Prepare-se para as provas de certificação seguindo estes 7 passos

A certificação em inglês comprova a competência, capacidade e aptidão do candidato a respeito da língua inglesa. O exame confirma que o indivíduo é capaz de escrever, compreender, ler e falar outro idioma fluentemente e pode ser usado no mercado de trabalho ou para conseguir uma oportunidade de estudo no exterior.

Quanto mais você estudar, melhor será o seu desempenho no exame. Além disso, existem algumas dicas que ajudam a se preparar para tirar uma boa nota e comprovar os seus conhecimentos. Pensando nisso, preparamos este artigo para você fazer uma boa prova. Confira!

Por que comprovar sua proficiência no inglês?

Diversas situações acadêmicas e profissionais mostram a importância do inglês e exigem a comprovação do seu nível de proficiência, como entrevistas de emprego, avaliação de candidaturas, processos seletivos e pós-graduações, por exemplo.

Para isso, foram criados os exames de certificação internacional, cuja avaliação dá aos candidatos uma noção real de suas habilidades linguísticas. Além disso, você pode usar o certificado para divulgar essa informação a quem precisar de forma clara e confiável.

A prova de certificação em inglês serve para vários objetivos, como para receber bolsas de estudo no exterior, vistos de trabalho e admissão em universidades estrangeiras. Um bom resultado no exame ainda pode garantir o seu futuro profissional.

Entre as principais certificações em inglês estão as de Cambridge, que são reconhecidas internacionalmente. Os testes são divididos em duas categorias: a de provas multiníveis e a de níveis preestabelecidos. Conheça alguns deles:

  • B2 First (FCE);
  • C1 Advanced (CAE);
  • C2 Proficiency (CPE).

Como se preparar para a certificação em inglês?

Confira as dicas que preparamos para você e saiba como se destacar nos exames!

1. Monte um plano de estudos estratégico

Montar um plano de estudos estratégico é importante para conseguir estudar toda a matéria, aperfeiçoar o seu inglês e se sentir seguro no momento da prova. Comece definindo quanto tempo você tem disponível e em qual período do dia vai estudar.

Depois, organize o planejamento com os conteúdos que você tem mais facilidade e mais dificuldade, exercícios para resolver e períodos reservados para realizar simulados. Também é interessante utilizar alguma técnica de estudo que você goste.

Não se esqueça de definir intervalos de lazer no seu cronograma, pois eles são essenciais para a qualidade dos estudos.

2. Conheça a estrutura da prova

Saber como funciona o exame é essencial para compreender o que os avaliadores esperam que você seja capaz de fazer. Cada certificação tem seus objetivos e avalia as competências e o conhecimento linguístico de forma diferente.

Para se preparar de forma mais eficaz, invista algum tempo entendendo a estrutura, o tempo, o formato e os tipos de questões que você vai encontrar na prova. Em geral, os exames de proficiência em inglês avaliam quatro habilidades:

  1. compreensão oral (listening);
  2. escrita (writing);
  3. leitura (reading);
  4. comunicação oral (speaking).

3. Estude pontos específicos da gramática

Provas de proficiência são técnicas e é fundamental estudar a gramática, pois esse conteúdo é cobrado em nível avançado. O exame pode cobrar questões gramaticais diretas ou pedir para você resolver problemas de interpretação de textos que tragam esses aspectos.

No entanto, não é necessário dominar toda a gramática do inglês. O ideal é conhecer as estruturas gramaticais em um nível avançado. Para isso, procure focar em:

  • grupos nominais;
  • conjunções;
  • tempos verbais;
  • prefixos;
  • sufixos.

4. Pratique a conversação com diferentes pessoas

Como vimos, o exame de certificação em inglês não é composto apenas de textos. Ele avalia também a sua capacidade de ouvir e compreender o idioma. Por isso, é fundamental praticar a conversação com pessoas fluentes para aprimorar essa habilidade.

O ideal é contar com o auxílio de um professor que conheça o exame que você vai fazer, pois é importante não cometer nenhum equívoco nesse momento, como vícios de linguagem e erros de pronúncia.

5. Treine responder as questões com tempo cronometrado

Fazer provas anteriores e simulados é importante para cronometrar o tempo e conhecer a metodologia que será utilizada no exame de certificação. Durante o treinamento, você vai perceber que o tempo para resolver cada questão é curto. Por isso, deixar algumas perguntas para trás com a intenção de fazê-las mais tarde é muito complicado.

Esse tipo de atividade ajuda a criar confiança na hora da prova e permite desenvolver um raciocínio que auxilie você a resolver as questões de forma rápida e eficiente.

6. Faça revisões do conteúdo antes da prova

Fazer uma boa revisão antes da prova de inglês é importante para saber como está o seu conhecimento. O exame tem o objetivo de identificar como você compreende auditivamente o inglês e também como se expressa por meio da escrita e da fala.

Por isso, tente perceber quais são as áreas que merecem mais atenção e dedique mais tempo de estudo a elas. Ao compreender melhor quais são os seus déficits, você poderá aproveitar os últimos dias antes da prova de forma mais eficiente, aumentando a sua segurança.

7. Durma bem e faça exercícios de relaxamento no dia anterior

Manter uma boa alimentação e uma rotina de exercícios é fundamental para aumentar o foco nos estudos e melhorar o seu desempenho na prova. Afinal, não adianta estudar muito e, no dia da avaliação, ser prejudicado pelo cansaço.

Aqui, a dica é dormir cedo para descansar sua mente e comer alimentos leves e saudáveis no dia anterior ao da prova. Evite usar o celular na cama, pois o excesso de informações pode deixar a mente mais ansiosa e prejudicar o bom descanso.

Você também pode investir em exercícios de relaxamento e foco, como yoga e meditação. Eles são importantes para tranquilizar a mente e aumentar a concentração durante a prova.

Para obter uma boa nota na prova de certificação em inglês, é fundamental contar com cursos preparatórios de uma boa escola de idiomas. Afinal, com o apoio de professores capacitados e atualizados, que dominam os principais exames do mercado, é muito mais fácil se preparar. A Cultura Inglesa oferece tudo isso e é uma excelente opção para conquistar seu certificado!

Gostou de nossas dicas? Então, não deixe de complementar a leitura e confira qual certificado de inglês abre as portas do seu sonho!

Share