem protagonistas do seu próprio desenvolvimento intelectual, por meio de atividades estimulantes e desafiadoras que propõem a solução dos mais variados problemas. O movimento, além de ser divertido, torna as disciplinas mais interessantes e atrativas para os estudantes.

Por isso, a Cultura Maker vem sendo cada vez mais adotada nas instituições de ensino e, principalmente, nas escolas de idiomas. De forma geral, a abordagem é prática e se baseia em oficinas e laboratórios que envolvem os alunos nos temas de estudo.

Qual é a importância da prática?

Atualmente, vivemos em um mundo altamente tecnológico e que nos oferece cada vez mais inovação no campo da educação. A cada dia, as pessoas estão encontrando formas de colocar seus projetos em prática de maneira personalizada, a fim de desenvolver capacidades e seu máximo potencial criativo.

A Cultura Maker, nesse sentido, é uma abordagem diretamente associada à curiosidade e à inovação no processo de ensino. Isso até porque um dos principais objetivos do movimento é que os indivíduos tornem realidade suas ideias e consigam criar suas próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas.

Diversas empresas passaram a adotar a Cultura Maker para desenvolver produtos com agilidade e que atinjam as necessidades dos novos consumidores. Isso possibilita a ampliação do cenário empreendedor e, por outro lado, quebra as barreiras e a hegemonia das indústrias.

No âmbito educativo, o conceito surge como um grande aliado do aprendizado, tendo em vista que as escolas dispõem de amplos espaços para a experimentação e a prática do conhecimento. Além de tornar a instituição de ensino mais colaborativa, a Cultura Maker ainda possibilita interações mais significativas entre alunos e professores, dando espaço para abordagens mais ativas e participativas entre a comunidade escolar.

Como a Cultura Maker se integra com a pedagogia?

Com as devidas adaptações, a Cultura Maker se integra intimamente à pedagogia e às diferentes formas de ensinar e aprender. As escolas podem se tornar espaços que associam o ensino à inovação, substituindo o antigo modelo da sala de aula tradicional.

Ao mesmo tempo que se desenvolve a interdisciplinaridade, os alunos ainda têm a oportunidade de colocar em prática alguns conhecimentos de maneira autêntica e estimulante.

Mesmo que esteja ligada à tecnologia, a Cultura Maker também se associa com a pedagogia e a educação, por meio de atividades artesanais, criativas e inovadoras. Isso acaba reforçando o dever transformador que as escolas têm, permitindo que a aprendizagem caminhe lado a lado com o mundo atual e à nova geração de estudantes que vivem rotinas cada vez mais conectadas ao ambiente digital.

Hoje em dia, com as informações mais facilitadas, as instituições de ensino devem valorizar a prática, o pensamento crítico e, sobretudo, o desenvolvimento de atividades que dialoguem com o mundo real e as exigências de um mercado altamente competitivo.

Dessa forma, por meio da Cultura Maker, os educadores têm à disposição ferramentas para instigar as competências do século XXI nos alunos de diferentes faixas etárias. Essa é uma maneira interessante para instigar e engajar as crianças para os estudos, em especial quando estão se dedicando ao aprendizado de uma segunda língua.

A abordagem pode ser trabalhada com os pequenos desde cedo, principalmente por meio de atividades lúdicas e experimentais com potencial de liberar criatividade e inventividade nas crianças. Por meio de brincadeiras e jogos no aprendizado, por exemplo, os estudantes vivenciam o mundo, os diferentes conhecimentos e, ainda, têm a possibilidade de estreitar suas relações sociais e de organizar melhor suas emoções com os colegas e demais pessoas de seu convívio.

Como os pequenos podem aprender inglês com a Cultura Maker?

O aprendizado do inglês pode ser facilitado quando os pequenos têm a oportunidade de fazer uma imersão e interagir de forma prática com o idioma. A Cultura Maker, nesse sentido, permite que os educadores implementem técnicas práticas que contribuem com o desenvolvimento da criatividade e o contato com diferentes termos e conceitos da língua inglesa.

As atividades lúdicas incentivam os alunos a se tornarem protagonistas e a colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. Além de ser um recurso importante para o aperfeiçoamento da prática pedagógica, a Cultura Maker é fundamental para o aprofundamento e a assimilação dos diferentes conteúdos e matérias.

Na Cultura Inglesa, oferecemos aulas dinâmicas e atuais, que são relevantes para o cotidiano das crianças. Em nossa escola, valorizamos a utilização da tecnologia desde o início da aprendizagem, trabalhando a escrita, a leitura e a compreensão oral. Além disso, priorizamos uma didática eficiente e relevante para o processo de construção do aluno.

Sem dúvidas, a Cultura Maker na educação tem sido cada vez mais priorizada, principalmente devido às excelentes contribuições que o conceito oferece para a prática pedagógica. Por isso, antes de escolher uma escola de idiomas para o seu filho, verifique se a instituição oferece tais diferenciais e se a prática educativa valoriza a inserção de novas abordagens, técnicas e dinâmicas para as aulas.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de atendimento para conhecer mais de perto todos os diferenciais da Cultura Inglesa!

Share