Mercado de trabalho pós-pandemia: o que será exigido? Saiba mais

O distanciamento social imposto em quase todo o mundo acelerou um processo de transformação que muitos profissionais já vivenciavam. A mudança do ambiente de trabalho físico para o virtual, o chamado home office, é uma realidade consolidada que será cada vez mais adotada no mercado de trabalho pós pandemia.

Com a paralisação das atividades, as empresas tiveram que se adequar para continuar prestando serviços e entregando seus produtos. Mesmo com a volta gradual do comércio, o que se espera é que a nova cultura digital se torne um aspecto vital para o sucesso dos mais diferentes empreendimentos e negócios.

A seguir, confira quais são as principais habilidades que os profissionais deverão desenvolver para se manter competitivos no mercado de trabalho pós-pandemia. Boa leitura!

Quais são os impactos da pandemia no mercado de trabalho?

Desde o início da pandemia, as empresas foram forçadas a se adaptar tecnologicamente para produzir fora do ambiente físico de trabalho. Nesse sentido, o home office foi instituído para grande parte dos profissionais de diferentes segmentos.

O que muitas pessoas não sabem é que o trabalho remoto já representa uma tendência e realidade no mercado. Atualmente, diversos gestores utilizam recursos, redes e ferramentas virtuais para a seleção de pessoas online, para realizar networking virtual ou, até mesmo, para evitar altos custos de transporte e refeição de colaboradores.

A transformação para o digital estava sendo implementada gradualmente, mas com a quarentena, as marcas tiveram que correr contra o tempo para se manter ativas e competitivas em seus setores de atuação. Após a pandemia, outras mudanças também acontecerão na realidade das empresas, como o aumento da segurança no trabalho, a instituição de protocolos de higienização e álcool em gel disponível em todos os departamentos.

Nesse momento, o que se espera é que os profissionais desenvolvam habilidades e se qualifiquem para atender às novas exigências do mundo corporativo. Além da qualificação, é fundamental que os candidatos tenham conhecimento das ferramentas tecnológicas e se familiarizem com o atual contexto digital.

Quais são as tendências e habilidades para o pós-pandemia?

Uma das maiores mudanças causadas pela pandemia foi a obrigatoriedade do trabalho remoto. Com a impossibilidade de prestar serviços fisicamente, grande parte das empresas passou a investir em ferramentas de atendimento online, como chats, aplicativos, dentre outros. Essa já era uma tendência bastante significativa no mercado, e a pandemia apenas acelerou o processo.

No entanto, toda essa transformação também vem exigindo que os profissionais se qualifiquem para aumentar a produtividade ou, até mesmo, para buscar oportunidades de atividades remotas. Para se adequar à nova realidade, é imprescindível desenvolver habilidades e competências, sobretudo as relacionadas à era digital. A seguir, confira quais são as principais tendências para o mundo pós-pandemia. 

Conhecimentos tecnológicos

A maior de todas as mudanças causadas pelo distanciamento social foi a implementação do trabalho remoto. Dessa forma, os colaboradores tiveram que desenvolver conhecimentos tecnológicos rapidamente para se manter produtivos, mesmo sem a supervisão dos líderes. Esse tipo de qualificação, portanto, será vital para quem deseja se diferenciar e atingir as melhores vagas de emprego.

Qualificação em outros idiomas

Com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, ter um ou mais cursos de idiomas no currículo se tornou um requisito básico para obter destaque. Essa habilidade já era bastante valorizada pelos recrutadores no momento das contratações. Isso porque quem conta com qualificação em um segundo idioma tem mais chances de ter um conhecimento global e acesso a excelentes oportunidades.

Desenvolvimento intelectual e cognitivo

A pandemia também trouxe a possibilidade para que os profissionais desenvolvam mais seu lado intelectual e cognitivo. Essa capacidade permite que os colaboradores aperfeiçoem o pensamento crítico, os valores e as ideias, além das habilidades linguísticas, fazendo com que sejam mais valorizados no mercado pós-pandemia.

Habilidades de adaptação

É um fato que a quarentena e o isolamento social trazem desafios inevitáveis para toda a sociedade. Por isso, ter habilidades de adaptação para passar por esse momento é imprescindível. Isso é ainda mais importante no contexto profissional, no qual as transformações ocorrem rapidamente e exigem que os indivíduos sejam flexíveis para enfrentar os períodos de maior crise.

Habilidades para colocar em prática os conhecimentos

A organização do trabalho também é outro aspecto que está sendo afetado pela pandemia. Nesse novo cenário, as empresas esperam que seus colaboradores apresentem qualificação e habilidades para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em cursos e palestras, por exemplo.

Atitude e motivação

Os profissionais ainda devem ter atitude proativa e motivação para se manter conectados à realidade do trabalho remoto. Atualmente, um dos maiores desafios para os líderes é, justamente, manter o engajamento nos diferentes setores do negócio. E isso pode ser resolvido quando a gestão busca investir na qualificação de sua equipe para que apresente melhores resultados. 

Como se adequar para o período pós-pandemia?

Mesmo com as inúmeras mudanças que estão acontecendo por conta do atual cenário de pandemia no país, a tendência é que elas permaneçam e se tornem o novo normal para muitos profissionais. O recorrente corte de gastos para as empresas e as flexibilizações nas relações trabalhistas, por exemplo, podem acabar obrigando os líderes a estabelecer o home office nas organizações.

No entanto, para se adequar às transformações, é necessário buscar por qualificação e se preparar o quanto antes para quando as oportunidades aparecerem. Da mesma forma, se manter atualizado e engajado com as novas tecnologias é um fator que pode custar uma vaga de emprego para o candidato.

Uma das maiores indicações é estudar e buscar sempre por conhecimento de qualidade, realizando cursos, aulas de idiomas ou participando de eventos e palestras online. Com isso, o profissional pode aproveitar melhor o tempo de isolamento social para aperfeiçoar suas maiores habilidades e competências.

O que se espera é que o mercado de trabalho pós-pandemia sofra impactos significativos na forma de selecionar e contratar pessoas para as vagas de emprego. Para manter um perfil competitivo, tenha em mente que toda informação adquirida em cursos e palestras é útil e pode ser um fator de diferenciação relevante para conquistar os seus maiores objetivos.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para conhecer as modalidades de cursos que a Cultura Inglesa oferece!

Share