Well done: saiba qual a importância e como elogiar seu filho

Não existe manual para educar as crianças e isso deixa os pais bastante perdidos entre o que devem ou não fazer no dia a dia para que elas cresçam saudáveis e felizes. Com certeza, um ponto que gera dúvidas é sobre como elogiar seu filho, não é?

Sabemos que elogios são sempre bem-vindos, mas como ter essa atitude da maneira certa? Será que há problema em enaltecer a criança a todo momento?

Se busca resposta para essas e outras questões, vai gostar do post que preparamos para você. Continue a leitura e descubra a importância de elogiar os pequenos, como enaltecê-los e quais os impactos de adotar essa postura para a vida adulta do seu filho. Não perca!

Quais os benefícios de elogiar as crianças?

Confira a seguir por que é importante saber como elogiar seu filho nos momentos certos.

Melhora a autoestima

Vivemos em um mundo cheio de cobranças quanto ao nosso desempenho acadêmico, profissional e até nas questões estéticas. Nesse cenário, o elogio pode fazer com que melhoremos a imagem que temos de nós mesmos.

Na educação infantil, ser elogiado pode, portanto, melhorar a autoestima do seu filho. E por que isso é necessário? Porque ele vai se sentir valorizado, terá segurança em suas atitudes e também na hora de demonstrar seu ponto de vista.

Uma criança que cresce com a autoestima abalada vive se comparando aos outros e pode se sentir inferior. Assim, quando a família a elogia de um modo adequado, é possível evitar essa situação, fazendo-a gostar e acreditar em si mesma.

Traz confiança

Elogiar seu filho vai fazer com que ele se sinta confiante, ou seja, de que é capaz de realizar o que quiser. Desse modo, ele entende que pode superar desafios. Não vai ter medo de fazer um exercício na escola só porque parece uma tarefa difícil, por exemplo.

No aprendizado de idiomas, quando os pais elogiam os avanços das crianças, elas ficam mais motivadas a descobrir novas palavras e a treinar a pronúncia sem ficar com receio de errar.

Contribui para o desenvolvimento de novas habilidades

Ao se sentir confiante, a criança fica mais propensa a desenvolver suas potencialidades. Quando você valoriza um desenho que ela fez ou coloriu, pode ser provocado um impulso importante para estimular a criatividade, por exemplo.

Como elogiar seu filho nas atividades rotineiras?

Até aqui deu para compreender a importância dos elogios para a criança. Contudo, como elogiar seu filho do jeito adequado? Afinal, não adianta enaltecê-lo a todo momento, pois essa atitude começaria a ficar vazia e não traria benefício algum para o pequeno.

Veja abaixo a melhor maneira de elogiar uma criança.

Enalteça o esforço

Em primeiro lugar, os pais precisam ter em mente que o ideal é sempre elogiar o esforço e não a inteligência de uma criança. Vamos explicar: imagine que ela consiga terminar todo o dever de casa. O mais adequado é a família falar que valoriza a atenção que o filho teve com a tarefa e todo o seu empenho para finalizar a lição.

Se, nessa situação, simplesmente a mãe diz: “nossa, como você é inteligente”, a criança pode ficar com medo de falhar da próxima vez e mostrar que “não é mais tão inteligente” quanto os pais pensavam.

Agora, quando a dedicação e esforço são valorizados, ela fica encorajada a encarar outros desafios, até mesmo uma lição de casa que pareça mais complicada. É uma forma também de estimular a concentração infantil, pois ela viu que tendo foco no dever escolar conseguiu ser bem-sucedida.

Foque nas pequenas conquistas

Se você quer saber como elogiar seu filho, é importante focar não somente em atividades grandiosas. O elogio pode vir de pequenas conquistas.

Se ele guardou os brinquedos, arrumou a cama, ajudou a tirar os pratos da mesa, entre outras ações, também merece ouvir que a família está satisfeita com essa atitude. Se o filho não quer estudar e aceita fazer as lições com sua ajuda também é a hora de enaltecer esse empenho.

Para as crianças menores, que ainda estão aprendendo muitas coisas, o fato de se vestirem sozinhas pode ser o bom momento para ela ganhar um elogio, demonstrando como você aprova essa autonomia conquistada.

Seja específico no elogio

É importante ser específico na hora de valorizar um feito do seu filho. Se ele fez um desenho bonito, não diga apenas que está bonito, reforce que ele está desenhando melhor, está com atenção aos detalhes e que fez a pintura preenchendo todos os espaços em branco.

Assim, a criança entende em qual ponto ela se superou e ganha autoconfiança para a próxima atividade.

Demonstre a importância da persistência

A infância é uma etapa para experimentações, por isso estimule seu filho a fazer atividades diferentes. Se está interessado em aprender inglês, não fale que é algo complicado ou que ainda é muito cedo para isso. Pelo contrário: reforce que, com empenho, ele pode se sair muito bem. Isso vai fazê-lo treinar e estudar mais a língua, o que vai melhorar o inglês da criança.

Fale ainda que os erros vão acontecer e que está tudo bem. Na verdade, o que vale mesmo é persistir, pois, com dedicação, é possível se sair bem seja qual for a atividade.

Não faça comparações

Evite elogiar seu filho de modo a compará-lo com os irmãos ou amigos. Isso pode fazê-lo sentir-se superior ou egocêntrico e é importante que ele saiba que a família o valoriza por sua dedicação e não porque ele tirou uma nota mais alta que o amigo. Essa atitude pode ainda estimular um comportamento competitivo e negativo.

Quais os impactos positivos dessa postura dos pais no futuro das crianças?

As experiências vividas na infância vão moldar a personalidade do seu filho. Por isso, quando ele recebe elogios na hora certa passa a se valorizar e até descobrir quais são seus pontos fortes.

Com isso, fica mais seguro, no futuro, para expressar suas opiniões e também para sair da zona de conforto, aceitando desafios que podem impulsionar seu desenvolvimento profissional.

Entende ainda que se pode aprender com os erros, exercitando assim sua resiliência, e aprendendo qual a importância do esforço para conquistar seus objetivos.

Agora você já sabe como elogiar seu filho e que é importante enaltecê-lo de uma maneira adequada. É uma atitude que vai elevar a autoestima da criança, incentivar o bom comportamento e até mesmo o desenvolvimento de suas potencialidades.

Gostou do conteúdo deste post? Então vai gostar também de saber como preparar as crianças da geração Alpha para o mercado de trabalho. Acesse já!

Share