Sabia que você pode ajudar seu filho a pensar em inglês? Veja como!

Sabemos da facilidade que as crianças têm para assimilar um novo idioma. Então por que não aproveitar essa vantagem para incentivar seu filho a pensar em inglês? Não é preciso ter muita preparação para isso. Basta incorporar a língua em pequenas ações do dia a dia, seja em casa ou em algum passeio, por exemplo.

Dessa forma, os pais podem contribuir para a imersão cultural no aprendizado da língua, ajudando os pequenos a conhecerem novas palavras e expressões. A dica é fazer esse processo sem cobranças para que o aprendizado da nova língua seja lúdico e ocorra naturalmente.

Quer saber de que forma a família pode ajudar as crianças a pensarem com o idioma? Basta colocar em prática as dicas que reunimos neste post!

Coloque desenhos animados em inglês

Pergunte à criança quais são seus desenhos animados preferidos e coloque-os para ela assistir com o áudio em inglês. O ideal é selecionar títulos que ela já conheça a história, pois estará familiarizada com as falas dos personagens para cada cena.

Aproveite esse momento para descontrair com seu filho: fale que vocês vão fazer uma sessão de cinema com direito a muita pipoca. Arrume o ambiente de modo que fique bem confortável e curtam o desenho juntos.

Você pode incluir essa atividade na rotina semanal do pequeno e, dessa forma, ele vai aprender inglês brincando. Quando ele estiver mais acostumado a assistir ao desenho com o áudio no idioma, vocês podem até arriscar colocar uma história inédita.

Converse com a criança em inglês

Não estamos propondo algo complexo, em que a conversa tenha que ter frases longas no idioma. A ideia é que tudo seja muito simples, incentivando seu filho a pensar em inglês e falar sobre coisas do dia a dia, como o clima (se está frio ou calor), sobre os sentimentos (se ele está feliz ou animado) ou ainda treinando expressões comuns, como:

  • good morning — bom dia;
  • thank you — obrigado;
  • please — por favor;
  • hello — olá;
  • how are you? — como vai você?;
  • I´m sorry — me desculpe.

Nessa dica, o importante é a família encorajar a criança a se expressar no idioma sem que ela fique com medo de errar a pronúncia. Quanto mais treinar a conversação, mais natural será a língua inglesa para ela.

Leia histórias em inglês junto da criança

Uma atividade para crianças muito interessante é a leitura, pois esse é um momento para aprimorar o vocabulário, estimular a criatividade e a imaginação, descobrir sobre sentimentos e até adquirir uma visão mais crítica do mundo. Então por que não aproveitar os benefícios dos livros também para ajudá-las a pensar em inglês?

Isso mesmo! Escolha obras no idioma que sejam adequadas para a faixa etária do seu filho e leia com ele. Caso vocês tenham alguma dúvida em relação a alguma palavra, não deixe de conferir o significado no dicionário.

Para tornar o momento lúdico, modifique a entonação da voz nas falas dos personagens para despertar o interesse do pequeno pela história.

Nomeie os objetos da casa em inglês usando stickers

Aqui, a dica é bem fácil de ser colocada em prática: consiste em pegar etiquetas ou stickers e espalhar pela casa com o nome dos objetos em inglês. Você pode colocar os adesivos em itens como:

  • window — janela;
  • door — porta;
  • book — livro;
  • table — mesa;
  • chair — cadeira;
  • mirror — espelho.

A criança vai se acostumar com as palavras no idioma, incorporando-as com facilidade ao seu vocabulário, o que certamente vai contribuir para que ela consiga pensar em inglês.

Estimule-a a pensar em inglês

Depois de treinar falando as expressões e até com os stickers nos objetos, você pode estimular seu filho a pensar em inglês sozinho, pedindo para ele imaginar, por exemplo, como se diz em inglês o objeto para o qual está olhando ou o ambiente da casa para onde está indo.

Quando a criança chegar da escola, encoraje-a a contar como foi a aula também em inglês para que ela consiga imaginar sua rotina utilizando o idioma.

Envolva a criança por meio da música

Aposto que seus filhos adoram ouvir música e também dançar ao som da melodia. Assim, uma forma de ensinar inglês para crianças é aproveitar a diversão que isso proporciona. O primeiro passo é escolher canções adequadas para a faixa etária delas, priorizando aquelas com as quais já estão familiarizadas.

Depois é só soltar a voz com seu filho para aprender mais sobre a pronúncia de diferentes palavras e expressões. Vocês podem aproveitar e fazer o ritmo da música, batucando em cima da mesa, por exemplo, ou se arriscando em um karaokê.

O bom de aprimorar os conhecimentos do idioma cantando é que dá para colocar música em diferentes ambientes. Você pode aproveitar o momento de levar a criança para a escola de carro e colocar a música em seu celular para fixar ainda mais a letra em inglês.

Promova passeios para estimulá-la a pensar em inglês

A sugestão é aproveitar as palavras em inglês que já usamos em nosso dia a dia, para que ela perceba como isso já está incorporado em sua vida. Então, vocês podem ir ao shopping center, comer um hot dog ou ainda comentar que tal lanchonete tem o serviço de delivery.

No mercado, que tal ir à seção de importados para ler as palavras escritas no idioma em diferentes produtos? A família pode ainda organizar um piquenique e, na preparação dos pratos, fazer uma receita de bolo em inglês, por exemplo. É diversão e aprendizado na certa!

Aprender uma segunda língua contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, é tão importante que ela seja estimulada ainda na infância. Para enriquecer esse processo, dar uma forcinha às crianças e encorajá-las a pensar em inglês é essencial, pois essa é uma maneira de ampliar seu vocabulário e facilitar o interesse dos filhos pelo aprendizado do idioma.

Gostou de acompanhar o nosso post? Então aposto que você também vai gostar de descobrir todos os benefícios do inglês para as crianças. Não perca!

Share